• Anúncios

Tutorial e pos-produçã

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 02, 2011 10:30

Boas a tudos,

Bem vou abrir um novo tópico, onde o pessoal pode expor tutoriais de fotografia, e seu debate.
Deixem-me dizer que para tirar fotografias não é preciso ter grande material, mas sim o enquadramento fotográfico, ou seja, quando tiverem a fotografar exprimentem tirar uma foto com outra perspectiva uma a que os nossos olhos nus não vêem. A pós produção pode ser muito ingrata pois podemos ter um grande trabalho e depois perceber que afinal não fica como estávamos a espera, ou então ninguém se aperceber disso, portanto a pós-produção é uma coisa só para nós.
. Em primeiro lugar fazemos a selecção de uma ou mais fotos, eu faço da seguinte maneira fico a olhar para ela/as durante meia hora e se ainda não tiver cansado de olhar é porque tem potencial.
. Depois vem então a pós-produção, eu trabalho com "Ligthroom" e "Photoshop" o que não invalida o facto de poderem utilizar outros programas, mas estes são os que eu uso. Não se esqueçam de sempre que exportarem uma foto de as porem em 300 dpi para não perder-mos qualidade nas fotos. Muitos falam de RAW e JPEG eu confesso que só quando preciso de fazer um trabalho fotográfico é que uso o RAW, em fotos de dia a dia uso só JPEG. Pronto feita então a nossa exportação vamos brincar um bocado, com a foto..........

Bom o mundo da fotografia é muito mas muito extenso, podemos tirar fotos de mil e uma maneiras ou só nos focarmos num estilo fotografico, ou ainda só fazer foto montagem, tudo depende de pessoa para pessoa, e pegando no tópico vou então "linkar" uns toturiais engraçados espero que gostem.

http://psd.tutsplus.com/tutorials/photo ... -tutorial/
http://psd.tutsplus.com/tutorials/photo ... photoshop/
http://psd.tutsplus.com/tutorials/photo ... photoshop/
http://psd.tutsplus.com/tutorials/photo ... photoshop/
http://www.digital-photography-school.c ... hotography

Boa sorte
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor MAntunes » quarta fev 02, 2011 11:23

As vossas fotos, e depois as do MarkoShark2, na vossa cache "Terror no Aviário" despertaram-me a curiosidade e o interesse.

Depois, em conversa com o btrodrigues ele disse-me que se tratava de uma técnica de pós-produção de imagens que usa, como fonte, 3 fotos tiradas com níveis de exposição diferentes e depois sobrepostas e trabalhadas com um software que cria efeitos HDR (a)

Fui procurar de imediato e encontrei este tutorial que penso seguir assim que começar a tirar conjuntos de 3 fotos com exposições necessárias.

Ainda estou a tentar decidir qual o software a usar mas neste site dizem que nem o Gimp nem o PhotoShop batem o Qtpfsgui, sendo, no entanto, este último algo complexo de usar e aconselham o Dynamic Photo HDR. Ainda estou indeciso...

Não queria passar a ficar 'escravo' do computador mas realmente gostava de experimentar esta técnica de pós-produção (sem esquecer que má foto será sempre uma má foto por mais rimel que leve! ;-) )



(a) "O HDR é uma técnica utilizada em imagens ou vídeos para aumentar o alcance dinâmico, ou seja, um método utilizado para proporcionar um ganho de contraste, de forma que todos os objetos de uma imagem fiquem visíveis (e nítidos) e com uma intensidade de iluminação muito parecida. A sigla HDR significa Alto Alcance Dinâmico (do inglês, High Dynamic Range) e faz referência à modificação realizada numa imagem para que a cena tenha um alcance maior entre os níveis claros e escuros."
in Tutorial acima indicado.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 02, 2011 11:48

Efectivamente são em HDR, mas, cuidado pois com HDR facilmente se distroi uma foto, os níveis que utilizem foram todos feitos no meu computador, ou seja tirei uma única foto e depois em photoshop alterei a exposição, podem pensar que assim não se faz mas eu prefiro pois tenho um controlo absoluto sobre a exposição ou seja trabalho a luz na sua especificidade. O programa que utilizo é o "Photomatix" para mim não há melhor procura na net e logo perceberás. É verdade que quanto mais mexeres mais tempo passas ao computador, mas é claro que precisas de ir lá para fora tirar fotos. A pós-produção é como pintar um quadro demora tempo.
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produção

Mensagempor MAntunes » quarta fev 02, 2011 13:07

Assim? :D

Imagem
(devia ter alinhado a escrivaninha com a janela e devia ter centrado os cantos da sala. as coisas que se notam em HDR...)

Lembrei-me que tinha tirado umas fotos em bracketing (3 fotos em níveis de exposição diferentes) e fui experimentar o Photomatix. Ainda hei-de experimentar o outro e depois compro um deles.

