• Anúncios

Pilhas recarregáveis Eneloop (Sanyo)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Pilhas recarregáveis Eneloop (Sanyo)

Mensagempor ajsa » sábado jun 19, 2010 18:41

Estou a escrever este tópico para partilhar convosco a minha experiencia no campo das pilhas recarregáveis.

Julgo que uma boa parte dos colegas utilizam pilhas recarregáveis para as diferentes situações (GPSr, Máquinas Fotográficas, Flashes externos, Wii :), brinquedos e blá, blá, blá)
Também julgo que não é novidade que comprar pilhas novas cada vez que as utilizadas descarregam, está completamente fora de causa quer pelo custo quer pelos impactos ambientais.

Assim só resta mesmo a utilização de pilhas recarregáveis mas que ainda possuem (perdão possuíam) muitos contratempos:

Menor autonomia e capacidade energética que as alcalinas;
Durabilidade bastante limitada
Performance degrada com a sua idade
Descarga muito rápida mesmo sem estar em utilização.

Pois bem, este problema foi ultrapassado.
Há algum tempo atrás apanhei por acidente um artigo dumas pilhas recarregáveis da Sanyo que possuíam uma performance semelhante às pilhas alcalinas e para adoçar a boca não se descarregavam sem estar em utilização e o seu preço até era muito semelhante às restantes marcas.

Comprei um kit destas pilhas e fiz o meu teste (ok, é arcaico mas elucidativo). Carreguei dois conjuntos de pilhas, um da Duracell e o outro da Eneloop.
Esperei cinco dias e coloquei-as no meu GPSr.

Resultado:
As duracell apresentam apenas 50% da carga (têm cerca de 2 meses de utilização não muito frequente +/- 10 cargas)
As Eneloop apresentam 100% da carga... Fantástico

Para os mais curiosos, aqui está o site da Eneloop

Bom só me resta mesmo mudar toda a "frota" de pilhas recarregaveis. :D
Ná próxima semana, lá vem encomenda. hehehehe
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Re: Pilhas recarregáveis Eneloop (Sanyo)

Mensagempor hfap » sábado jun 19, 2010 19:31

Pois eu uso pilhas Noru 2800mAh e estou super satisfeito, tanto no gps como no radio pmr são um mimo duram e duram. Relativamente ao teste de repouso nunca o fiz na verdade mas tenho-as no saco durante semanas e tb estão sempre com carga maxima, mas por curiosidade até vou fazer essa medição em duas casas decimais.
Para não falar no preço 12€ (depois tenho o desconto [:D]) cada pack de 4 pilhas.
Imagem
hfap
Regular

Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49

Mensagempor 1berto » sábado jun 19, 2010 21:36

Dentro das pilhas de "descarga lenta" as Eneloop tb são as minhas preferidas. Tenho Eneloop e Panasonic mas as Eneloop aguentam mais tempo. Já agora podes dizer onde encomendas as Eneloop?
Cumprimentos
1berto
Micro

Registado: quarta set 02, 2009 15:37

Mensagempor Sagitario » domingo jun 20, 2010 01:28

Boas.

Para as minhas andanças tenho 3 pack's Energy Sistem de 2700mA.
Noto que tem bastante auto-descarga, mas é só se estiverem fora de qq um dos aparelhos onde as uso, é que estando, por exemplo, no meu Flash Nikon SB800 estas danadas não só batem recordes de flashadas chegando ao módico numero de 450 fotos por cada 5 baterias com carga total como no meu gastador Garmin V, 4 baterias chegam para mais de 20hrs, no 60CSx ainda não fiz "contas".
Só mudei o carregador, uso um de uma marca manhosa, ainda não encontrei pagina na net do fabricante, que é todo Xpto, tem controlo de carga por microprocessador o qual faz uma leitura à carga das baterias e se "achar" necessário descarrega-as antes de começar a carregar.
Carrega 3 tios de baterias: 4xAA; 4xAAA e 2x9v
Pode, não aconselhável para a durabilidade das baterias, carregar as baterias numa Hora, neste caso o gajo aquece que é um mimo.

Existe porem um aspecto puramente técnico que me intriga, todas as recarregáveis usam 6 células de 0,2v que somadas dão os 1,2v de voltagem, ora as alcalinas são de 1,5v, ou seja, em comparação directa tem mais uma célula e meia.

O que aprendi em electrotecnia foi que se aumentar-mos "U" (voltagem) o aparelho alimentado passa a consumir menos "I" (intensidade de corrente) logo, e isto a fazer contas de merceeiro, se as recarregáveis possuíssem mais uma célula de 0,2v passavam a ter 1,4v (o que se aproximaria bastante das alcalinas) passando a existir um ganho de eficiência ainda maior...

Isto é uma grande confusão minha ou tem algum fundamento? É que sinceramente nunca entendi o porquê de as baterias recarregáveis terem só 1,2v

Carregadores: Alguém conhece um que carregue as baterias individualmente, uma a uma? É que o meu SpeedLigth Nikon SB800 "gasta" 5 baterias... ora como o carregador carrega só duas a duas, quando um kit acaba tenho sempre um problema, sobra uma bateria para carregar, resolvi tendo sempre seis baterias carregadas, quando uso 5 só carrego 4 e uso a de reserva para acrescentar, quando estas 5 estão sem carga tenho seis para carregar já que a que sobrou descarregada assim fica até a "irmã" ficar sem carga. Confuso?? não é assim tanto, para isso tenho-as marcadas.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » domingo jun 20, 2010 10:10

Obrigado pela dica! :-)
Vou experimentar estas recarregáveis
Andava muito descontente com as que tinha escolhido e já era dissidente deste tipo de baterias...
Vou tentar de novo. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor vsergio » domingo jun 20, 2010 12:42

As belas (e baratas) pilhas recarregáveis do LIDL, após uns dois anos no activo começam a mostrar sinais de cansaço.
Mas pelos cerca 1€ por pilha já compensoaram em muito.
Vou tentar comprar novas, da mesma marca, no LIDL.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Luxor » segunda jun 21, 2010 10:36

Desde que me lembro que uso baterias recarregáveis e, posso dizer, que já testei bastantes marcas.

Não sei qual é a química das Eneelops, mas são claramente as que se portam melhores quando colocadas em aparelhos com mais exigência, sejam eles lanternas ou mesmo GPSs. Para além das baterias da Sanyo, das outras de descarga lenta, há que destacar as Duracell feitas no Japão, que são feitas pela Sanyo e que geralmente as chamam de "Duraloops". Não me lembro da côr do topo, mas sei que é diferente das Duracell recarregáveis que por aí andam.

Quanto à tecnologia "mais tradicional". A variância é brutal. De um modo geral, as pilhas recarregáveis normais perdem 10% ao mês, segundo vários estudos que aparecem na internet (as Eneelop perdem cerca de metade, portanto 5% ao mês). O que quer dizer que passado um mês sem utilização uma Eneelop terá 95% da carga e uma recarregável normal 90%, ao segundo mês a Eneelop tera 90,25% e a normal 0,81% ... e por aí fora. O que quer dizer que se gastarem baterias regularmente, não há grandes ganhos nas baterias de descarga lenta (as Eneelop continuam é a ter melhor desempenho sob grande tensão - o que se nota bastante em lanternas com leds de alto desempenho).

Quanto à capacidade das baterias recarregáveis normais, os 2800mh ou 2900mh apresentado (ou mesmo mais) são uma verdadeira mentira. Até hoje, não encontrei nenhuma que ultrapasse os 2600mh (para falar verade, ninguém encontrou). Pior, a variância num lote é imensa. Podem comprar um pacote de 4 pilhas recarregáveis e uma tem uma capacidade de 2400, outra de 2200, etc. Com a agravante que a vida útil de cada uma pode também variar.

De todas as marcas que testei, a do Lidl é de longe a pior. Normalmente fico satisfeito quando encontro uma bateria com metade da carga anunciada, sem falar que em média, vai fora uma por pacote por não apresentar um desempenho mínimo. Das baterias mais comuns que há em Portugal, as Duracel parece que são as que têm um melhor compromisso. Estou a usar um conjunto de 4 (2650mh), já com bastantes ciclos, e aguentam bem ainda cerca de 2400mh de carga. Outras marcas compradas lá fora, com menos cargas, pouco passam dos 2200mh (2900mh anunciados).

Como é que sei disto? Porque o meu carregador tem quatro canais de carregamento independentes, que permitem testar tudo o que precisamos saber de uma bateria, desde a voltagem, a quanto levam de carga e, sobretudo, com quanto carga é que ficam. Qual a diferença entre a carga que recebem e a que ficam? Para terem uma ideia tenho vários conjuntos de baterias do iKea (não são nada más para o preço) que recebem cerca de 3000mh até ficarem carregadas, mas depois só descarregam cerca de 2200mh/2300mh, curiosamente mais que o que anunciam (2100 mh) - é o único caso de baterias que têm mais carga do que anunciam. Sorte minha? Não sei, teria que testa mais lotes.

Para terem uma ideia da qualidade das baterias do Lidl que comprei ( e comprei vários lotes). Nenhuma das AA passou dos 1400mh (2100 anunciados) e das AAA nenhuma passou dos 500mh (800mh anunciados).

Quanto à questão da voltagem entre as alcalinas e as recarregáveis. As pinhas alcalinas têm inicialmente mais voltagem, mas a curva de perda é muito inclinada e rapidamente atingem níveis de voltagem inferiores a 1. Por oposição, as recarregáveis começam com uma voltagem na ordem dos 1,3 e vão lentamente baixando (atenção, não convém levar as recarregáveis abaixo de 0,9v +/- ou podem perder qualidade ou mesmo dar a alma ao criador).

Outra opção que praticamente não é usada em Portugal, são as primárias (não recarregáveis, não confundir) de lithium, as quais têm uma voltagem inicial de cerca de 1,5v (as recarregáveis têm uma voltagem tripla, grosso modo).
Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor Luxor » segunda jun 21, 2010 10:49

Já agora, um pouco mais de informação. O preço mais barato que encontrei para as Sanyo Eneloop (incluindo portes) é neste site ingles:

http://www.component-shop.co.uk/

As Vapex 2900mh também são de considerar, têm um desempenho inferior às Duracell 2650mh (pela minha experiência), o que compensam pela excelente qualidade preço. Quanto às Vapex 2100 de descarga lenta (equivalentes às Eneloop) por agora só posso dizer que têm a capacidade anúnciada, uma vez que ainda fiz poucos ciclos com o lote que comprei e ainda não tive oportunidade de fazer testes sobre tensão (basicamente com lanternas que exigem um débito superior a 650mh).

Infelizmente não é fácil encontrar testes quando ao descarregamento residual de baterias recarregáveis (ou não), mas normalmente podem encontrar informação em forums como este (inclui carregadores)

http://www.candlepowerforums.com/vb/forumdisplay.php?f=9
Luxor
Regular

Mensagempor Sagitario » segunda jun 21, 2010 10:57

Luxor Escreveu:
[...]
Como é que sei disto? Porque o meu carregador tem quatro canais de carregamento independentes, que permitem testar tudo o que precisamos saber de uma bateria, desde a voltagem, a quanto levam de carga e, sobretudo, com quanto carga é que ficam.
[...]

Boas.

Realmente é de um destes que eu preciso. Onde adquiriste um assim tão Xpto? existe cá à venda ou...?

Entretanto já sei que fiz uma grande confusão com a minha dissertação sobre células e voltagens e tal.
As recarregáveis como as alcalinas são "single-cell", ou seja, são feitas de 2 materiais distintos e com propriedades de armazenamento de energia enrolados um no outro.

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Luxor » segunda jun 21, 2010 11:18

Sagitario Escreveu:Realmente é de um destes que eu preciso. Onde adquiriste um assim tão Xpto? existe cá à venda ou...?

Não sei se são Xpto, o meu veio da Alemanha, mas cá em Portugal já os vi na Pixmania (encontrei por acaso pois não percebo a lógica de estruturação do site)

Basicamente existem dois modelos na Europa e dois modelos nos EUA. Os americas dizem que os deles são os melhores, mas na prática as características são iguais.

Na Europa são todos feitos com as mesmas especificações mas aparecem sob muitas marcas lacrosse, Uniross, Tecnoline, etc (não sei se os nomes estão bem escritos). Os modelos acabam em 900 ou em 700. A diferença entre ambos, é que o 900 permite uma maior rapidez de carregamento/descarregamento (embora em ambos possas escolher a velocidade.) Por exemplo o Uniross aparece como BL-700 e permite velocidade de carregamento de 200mh a 700mh (as velocidades de descarregamento são a dividir por dois).

Pessoalmente acho que a série 700 é preferível, uma vez que não tenho boas experiências com carregamentos rápidos, pelo que raramente uso os 500mh (fico sempre nos 200mh). Há quem diga que não há problema em usar o carregamento rápido, mas a minha experiência diz o contrário.

