• Anúncios

Porque é que sou campeão de DNF's ?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Porque é que sou campeão de DNF's ?

Mensagempor Torgut » domingo dez 26, 2010 01:23

O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Porque é que sou campeão de DNF's ?

Mensagempor lynxpardinus » domingo dez 26, 2010 17:34

Gostei de ler o artigo. Antes de mais, porque me toca particularmente - apesar de não ter o teu número de DNFs, tenho uma percentagem "invejável de DNFs/Founds (aqui há uns tempos, quando fiz as contas, rondava os 22 / 23%...). Depois, porque me reconheço nas quatro primeiras razões que apontas.

Antes de mais, para ter DNFs, é preciso registá-los - e tenho a sensação de que o registo de DNFs é mais a excepção do que a regra. Um exemplo: uma das caches de que fui à procura não tem founds desde 1 de Dezembro, apesar de, antes disso, ter tido founds todas as semanas de Novembro e Dezembro e de as caches à volta terem founds de várias pessoas durante Dezembro (a maioria desses logs era das mesmas pessoas, num mesmo dia, indicando 'raids' de pessoas de fora da área, a varrê-la); a cache referida (que não tem founds desde 1 de Dez), não tem um único DNF desde essa data...

Também cacho, normalmente, sózinho - e um único par de olhos e uma só cabeça são, muitas vezes, 'poucos' para encontrar uma cache em 15 minutos. Sim, confesso que, normalmente, não tenho paciência para mais. E não uso helpdesk.

Quanto ao quinto motivo - não costumo sentir a pressão dos números. Não costumo abandonar caches para ir fazer mais 3 ou 4, por me sentir pressionado pelo tempo. Posso é desistir de cachar nesse dia, por já estar farto...

Ah! E a ultima e grande razão no meu caso - uma absoluta falta de jeito...

Edit - ultimo parágrafo acrescentado.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lmpinto » segunda dez 27, 2010 12:12

Olá,

A princípio não fazia dnf's - a malta é jovem, está a começar, e sente-se um bocado "naba" a meter lá todos os falhanços - até porque um dnf, à segunda ou terceira, transforma-se em found. Agora tenho uma lógica ligeiramente diferente - ir 3 vezes à mesma cache não são dois dnfs e um found - é um found dividido em três partes - a paciência não é muita, e se chego a uma cache e ando demasiado à procura, vou-me embora e volto noutro dia com mais paciência. Tal como quando se chega a um sítio pejado de muggles - chegar a um sitio e descobrir que se foi à hora errada e não se consegue chegar à cache não é um DNF - é um DNS (Did Not Search) e encaro isso como uma preparação - exactamente o mesmo estudo do local que se faz quando, ainda em casa, se decide onde se vai estacionar, porque lado se vai, etc...

Faço imediatamente dnfs quando ou não conto voltar à cache (se for longe de casa) ou quando vejo que, conforme o nível de dificuldade, já devo ter corrido todos os pontos possíveis. Mas lá está - a princípio ainda demora um bocado até se ter uma "ética" geocachiana. A minha está-se a formar lentamente ;) Em relação ao segundo ponto do Torgut, não concordo com a parte de cachar sozinho. Adoro cachar em grupo, e é uma actividade que une as pessoas, e pode-nos dar uma tarde (ou manhã, ou noite, ou dia) muito bem passada em grupo. Já me aconteceu descobrir sítios sozinho e ficar a pensar "Isto é muito giro, mas gostava de partilhar isto com mais gente"... Mas também há algumas pessoas com quem não gosto de cachar.

Em relação ao terceiro ponto, acho uma coisa perfeitamente estúpida e irritante quando vejo que 90% dos logs de uma cache dizem "com uma ajuda do owner", ou "com um HD do owner"... Então se há tanta gente a precisar de ajuda, isso não merecia uma dica na página? Ou uma descrição um bocado mais detalhada? Ou uma subida nas ***** de dificuldade? Quando vejo dessas apetece-me telefonar ao owner mas é a chamar-lhe nomes...

Quarto ponto - lá está - nalguns casos não me apetece procurar e pronto. Se não gostar do sítio sai um dnf. Se não me apetecer na altura mas pensar em lá voltar em breve volto lá passado uns dias.

Quinto ponto - em vez de passar meia hora numa cache é mais interessante passar 10 min em 3 caches ;)
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Mensagempor MightyReek » segunda dez 27, 2010 13:08

1) Registar o bicho, isso sempre, faz tanto parte da vida como os founds. Se não estava lá, ou se o barranco não dava passagem, ou se estava muita gente por perto, É DNF e pronto... Posso não os fazer logo, mas quando actualizo os founds, também actualizo os DNFs...

2) Quando é em grupo, normalmente registo o found. Afinal estamos a trabalhar em equipa, e tirando algumas situações pontuais, o achamento é para a equipa...
Quando ao andar sozinho, bem, há situações em que por motivos de segurança não avanço (e lá meto o DNF, por acaso tenho um para sair perto de Portimão), mas do mesmo modo que gosto de andar acompanhado, pela companhia em si, no que toca ao acto de raciocinar, procurar e encontrar, é uma sensação muito minha, e a não ser que seja essencial fazê-lo em equipa, prefiro a emoção de superar o desafio sozinho.

3) Os helpdesks, pois... Pedi uma vez contrariado, não serviu de nada e desisti... Se encontro, encontro, se não encontro, azar. Não tenho nada contra quem pede, quando me ligam por causa de caches minhas ajudo o melhor que posso, mas quanto ao pedir... Não vai... Faz-me confusão e tira-me 80% do gozo que me dá encontrar uma cache...

4) O tempo de procura é um factor importante. Para mim, o tempo que estou disposto a despender na procura de uma cache é directamente proporcional à importância que essa cache tem para mim. Por exemplo, um destes fins-de-semana fui ao Algarve. Fiz 5 caches e alguns DNFs. Num dos DNFs não avancei por razões de segurança e para não javardar a única roupa que tinha. O outro foi uma situação destas: uma igrejinha junto à N125... Um muro de arbustos e silvas... as coordenadas mais ou menos certas, a hint era mais um aviso à integridade física... Desviei 2 ou 3 folhas e... fui-me embora. Simplesmente não estava para isso...

5) Para mim a fartura não é um problema. Nem me preocupo se ficam 3 ou 30 por fazer ali ao lado. Prefiro escolher com alguma atenção as que para mim têm prioridade e fazer mais km para ir a outra que considere mais merecedora da minha visita do que andar as voltas dentro de uma cidade para não ficarem 4 ou 5 por encontrar... Ficam para outra vez, se houver oportunidade, ou caso se revelem "merecedoras" da minha atenção.

*com o "merecedoras da minha atenção" não quer dizer que as caches não sejam boas ou não as respeite, mas é uma coisa cá minha, que faz com que algumas caches me chamem mais atenção que outras. Sei que muitas vezes perco coisas boas mas... ainda não me chamaram a atenção...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor manelov » segunda dez 27, 2010 16:22

Torgut Escreveu:Desculpem lá... está aqui....
http://papacaches.wordpress.com/2010/12 ... o-de-dnfs/

Mesmo assim tens poucos. Se te aplicasses mais podias ter o triplo dos DNFs :-D
Aqui fica, para fazer inveja, a lista dos DNFers mais eficazes em Portugal.

Imagem
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor Torgut » segunda dez 27, 2010 17:41

E como é que tu sabes como DNF's tenho eu? Já agora, são exactamente 400, 396 registados e mais 4 de ontem que ainda não escrevi.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lmpinto » segunda dez 27, 2010 18:16

Torgut Escreveu:E como é que tu sabes como DNF's tenho eu? Já agora, são exactamente 400, 396 registados e mais 4 de ontem que ainda não escrevi.

Lembro-me de há uns dias ter visto (não me lembro onde) que tinhas 300 e muitos (370, salvo erro). Mas nas stats (geostats e a outra) aparece sempre 170 ou 190 - os outros são de caches no estrangeiro?
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Mensagempor manelov » segunda dez 27, 2010 18:57

Torgut Escreveu:E como é que tu sabes como DNF's tenho eu? Já agora, são exactamente 400, 396 registados e mais 4 de ontem que ainda não escrevi.

Como disse, o "ranking" era só dos DNFs em Portugal, para quem faz muitas caches fora da lusitânia estas contas são um bocado injustas.
Assim, vejamos: 400*100/3475= 11,5%. Isto sim, já é um número mais respeitável.

Esta é mais uma razão porque acho que os DNF deviam aparecer no perfil. Uma pessoa esforça-se para ter uma boa quantidade deles e depois... não aparece nada no nosso perfil [:(]
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor Luxor » quinta dez 30, 2010 17:41

Uma coisa é certa, estou no top 20 da lista (TeamGeo2CV) e só não estou mais acima porque tenho alguns DNFs em "field note" que não tenho coragem para passar a DNF. As caches eram em tão mazinhas que fiquei logo com a certeza que não iria lá voltar, portanto fica o problema, que log escrever?.
Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor ViperUnderground » quinta dez 30, 2010 17:52

Luxor Escreveu:Uma coisa é certa, estou no top 20 da lista (TeamGeo2CV) e só não estou mais acima porque tenho alguns DNFs em "field note" que não tenho coragem para passar a DNF. As caches eram em tão mazinhas que fiquei logo com a certeza que não iria lá voltar, portanto fica o problema, que log escrever?.

Procuraste e encontraste? Não?
Rª DNF

Foste à procura e aquilo era tão mauzinho que já nem quiseste continuar?
Rª Note, ou DNF se entenderes que sim.

E seja nota, DNF ou Found é para dizer o que sentiste, o que achaste da cache.
Não tenhas problemas de descascar nos logs. Interessa é que lá esteja descrito a tua experiência com a mesma! Se é para gostar ou deixar de gostar do log, o problema não é teu!

PS: Ai de ti que critiques alguma cache minha!! Levas logo uma cabeçada no céu da boca, mais um biqueiro na parte de trás das costas, seguido de um pontapé em mortal encarpado à meia volta! :D :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes