por Torgut » sexta jan 21, 2011 10:18
Antes de mais, não sei bem o que é isso da "crise". Para a grande maioria das pessoas, ou se tem trabalho ou não se tem. Se se tem, o dinheiro no bolso deverá ser o mesmo de sempre, e, se acreditarmos nas leis básicas de mercado e na existência de uma crise, então os preços estarão em queda dada a queda de procura. Mas deixemo-nos de teoria. Parece que estamos aqui a falar de casos pessoais. A minha vida económica está agora mais complicada do que há 3 ou 4 anos, não por causa de uma qualquer crise mas por razões muito específicas da minha área de trabalho. E de facto isso e outras flutuações na realidade envolvente reflecte-se na minha actividade geocachiana.
Nesses tempos, era-me frequente alugar um carro e sair por ai a cachar 3 ou 4 dias. Hoje, não. O combustível é demasiado caro e as distâncias a percorrer em Portugal são demasiado extensas. Diz-se muitas vezes que Portugal é um pequeno país mas isso é muito relativo. Se arrancar de Faro e for a Lisboa, a paisagem é a mesma e já não tenho caches para encontrar, e gasto uns 30 Eur em gasolina. Se arrancar de Bruxelas e fizer a mesma distância, atravesso o Luxemburgo e vou a Metz. Três países, muita coisa para ver, muitas caches para descobrir. Não me rede viajar em Portugal.
Dados concretos: alugo um carro em Faro, vou até, digamos, à Figueira da Foz, que é uma região bonita e pejada de caches para eu descobrir. Quatro dias, digamos. Aluguer do carro, uns 75 Eur; alojamento, pelo menos 100 Eur; gasolina, até doi, uns 150 Eur incluindo a viagem e as voltas; portagens para os troços mais a direito, uns 30 Eur. Eh la! E com isto vamos em mais de 350 Eur. Mas pera lá... neste momento estou no aeroporto, em trânsito, vindo de 7 dias nas Canárias. Gastei, entre aluguer de carro, gasolina, alojamento e vôos, 200 Eur. Viajar em Portugal a cachar? Nah... deixa lá tar isso.
Portanto, resumindo em baralhando, a minha evolução económica pessoal e alguns condicionantes económicos que não relacionados com nenhuma crise fizeram-me mudar hábitos: cachar em Portugal sim, mas não em regime de expedição como antes; regime de expedição agora só no estrangeiro europeu.