A ideia nasceu no lançamento do Projecto Lazarus e é, também, a resposta a uma sugestão que me foi feita; a de criar um tópico que mobilizasse o pessoal a chegar-se à frente oferecendo ajuda na manutenção de caches que considerem especiais na sua zona de intervenção.
Não se trata de 'apropriação' das caches dos outros nem de forçar a qualquer adopção (que teria sempre que ser iniciada pelo owner) mas sim o de mobilizar o pessoal para, na sua área, e tendo em atenção caches que acharam marcantes e que estejam ou possam vir a estar em perigo por falta de manutenção, lhes prestar alguma ajuda ou intervenção urgente - daí o nome do tópico.
Esta actividade do Geocaching já dura há uns 10 anos (9 em Portugal) e, se calhar, nem todos mantêm as mesmas possibilidades e disponibilidade iniciais ao longo de vários anos a fio, seja porque motivo for.
Alguns owners, embora não tendo abandonado por completo a actividade, já não têm a mesma rotina de vida e disponibilidade. Por isso, é perfeitamente natural que algumas das caches que nos agradaram mais possam vir a precisar da nossa ajuda em algum momento particular (cuidados imediatos na "Sala da Emergência"), sem prejuízo de, mais tarde o owner poder vir a retomar a sua manutenção para lhe ministrar os Cuidados Continuados.

Ao longo de de vários anos tenho visto neste forum ofertas para adopção, pedidos ou ofertas de manutenção, etc.... basta pesquisar o forum pelas keywords 'manutenção', 'adopção'. Este tópico, embora na mesma linha, pretende, como dito acima, mobilizar o pessoal a disponibilizar-se para colocar em watchlist algumas caches que entenda e passar a estar disponível para lhes acudir e, talvez, também, contactar o owner dizendo que foi ou pode ir dar ajuda que a sua cache parece precisar.
Penso que não será necessário qualquer tipo de feedback aqui neste tópico nem qualquer esquema burocrático de controlo ou organização destas acções. Mas se quiserem relatar as vossas acções de manutenção, elas serão apreciadas certamente.

Eu, por minha parte, tenho em watch list todas as caches que visitei no meu primeiro ano de actividade, 2002, no Distrito de Lisboa, e cujos owners, originais ou actuais, já não estão activos como anteriormente.
Que pensam/opinam? Têm sugestões que possam melhorar ou ampliar a ideia? Ou é um iniciativa sem qualquer efeito prático ou utilidade? Ou nem uma coisa nem outra, antes pelo contrário?

Aqui fica a ideia aberta a sugestões e opiniões.