Não, esta foto não irá para o fotoconcurso. Mas nas próximas edições ...os ácaros vão ter luta! ;-) Obrigado ACAROS e btrodrigues pelas dicas dadas! [^]
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 02, 2011 14:06

tas a ver ficou brutal ainda por cima adoro essa foto, depois a ver se te arranjo a versão original, tens PC ou Mac
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor MAntunes » quarta fev 02, 2011 14:13

Obrigado! :-)

[off-topic]Mas, quando decidir o software com que vou ficar, prefiro comprar se for versão comercial. Sou programador e tenho que respeitar a minha profissão e os meus colegas. ;-) [/off-topic]
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 02, 2011 14:17

na boa compreendo, é bom conhecer alguem nessa área, depois tambem vou querer umas dicas........
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 02, 2011 15:10

Aqui fica mais uma ideia de outra pós-produção mas esta não é HDR. Espero que gostem
Anexos
melancolia do Outono.jpg
melancolia do Outono.jpg (213.41 KiB) Visualizado 8726 vezes
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produção

Mensagempor MAntunes » quarta fev 02, 2011 21:36

Experimentei o outro programa, Qtpfsgui (que raio de nome...) com a escrivaninha e ficou assim.

Imagem

Este é mais complexo de se trabalhar mas tem duas vantagens;

- é gratuito (se devo pagar, pago, mas e tenho gratuito...)

- no nome das fotos coloca os parâmetros escolhidos, o que facilita a documentação e comparação futuras (exemplo do nome deste ficheiro: _pregamma_1_fattal_alpha_2_beta_0.6_saturation_0.89_noiseredux_1 , são os parâmetros HDR desta imagem)


Depois, como ao tirar a foto não reparei que as paredes esquerda e direita não estavam equidistantes, e esta é uma imagem em que a regra dos terços não se aconselhava, fiz um crop da parede esquerda e parece-me que ficou melhor. A parede direita está mesmo torta (:)) e optei por alinhar as linhas horizontais.

Ainda tenho um terceiro para tentar testar e depois decido o software com que vou passar a aplicar o HDR.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor Silvana » quinta fev 03, 2011 09:43

Ainda estou nas primeiras leituras mas este tutorial está fantástico!

Não vão agora faltar páginas de caches com qualidade! :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quinta fev 03, 2011 10:19

Bom aqui vai mais um tutorial, bastante simples e que fica bem em todas as fotos. Espero que gostem deste.....exprimentem "Mantunes" quero ver este exemplo :wink: :wink:

http://www.diyphotography.net/creating-that-dave-hill-look
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor MAntunes » quinta fev 03, 2011 12:33

Hmmmm... tá bem, eu vou tentar. Mas só este, ok? :wink:

É que eu não quero passar muito tempo agarrado ao computador com os meus hobbies (já passo muito tempo agarrado ao computador com o trabalho e com os estudos) e também não tenho o PSP.

Vou ver se posso emular esse efeito com o Gimp como é sugerido aqui, nesta discussão. Mais logo, vou tentar.

Em relação ao HDR, gostei muito e aderi e vou usar sempre que tiver motivos estáticos interessantes para fotografar e depois, em pós produção, aplicar o HDR. Obrigado novamente. ;-)

Update (2011/02/04): Sem PaintShop e sem instruções passo-a-passo para o Gimp o resultado final não ficou nada de jeito. Vou ficar pelo fotos de exterior e pelo HDR em termos de pós-produção.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor MightyReek » terça fev 08, 2011 14:11

Depois de muito revirar os vossos tópicos e quase revirar a pequenita Sony do avesso, lá consegui tirar umas fotos com "especificações" diferentes.
Até parece que já vou percebendo do assunto das exposições a +2 e -2 e não sei quê...
Esta manhã tirei umas fotos.

Tirei 5 fotos na mesma posição com exposições de -2, -1, 0, +1 e +2.
Depois meti no aspeokfsdajfrsd (ou Qtpfsgui ou o raio) e com estas afinações pregamma_1_fattal_alpha_0.1_beta_0, deu isto:
Imagem
Para ver maior

Depois esta. Era para tirar também 5 mas chegou aquele Saxo azul e o tipo saiu lá de dentro e acabei por só tirar 3 (EV -2.0, 0.0 e +2.0)... O resultado é um pouco fantasmagórico, numa das fotos o senhor já estava completamente fora do carro... O dasfoksaaskfs com pregamma_1_fattal_alpha_0.1_beta_0 deu isto:
Imagem
Para ver maior

Conclusão: parece que tenho que rever as imagens das páginas de algumas das minhas caches. Estes efeitos dão um aspecto "explosivo" às imagens.
Muito obrigado a todos pelas lições.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Tutorial e pos-produção

Mensagempor MAntunes » terça fev 08, 2011 15:06

Eu já não quero outra coisa! :D

Este Domingo tirei 225 fotos em ...um found e uma re-manutenção. :mrgreen:

Em HDR postei estas nos meus logs;


O HDR também dá para limpar imagens - tirei o granulado desta e ...tão limpinha que ficou...
Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



E sim, estou muito agradecido a quem me ensinou isto do HDR; btrodrigues e ACAROS! [^]


Mas não sou o único a olhar o céu, perdão, a usar HDR. Há por aí muito boas pós-produções a serem postadas nos logs. ;-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Tutorial e pos-produçã

Mensagempor ACAROS » quarta fev 09, 2011 14:26

fico bastante satisfeito por ter contribuido, para uma nova oborgagem fotografica...... :wink: , quero ver mais fotos, eu agora estou a trabalhar umas mas não são em HDR, depois explico o que fiz, mas aviso que este é mais um patamar....portanto tenham medo tenham muito medo.
Imagem TFTC
ACAROS
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: terça fev 01, 2011 09:21
Localização: Sintra


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron