• Anúncios

GIMP2

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

GIMP2

Mensagempor JCX_team » terça jan 25, 2011 10:29

Boas.
Estou a começar a trabalhar com o GIMP2 para fazer umas brincadeiras com as fotos. No entanto, e como também nunca trabalhei com outros programas do género, estou a ter alguma dificuldade.
Gostaria de saber se alguém conhece algum manual de técnicas ou algum site onde as explique. Ou então alguém que quira ir compartilhando as suas.
Obrigado
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: GIMP2

Mensagempor Silvana » terça jan 25, 2011 14:02

Olá!

Eu sempre utilizei o GIMP2 para tratamento das fotografias que coloco nos meus logs.
Para além deste programa ser freeware tem a vantagem de também ser de fácil utilização.

Tratamento de uma foto para colocar num log com o GIMP2:
1) Abrir o GIMP2 e fechar a janelas das dicas.
2) File/ Open an Image - E seleccionas a imagem do ficheiro pretendido/Abrir Imagem (começas a trabalhar sobre a imagem em si).
3) Image /Scale Image - Costumo colocar a altura (height) a 768 pixeis e carregando no botão lateral, automaticamente ajusta o comprimento (width) para 1024. Mantém a interpolação em "cubic".
4) Na eventualidade da foto não estar direito e teres de a rodar vai depois a:Imagem/Transform/Rotate xº ou Flip.
5) File / Save as - E guardas a imagem com o nome que queres (que pode ser diferente do inicial), por exemplo: Minas_1.jpg /Gravar
6) Automaticamente aparece uma caixa onde terás de seleccionar: Show preview an image window + Advanced options.
7) No "advanced options" costumo seleccionar:Optimizar e Progressivo ( marcas com V as opções que pretendes seleccionar).
8) No "Show preview an image window" podes redimensionar o tamanho da foto para perto de 125Kb (para que depois possas fazer o upload para o teu log). Para tal, basta-te deslocares o cursor até 125 kb ou então, reduzires ou aumentares a % de qualidade da foto.
9) Feito isto, grava e fecha a imagem. [;)]


Espero ter ajudado. É claro que podes fazer 1001 tratamentos de imagem com este programa.
Tudo depende do que pretenderes fazer com a foto.

Qualquer coisa mais, é só perguntares! [8D]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GIMP2

Mensagempor JCX_team » terça jan 25, 2011 14:35

Obrigado pela ajuda.
O que eu queria fazer era passar uma foto para preto e branco, mas deixando uma zona na sua cor natural ou até mesmo mudar para outra cor.
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: GIMP2

Mensagempor ajsa » terça jan 25, 2011 18:31

Eu não conheço o GIMP mas como todos os programas de tratamento de imagem funcionam mais ou menos da mesma forma, aqui vai:

A forma mais simples é criar uma máscara do tipo P&B.
Imediatamente vez a imagem convertida a preto e branco.
Com o pincel e utilizando a cor preta, pintas na camada da máscara as zonas que desejas que fiquem com a cor original até conseguires a imagem que desejas.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron