• Anúncios

Projecto Lazarus

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Projecto Lazarus

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 20, 2010 16:39

Esta é um bocado revivalista, mas...

Há alguma cache que achem que valha a pena ressuscitar? Por motivos paisagísticos, históricos, por ser uma cache mítica, estar num local famoso,... Houve caches excelentes que foram arquivadas porque os geocachers sairam do jogo, porque perderam a pachorra com o local, porque a vida deles mudou e agora já não dá para ir ali tantas vezes,... Muitas dessas caches não chegaram a ser dadas para adopção. Conhecem alguma cache nessas circunstâncias?

A ideia seria compilar uma listagem dessas caches e eleger a favorita para ser 'ressuscitada' (daí o nome do projecto). A partir daí, contactar o owner e procurar consentimento ou transferência de ownership (pode ser para mim, se for na região da Grande Lisboa - se bem que signifique que só terá manutenção trimestral, se necessário - ou procurar-se-ia que fosse outro geocacher da área em questão), ou, se o dono não estiver já contactável, inaugurar uma nova cache no mesmo local que fizesse referência à original - e, como é óbvio, esconder uma nova caixa no local...

Vale a pena?

P.S- Estou a lembrar-me que a "Ghost train into the mines" foi uma cache que foi 'ressuscitada' - e acho que com óptimos resultados!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Projecto Lazarus

Mensagempor Silvana » quarta Oct 20, 2010 17:06

As caches que me vêem á memória são referenciadas com GCXXXX, ou seja as caches com 2, 3 ou 4 dígitos e que foram arquivadas.
Há algo de mítico em muitas delas.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Lima_Paço » quarta Oct 20, 2010 17:15

Aqui na Figueira houve uma cache mistério chamada Falésias do Cabo Mondego, que fez as delícias de muitos geocachers da nossa praça.
Infelizmente foi arquivada pelo owner.
À uns meses numa troca de mails com o owner soube que andava para criar uma nova, no mesmo local e dentro dos mesmos moldes, mas infelizmente já passaram uns 2 meses e ainda não saiu nada. É uma pena porque era sem dúvida nenhuma uma cache [*5] .
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor alieri » quarta Oct 20, 2010 17:22

Alien Invasion - do que melhor que já encontrei
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Maxado » quarta Oct 20, 2010 18:52

alieri Escreveu:Alien Invasion - do que melhor que já encontrei

Era mesmo o que ia referir.
Ainda não a encontrei, mas pelo que ouço dos restantes geocachers, será uma cache mitica.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 20, 2010 19:07

Lynx, penso que mesmo que o owner esteja contactável e autorize que outra pessoa fique com a cache, penso que se a cache estiver arquivada há muito tempo, o aprovador já não a desarquiva. Tinha de se criar uma nova na mesma.
Mas isso, o Sup3rFM pode vir aqui esclarecer, bem como é a definição do que é muito tempo nestes casos...

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Silvana » quinta Oct 21, 2010 08:07

lynxpardinus Escreveu:Esta é um bocado revivalista, mas...

P.S- Estou a lembrar-me que a "Ghost train into the mines" foi uma cache que foi 'ressuscitada' - e acho que com óptimos resultados!

Ouvi falar muito bem dessa cache.

A "Alien Invasion" foi de melhor que apareceu em termos de cache/container/whatelse... Tive o privilégio de a fazer e tenho pena que outros geocachers não tenham essa oportunidade.
Mas as razões/motivações do owner são perfeitamente compreensíveis.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 21, 2010 11:27

Ressuscitar uma cache só porque era das primeiras ou era especial (seja porque motivo for) não me parece que seja uma razão atendível para o fazer.
A solução passará, penso que na maioria dos casos e salvo alguma excepção fora do normal, pela criação de uma nova cache.

Aqui estão os esclarecimentos do nosso Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer a algumas questões do mesmo género:
Resposta a um caso concreto
Resposta generalista
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 21, 2010 13:40

Uns dias atrás também me deparei com a impossibilidade de desarquivar uma cache para a dar para adopção. Não me tinha actualizado em relação às guidelines mas até faz sentido.

Assim, caches arquivadas não poderão entrar no projecto sugerido pelo Lynx. Teriam que ser criadas novas edições dessas mesmas caches, como foi feito em relação à "Ghost train into the mines".

Em relação às que ainda não estão arquivadas, e correm o risco de o ser mais tarde ou mais cedo por falta de manutenção devido a abandono da actividade por parte do owner, penso que o projecto poderia ser aproveitado, não numa perspectiva de renascimento mas de evitar a 'morte anunciada' dessas caches que são acarinhadas pela comunidade.

Um destes dias, foi-me proposta a ideia de se criar um tópico onde, genericamente, o pessoal voluntarioso se disponibilizasse a fazer manutenção de algumas caches nas sua área de intervenção.

Talvez esta ideia sugerida pudesse entrar no âmbito deste tópico, verificada que está a impossibilidade de desarquivamento para adopção.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 21, 2010 15:33

Não tenho problemas nenhum em que pegássemos nessa ideia. Claro que deixaria de ser um Projecto Lazarus, mas mais um Projecto E.R. (ou House). Queres abrir o tópico?

P.S- Recentemente, acho que havia umas caches para adopção na zona de Leiria...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 21, 2010 15:56

Sou capaz de criar o tópico, sim.

Preciso então de estruturar melhor a ideia do tópico, uma vez que ela não se enquadra neste. :-)
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 21, 2010 20:29

MAntunes Escreveu:Uns dias atrás também me deparei com a impossibilidade de desarquivar uma cache para a dar para adopção. Não me tinha actualizado em relação às guidelines mas até faz sentido.

Assim, caches arquivadas não poderão entrar no projecto sugerido pelo Lynx. Teriam que ser criadas novas edições dessas mesmas caches, como foi feito em relação à "Ghost train into the mines".

Em relação às que ainda não estão arquivadas, e correm o risco de o ser mais tarde ou mais cedo por falta de manutenção devido a abandono da actividade por parte do owner, penso que o projecto poderia ser aproveitado, não numa perspectiva de renascimento mas de evitar a 'morte anunciada' dessas caches que são acarinhadas pela comunidade.

Um destes dias, foi-me proposta a ideia de se criar um tópico onde, genericamente, o pessoal voluntarioso se disponibilizasse a fazer manutenção de algumas caches nas sua área de intervenção.

Talvez esta ideia sugerida pudesse entrar no âmbito deste tópico, verificada que está a impossibilidade de desarquivamento para adopção.

Manuel, que cache foi essa, podes partilhar?
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 21, 2010 20:37

Penso que não ia acrescentar nada de útil a este tópico. A cache foi arquivada por mim, e segundo as guidelines existem dois motivos para não a desarquivar. Compreendi e aceitei, sem problemas.
MAntunes
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes