• Anúncios

Fotos durante geocaching

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor hfilipe » sexta fev 15, 2013 22:41

É verdade que as regras são para ser quebradas e há ocasiões em que as fotos ficam melhores se a regra dos terços não for seguida.
Mas dito isto, dá uma olhadela às fotos que mais gostas e vê se a maioria não tem aplicada (mesmo que inconscientemente) a regra? ;))
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor MAntunes » sexta fev 15, 2013 22:47

As regras orientam-nos. Ajudam-nos. Se calhar, esta dos terços, não se devia chamar regra porque a palavra 'regra' está negativamente conotada com atitude castradora da liberdade pessoal. :) A regra, orientação, guideline aqui para nós, geocachers, dos terços ajuda-nos a conseguir fotos standard com um sentido estético agradável (depende de cada um mas na maioria está aceite como tal) equilibradas do ponto de vista da colocação do motivo e que ajudam facilmente a direccionar o olhar para a foto. Existe diversa documentação na net sobre a regra dos terços.

É verdade que a regra dos terços não é mandatória e existem situações em que ela até convém ser quebrada. Por exemplo em situações em que existe uma simetria, em close-ups, em motivos circulares...

Neste caso da minha foto acima, não a respeitei não porque não pude; as nuvéns estavam em forte movimento, tinha que me despachar para não perder aquele clarão de Sol na encosta, e não podia deslocar-me lateralmente ou caía um boa dezena de metros lá em baixo, no Rio Douro, e a foto iria ficar muuuuuiiiito tremida. :D Mas, com todas estas limitações, e sem ser um caso tipico aconselhado para desrespeitar a regra dos terços, acabou por ficar bem e, sim, gosto da foto a ponto de me arriscar a partilhá-la publicamente.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor hfilipe » sexta fev 15, 2013 23:02

No fim de semana passado fui, juntamente com mais alguns geocachers do GetTogether@Guimarães, passar uns dias na Serra da Estrela.

Depois de um belo nevão no domingo e na segunda, a neve começou a derreter na terça. Mesmo assim, e para ocupar a manhã, fomos brincar com um trenó e descobrir a cache que mais perto estava do alojamento: A Banhos no Vale Glaciar.

Quase que se vê o GZ nesta foto.
Imagem
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor vsergio » sábado fev 16, 2013 13:50

com regra de terços ou quartos, o que sei é que não gosto nada da foto da linha do Douro, pá! Partia-te era a máquina toda, pá!
Que irritação, pá! [}:)]

Esta última também é de sonho!

Que vontade de ir passear por essas serras lindas
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor MAntunes » sábado fev 16, 2013 19:09

E depois como é que eu ia tirar as excelentes fotos de amanhã? Queres vir aplicar a técnica da anca? :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor geo-amd » terça fev 19, 2013 02:19

Caches com um cãozinho simpático que vive perto e nos vem cumprimentar ficando a observar tudo o que fazemos é algo que muitos de nós já conhecemos.

Na semana passada foi este cãozinho jovem.Estava com o pelo húmido por causa dum curto aguaceiro.

[log]
Imagem


Este outro encontro, há bastante mais tempo, no verão passado, deu origem a uma sequência divertida de fotos. (O jovem de azul é o meu sobrinho geo-jlf.)

[log]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 19, 2013 08:48

Claramente, muito simpático!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 19, 2013 09:08

Imagem

Imagem

Geralmente os cães que me aparecem querem "apanhar-me"! Vêem a correr atrás da bicicleta.
Este foi excepção, um simpático canito que me acompanhou num pequeno passeio em busca de uma cache numa fonte perto de Mafra.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor geo-amd » terça fev 19, 2013 21:54

Gostei muito da foto desse canito. Neste tipo de fotos, o meu objetivo é sempre apanhar o olhar o bicho, mas isso costuma ser complicado e requer várias tentativas.

Já que estou com a mão na massa, mais duas fotos que tirei há 15 dias: Um cãozinho a observar todos os meus movimentos enquanto eu fazia a cache. Mais tarde, o mesmo cãozinho examinando o horizonte e cheirando o vento à espera do próximo geocacher.

[log]
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 19, 2013 22:08

A observar-te e a ouvir-te que bem o vejo de orelha no ar! :D
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor MAntunes » segunda fev 25, 2013 23:30

"Em busca das nascentes do Rio Sado".

Desta vez não tive dificuldade em encontrar as nascentes...

Imagem
(no canto superior-esquerdo, a junção das duas ribeiras e onde, oficialmente, começa o Rio Sado)

E, ao almoço, tive vontade de comer secretos de porco preto. Vá-se lá saber porquê...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor geo-amd » terça fev 26, 2013 01:01

Usando o botão da direita para clicar na imagem e depois escolhendo a opção "View Image" (ou equivalente), a imagem aparece no tamanho original e aprecia-se melhor.

No verão passado, a caminho do Algarve, estive quase para ir a essa cache, que é mesmo uma tentação. Se calhar, na minha próxima ida ao Algarve...
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor MAntunes » terça fev 26, 2013 07:47

Pois, realmente o que aparece acima não é o que produzi no Picasa.

Nesta cache, como em quase todas na Natureza e especialmente em volta de cursos de água, a altura ideal é ir depois de ter chovido. Este Domingo foi especialmente uma boa escolha porque estava fresco, solarengo e tinha chvido fortemente à poucos dias. A maior dificuldade era não me atolar nos pastos, na água escondida por debaixo da relva. :D
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta mar 01, 2013 15:30

Imagem

À que tempos que não via uma destas! :-D
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fotos durante geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta mar 08, 2013 16:10

Imagem
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

AnteriorPróximo

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes