• Anúncios

Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 15, 2011 23:19

Em face das restrições que as fotografias que são carregadas no geo.com têm que passar, faz mesmo diferença o tipo de máquina ou a resolução que está a ser utilizada? É que temos que baixar tanto o peso para as colocar lá que, muito sinceramente, parece-me que é capaz de ser indiferente se é utilizada uma D-SLR ou um telemóvel... Acham que esta sensação que tenho é real, ou estou a dizer um autêntico disparate?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

Mensagempor ajsa » sábado jan 15, 2011 23:40

Não, não é o mesmo!

Mesmo com as restrições colocadas nas fotos a carregar no GS, há uma enorme, diria abismal, diferença entre resultados vindos duma reflex vs compacta apesar de hoje em dia estas últimas já disponibilizarem funcionalidades bastante interessantes.

Agora é um pouco tarde mas amanhã prometo ser mais objectivo.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

Mensagempor ajsa » domingo jan 16, 2011 11:42

Como o prometido é devido cá vai o que sei sobre o assunto:

De facto a evolução tecnológica permite obter resultados de forma simples bastante interessantes nos mais variados campos. É o caso dos iPhone, iPad e das máquinas digitais compactas.

Dizer que se consegue obter os mesmos resultados com uma máquina fotográfica compacta e um DSLR (já agora, Digital Single Lens Reflex) é o mesmo que dizer que eu consigo fazer o mesmo trabalho com um iPhone ou com um Mac – Nada mais errado.

Para aquelas fotografias de uso quotidiano para guardar momentos duma festa juvenil na praia ou guardar pormenores dum mau momento numa pequena colisão de automóveis, uma máquina digital compacta serve perfeitamente e apresenta sem qualquer dúvida vantagens relativamente a uma DSLR. É mais prática de utilizar, cómoda de transportar e pode ser guardada de forma a tê-la sempre à mão.

Nos tempos mais recentes, estas máquina apresentam funcionalidades bastante interessantes e criativas para aquele utilizador que nada mais quer que uma fotografia que apenas congela aquele momento.
Quem quer ir mais além, quem começa a procurar algo mais do que um simples congelar do momento fica de imediato tristemente convencido que o seu investimento não responde às suas ambições.

Uma compacta não disponibiliza funções importantes que irão fazer a diferença no resultado final. Exposições prolongadas com controlo de abertura, por exemplo, irão disponibilizar tonalidades cromáticas numa fotografia nocturna que simplesmente estão vedadas à mais avançada máquina fotográfica compacta. Abrir totalmente o diafragma com uma teleobjectiva a focar um retrato em contra luz onde é fundamental fazer uma compensação de exposição resulta numa magnifica foto de retrato que nenhuma máquina compacta pode oferecer. De igual forma, utilizar uma grande angular, fechar o diafragma ao máximo, polarizar a lente para remover eventuais reflexos e proporcionar fantásticas tonalidades do azul do céu, aumentar o tempo de exposição combinado com um baixo ISO para minimizar o ruído resulta numa extraordinária fotografia duma paisagens que se torna uma verdadeira concorrente ao FotoConcurso. Nunca a mais avançada compacta poderá fazer este trabalho.

Os resultados abismalmente diferentes obtidos numa DSLR resultam em fotos extraordinárias as quais nunca terão, por muitas restrições de dimensão existentes na GS, qualquer comparação com as as obtidas pelas compactas.

Se eu tenho uma má foto ela continuará a ser má mesmo que eu reduza a sua dimensão assim como se eu tenho uma excelente foto, ela continuará a ser excelente mesmo que eu reduza a sua dimensão independentemente se ela foi obtida com uma DSLR ou compacta. A diferença está que com uma DSLR conseguirei obter os mesmos resultados que com uma compacta mas com uma compacta definitivamente nunca conseguirei obter os mesmo resultados que com uma DSLR.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

Mensagempor Sagitario » domingo jan 16, 2011 13:54

Boas.
Lynx, vai ali ao concurso geofotografico e diz-me o que achas das minhas fotos.

É assim, as 3 foram feitas com tamanho médio e qualidade máxima o que "rendeu" um .jpeg com aprox. 3mb
Se as vires no seu tamanho total, não vês muita diferença para o que vês no concurso, como o Ajsa disse e muito bem, se eu sei o que estou a fazer, preciso de ter à mão as "ferramentas" necessárias, que a câmara dispõe, para que a foto seja em condições.
Não posso falar na composição da cena nem na escolha da melhor hora ou ângulo/enquadramento adequado, tudo isto influencia uma foto, mas sou um desastre neste aspecto.

O redimensionamento das mesmas, e como vês no meu exemplo, não retira qualidade, retira tamanho e peso mas não a qualidade que um bom uso das "ferramentas" que a câmara dispõe "empresta" ao resultado final.
Para fazer os redimensionamentos necessário eu uso o GIMP.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Pergunta básica sobre fotografias no geo.com

Mensagempor lynxpardinus » segunda jan 17, 2011 02:45

Compreendo. Obrigado pelas explicações!

Parece que sempre vou ter que continuar a acartar com a máquina até ao alto dos montes...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron