Princípios básicos de fotografia: Exposição
Enviado: segunda jan 10, 2011 10:46
EXPOSIÇÃO
O mais importante para captar boas imagens numa película fotográfica não é ter o equipamento mais caro e mais moderno. Aquilo que realmente importa é saber usar a máquina fotográfica, seja ela qual for, com uma estética apurada e dominando as técnicas necessárias para que o filme receba a luz necessária para obter o resultado pretendido.
Castelo de Arraiolos (Nikon F50, Nikkor 35-80mm f/4.5-5.6, Fuji G-100) Para obter este resultado abstracto, foi controlada a exposição de forma a que a muralha aparecesse com esta tonalidade muito escura.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
Apesar de hoje em dia quase todas as máquinas possuírem um modo automático, é fundamental que qualquer fotógrafo perceba aquilo que a máquina está a fazer para que a possa corrigir sempre que necessário. Mesmo as máquinas mais sofisticadas se enganam em certas condições de iluminação e só dominando a exposição do filme à luz se pode determinar o aspecto de cada fotografia.
Mas dominar a exposição não significa conseguir a exposição “objectivamente correcta”. Isso não existe. Expor correctamente é apenas obter o resultado que o fotógrafo pretendia, seja ele qual for. Ao determinar as variáveis da exposição podemos fazer escolhas conscientes que alteram completamente o aspecto final da fotografia. Por exemplo, fotografamos uma planície alentejana sob um céu limpo com um tom médio de azul e queremos que o céu fique exactamente com essa cor. Se o filme for menos exposto do que o necessário (subexposição), o céu vai ficar mais escuro do que vimos na realidade; se o filme receber mais luz do que a necessária (sobrexposição), o céu vai ficar mais claro.
Já alguma vez tiveram de voltar a tirar uma foto porque a primeira ficou subexposta?
Nota: Texto e foto gentilmente cedidos por Rui Grilo.
O mais importante para captar boas imagens numa película fotográfica não é ter o equipamento mais caro e mais moderno. Aquilo que realmente importa é saber usar a máquina fotográfica, seja ela qual for, com uma estética apurada e dominando as técnicas necessárias para que o filme receba a luz necessária para obter o resultado pretendido.
Castelo de Arraiolos (Nikon F50, Nikkor 35-80mm f/4.5-5.6, Fuji G-100) Para obter este resultado abstracto, foi controlada a exposição de forma a que a muralha aparecesse com esta tonalidade muito escura.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
Apesar de hoje em dia quase todas as máquinas possuírem um modo automático, é fundamental que qualquer fotógrafo perceba aquilo que a máquina está a fazer para que a possa corrigir sempre que necessário. Mesmo as máquinas mais sofisticadas se enganam em certas condições de iluminação e só dominando a exposição do filme à luz se pode determinar o aspecto de cada fotografia.
Mas dominar a exposição não significa conseguir a exposição “objectivamente correcta”. Isso não existe. Expor correctamente é apenas obter o resultado que o fotógrafo pretendia, seja ele qual for. Ao determinar as variáveis da exposição podemos fazer escolhas conscientes que alteram completamente o aspecto final da fotografia. Por exemplo, fotografamos uma planície alentejana sob um céu limpo com um tom médio de azul e queremos que o céu fique exactamente com essa cor. Se o filme for menos exposto do que o necessário (subexposição), o céu vai ficar mais escuro do que vimos na realidade; se o filme receber mais luz do que a necessária (sobrexposição), o céu vai ficar mais claro.
Já alguma vez tiveram de voltar a tirar uma foto porque a primeira ficou subexposta?
Nota: Texto e foto gentilmente cedidos por Rui Grilo.