Numa pesquisa rápida encontrei referência ao modelo versão "inglesa"
http://www.batterylogic.co.uk/technoline/technoline-BL700.asp

Há muitas mais marcas, praticamente todos os países t~em uma versão destes modelos. A minha não é nenhuma das que aqui falei, mas não me lembro do nome.

O preço até é bastante acessível face ao que normalmente aparece nos supermercados portugueses.

Quanto à dissertação sob as baterias nimh, o problema é que todas são iguais, mas algumas são mais iguais do que outras e apesar da química colocar os mesmos limites à voltagem, quanto à capacidade de carga e uso existem diferenças significativas.
Luxor
Regular

Mensagempor ajsa » segunda jun 21, 2010 17:38

Eu comprei este kit Eneloop na pixmania.
4 Pilhas AA, 2 pilhas AAA, carregador com dois canais de carga autónomos desligáveis automaticamente após carga concluída, dois adaptadores de pilhas C e dois D (coloca-se no seu interior pilhas AA)

Tenho ainda um carregador de pilhas que comprei no Continente de marca Continente.
Este carregador também possui quatro canais de carga autónomos e cada canal apresenta um gráfico de carga. Permite ainda descarregar totalmente a carga para reiniciar um novo ciclo de vida da pilha (dizem eles :) )

De todas as marcas que já comprei, as piores também foram as Lidl.
Para terem uma noção, comprei dois packs de 4 pilhas AA cada um na Páscoa antes de irmos de férias.
Carregava-as durante a noite e de manhã colocava um conjunto no meu flash. Ao fim de meia dúzia de disparos, o flash começava-se a arrastar em jeito de pedir mais energia. Trocava as pilhas por um doutro conjunto e estas... valha-me Nossa Senhora. Para esquecer mesmo...
ajsa
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta jun 25, 2010 08:33

Já estou servido. :-)

Depois de muito googlar, enviar e receber mails, comparar preços, despesas de envio, timmings, etc.... decidi-me por comprar dois conjuntos de pilhas AA, com caixa, e um conjunto AAA, com embalagem reutilizável, nesta firma. Como até têm um horário fixe (abrem às 08h00), fui lá pessoalmente e além de poupar nas despesas de envio, já tenho as pilhas comigo.

O carregador, não precisava porque já tinha um carregador de pilhas NIMH da Uniross

Vou já experimentar as pilhas, amanhã, nas Berlengas. :-)

Obrigado pela dica. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor geo-amd » sexta jun 25, 2010 21:45

Admiro-me que ainda ninguém tenha falado das pilhas recarregáveis Sony Cycle Energy (versão branca de 2000 mah). Aparentemente, são baseadas numa variante OEM das Sanyo Eneloops e são muito fáceis de encontrar na Vobis, Worten, Jumbo-Box, etc.

Só uso destas pilhas no meu GPSr e máquina fotográfica e estou muito satisfeito.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor alieri » quarta fev 09, 2011 00:12

Volto a este tópico para perguntar, no caso não de pilhas mas de baterias para portáteis, se há diferenças/vantagem e qual é ela, em escolher uma bateria que anuncia Capacity : 4400mAh ou uma que diga Capacity : 5200mAh
obrigado.
E já agora, quais as práticas recomendadas para manter um bom funcionamento e longevidade da bateria
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » quarta fev 09, 2011 08:04

Vamos imaginar um cenário mais ou menos real.
O consumo energético dum portátil é muito variável entre os 30W para os mais económicos aos 90W e mais para os mais gulosos.
Imaginemos que o nosso portátil consome 50W e a bateria que dispomos é de 4400 mAH.

Sabendo que W = A X V, então A = W / V ou seja neste exemplo, A = 50W / 12V = 4,16A ou seja 416 mAH.
Neste exemplo, o teu portátil necessita de 416 mili amperes por hora.

Sabendo que a bateria tem a capacidade de disponibilizar 4400 mAH (mili amperes por hora) sabemos qual a duranção da bateria até à descarga:

4400 mAH / 416 mAH = 10,57 ou seja 10 horas e 57 minutos.

aplicando o mesmo para a bateria de 5200 mAh sabemos que

5200 mAH / 416 mAH = 12,50 ou seja 12 horas e 50 minutos.

Neste exemplo a segundas bateria oferece mais duas horas de autonomia.
ajsa
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes