• Anúncios

SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor olivenj » terça jun 23, 2009 08:30

Boas!
Chegou a altura de reformar a minha velhinha Sony DSC-V1 e não sei o que fazer!

Uma Bridge e principalmente uma reflex têm o problema do tamanho, o que quer dizer que não vou andar sempre com ela e vou perder algumas fotos à conta disso...

Com uma SuperZoom pequenina - estou de olho na Panasonic TZ-7 - posso andar sempre "pronto a disparar" e provavelmente vou conseguir instantâneos excelentes, mas estou com medo de não conseguir resolver algumas situações mais complicadas que me habituei a contornar com o modo manual da DSC-V1, ou mesmo com um simples prioridade à velocidade que suspeito que a TZ-7 não tem :(

O pessoal das Reflex certamente me dirá que não há melhor qualidade de imagem - e concordo - mas de nada me adianta qualidade de imagem guardadinha em casa com cenas interessantes mesmo à minha frente... e uma reflex não anda sempre na mochila ;)

Alguém por aí tem a TZ-7? Como é que ela se safa em modo automático com composições mais complicadas, tipo luz forte e sombra, focagem em condições mais difíceis, fotos nocturnas com tempo de exposição de alguns segundos?

Obrigado,
Nuno.
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor rifkind » terça jun 23, 2009 11:41

Podes ler aqui as reviews sobre a super-zoom compactas:

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/

Eu tenho uma TZ5 e para mim, as reflex tradicionais estão fora de questão, pelas razões que indicas.

Se fosse agora comprar uma nova máquina, sem problemas de orçamento, esperaria pelos ensaios da Olympus EP-1. E provavelmente não compraria, porque mesmo esta micro 4/3 é grandita. Especialmente quando tens de andar com o flash (fill-flash) à parte.

Posta a EP-1 de parte, as opções cairiam na TZ7 como sugeres, ou, com mais probabilidade, na Panasonic LX3.

Com a LX3, sentiria falta do Zoom, sem dúvida. Mas a qualidade e flexibilidade parece ser bem melhor.

No entanto, não sinto necessidade dos modos manuais na TZ5, porque aprendi a contorná-los tanto quanto possível. Na prática, o modo automático inteligente costuma ter resultados bastante bons.

O ponto fraco (e com destaque) é o crepúsculo. Para o fim do dia, a objectiva e o sensor começam a acusar a falta de luz. Já à noite, isso é irrelevante uma vez que as exposições longas (ou flash) são obrigatórias e relativamente boas.

Nuno P.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor lopesco » terça jun 23, 2009 12:01

Boas!

Também eu ando com essas dúvidas todas,como poderás ver nesta outra thread.

viewtopic.php?f=18&t=4565

No domingo o Lamas mostrou-me a Canon. É realmente uma máquina muito jeitosa. Fiquei ainda mais indeciso... :D
A esolha ainda recai sobre a TZ7. Devo ir buscar o bicho daqui a uma semanita, na Pixmania...

Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor bockyPT » terça jun 23, 2009 15:49

Também ando a ver compactas para complementar a Canon 450D (lá está... tenho uma SLR e ainda assim preciso de uma compacta), e ia também sugerir a Canon SX200 IS, já que falaste nos modos manuais. A TZ7 é uma grande máquina também, mas um pouco mais cara (mais €60).
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor olivenj » terça jun 23, 2009 22:49

Tou a ver que somos muitos com o mesmo dilema!

Não conhecia a LX3 e adorei a máquina: modo manual a sério, sapata para flash externo, lente luminosa. Só o zoom é que é curto :( mais que a Sony, que eu já acho pouco em algumas circunstâncias... que pena! Por outro lado o que dizes sobre o modo auto da TZ5 fazem-me inclinar para a TZ7 :)

lopesco, já dei uma vista de olhos ao teu tópico! Essa Canon também me entusiasmou, mas os primeiros comentários que li não diziam maravilhas da flexibilidade do modo manual. Não me recordo de detalhes, mas penso que pelo menos havia qualquer coisa de muito limitante na escolha das zonas para focagem ou para medição de exposição ou para ambos... isso mais o flash que teima em sair mal a máquina se liga deixou-me pouco inclinado para essa máquina, se for para a Canon provavelmente será numa de "que se lixe o tamanho" e vou para a SX10.

Obrigado a todos pelas dicas... acho que vou esperar até ao final do verão (ou até a Sony pifar de vez) a ver se os preços da TZ7 se aproximam mais dos 300€ [8D]

Abraço,
Nuno.
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor salprata » quarta jun 24, 2009 21:54

[quote="olivenj"]Boas!
Chegou a altura de reformar a minha velhinha Sony DSC-V1

Porque? Não trabalha ?

é fantástica esta maquina...

A minha já caiu algumas vezes, a objectiva já saiu do eixo, voltei a coloca-la no sitio, e a ultima vez ressuscitou de uma poça de lama [:D]

Compactas: A quem goste muito da canon G10

Reflex tens as nikon Ds, a melhor é a D300...

Também tenho uma nikon D70, mas é muito raro usa-la em passeios, uso muito mais a sony, faz quase tudo como uma grande maquina

:-D
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor olivenj » quinta jun 25, 2009 09:11

salprata Escreveu:
Porque? Não trabalha ?

é fantástica esta maquina...



Pois... é por gostar tanto dela que estou com dificuldade em mudar, mas o problema é que ela já esta a acusar a idade (5 anitos de todo-o-terreno) com um mau contacto no obturador que às vezes já não me permite o passo intermédio de focar antes de disparar, agora deve ter outro mau contacto na roda que selecciona os modos porque "sai-me" um ecrã azul de vez em quando, as baterias também estão a comecar a acusar a idade...

Mandar arranjar, mais 2 baterias novas (só com uma não me safo, mesmo com o carregador de isqueiro) deve ficar pelo menos em metade de uma nova, portanto vou-me aguentando, mas sei que qualquer dia ela pifa de vez :cry:

Porque é que não meteram modo manual na TZ7... ficava a máquina perfeita :roll:

Abraço,
Nuno.
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor rifkind » quinta jun 25, 2009 09:51

olivenj Escreveu:Porque é que não meteram modo manual na TZ7... ficava a máquina perfeita :roll:


Não consigo encontrar a entrevista curta, que li no DPReview com o tipo da Panasonic, mas tem essencialmente a ver com limitações da lente. Para conseguirem encaixar uma gama de zoom tão grande, tiveram de fazer restrições no desenho do obturador (que nesta lente controla simultaneamente a abertura e a velocidade). Na prática, isso significa que não estão disponíveis todas as combinações de velocidade/abertura para todas as gamas de zoom.

Portanto, eles optaram por desenvolver os modos inteligentes, já que o mercado alvo da gama TZ normalmente procura máquinas simples de usar.
Nota que até há pouco tempo, a gama TZ da Panasonic não tinha concorrência.

Entretanto, embora não seja perfeita, a compensação de exposição permite corrigir algumas das situações onde recorrerias ao modo manual.

Agora, com o aumento da concorrência, é possível que modelos futuros incluam modos manuais.

Isto é de memória, do que li. Se encontrar a tal entrevista, ponho aqui o link.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor bockyPT » quinta jun 25, 2009 21:37

Acabei de comprar a irmã mais nova da TZ7, a TZ6, por €250 (não faz vídeo HD e tem um LCD de menor resolução, de resto são praticamente idênticas, segundo o DPReview - apesar de o sensor ser diferente). Quando a tiver nas mãos digo qualquer coisa.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor Insano » sexta jun 26, 2009 07:43

Reflex tens as nikon Ds, a melhor é a D300...


Não é bem assim...
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: SuperZoom, Brigde ou Reflex ?!

Mensagempor olivenj » terça Oct 20, 2009 12:31

OK... já lá vão uns mesitos, mas só agora que a Sony DSC-V1 berrou de vez é que me decidi e comprei a TZ7.

Das primeiras duas semanas a impressão global é extremamente positiva, com a TZ7 a conseguir adivinhar em automático a maioria dos settings manuais que usava na V1 em situações de contra-luz, foto nocturna e similares... até ver nem noto falta do modo manual ;))

Também gostei do modo vídeo (vejo sem problemas no PC quer com o programa que vem com a máquina quer com o VLC... um dia destes tenho que experimentar converter para DVD).

Ainda estou a explorar a coisa, mas qualquer comentário, dica ou dúvida, chutem!

Nuno.
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron