• Anúncios

Organizador de fotos

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Organizador de fotos

Mensagempor lamas » segunda jun 15, 2009 17:15

Queria organizar o monte de fotos que tenho espalhado por CD's, discos, cartões, etc. e tal...
Uma vez que as fotos não são todas tiradas por mim, mas sim "fruto" de uma troca de fotos de vários fotógrafos e as míseras imagens que resultam da pressão que faço de vez em quando no botão de disparo da minha câmara (reparem que não ofendi a câmara, chamando-lhe máquina...), queria organizar a coisa por datas e horas de forma a ter a coisa organizada cronologicamente.
Ora bem, sem entrar em detalhes técnicos, eu sei que as fotos digitais têm uma "coisa qualquer" "agarrada" com os dados da câmara, aberturas, e mais não sei quantas coisas, importantes para os fotógrafos, e esses dados contém a data e a hora a que as fotos foram tiradas, certo?
Há algum software, que ponha ordem na minha colecção? Claro que terá de ser alguma coisa, sem grandes conhecimentos, tanto de informática, como de fotografia...
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Re: Organizador de fotos

Mensagempor mrwho » segunda jun 15, 2009 20:08

Pessoalmente, organizo à mão.

Só me convence um software que venha a ter - como penso que a Apple tem e o Picasa também, mas apenas online, e eu quero offline - reconhecimento de faces. E mesmo assim, depende do "bloat" - se fôr muito, esqueçam.

Alguém conhece algum?
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Re: Organizador de fotos

Mensagempor hulkman » terça jun 16, 2009 08:57

Eu uso o Whereis it... Indexa tudo (não só fotos) e é uma boa forma de ter as coisas organizadas. Podes fazer pesquisas sobres diferentes catálogos...

Em relação às fotos, permite-te indexar fazendo thumbnails das imagens, extrai a informação EXIF da máquina (é aquela coisa que te dá a data e hora entre outros parâmetros) e podes ver essa informação depois sem teres os cds ou qualquer coisa no PC...

Tem é um probleminha... é pago!

Aqui fica o site para testares: http://www.whereisit-soft.com/
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
hulkman
Regular
 
Mensagens: 314
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Organizador de fotos

Mensagempor rifkind » terça jun 16, 2009 09:04

E que tal comprares 2 discos externos (ou aproveitares uns que lá tenhas) e copiares as fotos todas para um deles e fazeres o backup para outro?

Com as fotos todas num disco (e tens agora discos baratos de 1 TB), podes usar o Picasa para organizar tudo.

Não fica de borla, mas se contabilizares o tempo que gastarás, provavelmente será a opção mais barata e mais simples de manter.

Nuno P.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32


Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron