• Anúncios

Princípios básicos de Fotografia: Profundidade de Campo

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Princípios básicos de Fotografia: Profundidade de Campo

Mensagempor Silvana » quinta jan 27, 2011 11:15

No que diz respeito à Profundidade de Campo vs Abertura vs Tempo de Exposição :

:arrow: Não é indiferente escolher qualquer uma destas combinações. Por um lado, é preciso escolher cuidadosamente o tempo de exposição, de forma a “congelar” o movimento daquilo que se está a fotografar ou, pelo contrário, deixar que esse movimento se veja na fotografia. Por outro, a abertura que se escolher determina a profundidade de campo, a distância à frente e atrás do plano de focagem em que os objectos ficam razoavelmente focados.

Imagem
Sagrada Família, Barcelona (Nikon FE2, Nikkor 55mm f/2.8 Micro, Kodak Portra 160VC) Uma pequena profundidade de campo permite distinguir claramente o primeiro plano do fundo.

A profundidade de campo é inversamente proporcional em relação à abertura. Quanto maior for a abertura, menor será a profundidade de campo e vice-versa. Muitos fotógrafos amadores deixam-se confundir porque uma “abertura maior” significa ter um número de abertura menor. Por exemplo, com uma abertura de 1.4 a profundidade de campo é muito menor do que aquela que se obtém com uma abertura de 11.

A escolha da profundidade de campo é uma das opções mais importantes quando se define a abertura e o tempo durante o qual que se expõe um fotograma. Por exemplo, quando se fotografa uma pessoa podemos querer isolá-la do fundo, usando a menor profundidade de campo possível. Pelo contrário, ao fotografar uma paisagem grandiosa podemos querer que tudo o que vemos fique focado, desde os objectos mais próximos até ao infinito, para o que devemos usar a maior profundidade de campo possível. Mas atenção, porque quanto menor for a abertura, mais tempo se terá que expor a película e maior será o risco de tremer a fotografia. Para que isso não aconteça, podemos usar um bom tripé ou seguir a regra simples segundo a qual é possível obter fotografias nítidas segurando a máquina com as mãos desde que se use um tempo de exposição igual ou inferior ao inverso da distância focal da objectiva (em milímetros). Assim, poderemos segurar à mão tranquilamente uma máquina com uma objectiva de 50mm desde que o tempo de exposição seja no máximo de 1/50 de segundo ou, usando o ponto da escala mais próximo, 1/60.

Já alguma vez tiraram uma foto é que pretenderam destacar apenas um objecto e jogaram com estes factores? [;)]


Nota: Texto gentilmente cedido por Rui Grilo.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Princípios básicos de Fotografia: Profundidade de Campo

Mensagempor Sagitario » sábado jan 29, 2011 22:56

Ora bem, nas minhas duas nocturnas que apresentei a concurso está patente este método, fechei o diafragma a 13 e a 7 respectivamente, não alterai a exposição, foram 30seg nas duas, isto aliado ao ponto de focagem que marquei a 2 metros de distancia, deu o resultado que se vê. Tudo focado desde perto até bem mais que 30m

f 13
Imagem

f 7
Imagem

Uma característica da profundidade de campo é esta ser mais prolongada para traz do motivo que para a frente
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes