• Anúncios

High Dynamic Range

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Re: High Dynamic Range

Mensagempor Osodrac Team » sexta abr 29, 2011 23:10



Grandes telas.
Gostaria de saber, se possível, quais as definições usadas na criação das fotos e qual o programa (o que eu conheço é o Qtpfsgui e já fiz algumas fotos com ele para teste).
Gostei, em particular, de uma da galeria que retrata a nossa terra natal - o Pinhão.
Obrigado
Imagem
Osodrac Team
Regular
 
Mensagens: 273
Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Re: High Dynamic Range

Mensagempor MakoShark2 » segunda mai 02, 2011 07:53

Viva!

Em todas as máquinas que tive, sempre as usei na resolução máxima, no caso desta, 18MP.
Não estou a guardar as fotos no formato RAW, sobretudo porque tratar este formato torna o processo mais moroso, embora a informação preservada neste formato (lossless) seja o ideal para trabalhar toda a gama de exposições.

O sofware que uso é diverso e processo também.
Geralmente começo por misturar as fotos como o Photomatix, que não sendo muito user-friendly proporciona um primeiro efeito suave e pouco agressivo.
Se quiser aplicar por cima deste um efeito mais dramático, passo a foto misturada pelo Dynamic HDR, ou então posso fazer a mistura directamente neste, e esquecer o primeiro.
Finalmente posso ainda em Corel Photopaint (basicamente um Photoshop orientado ao objecto em vez de camada) sobrepor a foto resultante com alguma das três originais para (original por baixo, foto misturada por cima) e aplicar-lhe um efeito de máscara a 30% para recuperar um detalhe que julgue tenha ficado sumido ou queimado... É essencialmente um processo criativo, e não é raro eu refazer algumas fotos com as quais não fiquei satisfeito.

Cumps!

ps: O Pinhão é de facto lindo... Aliás, todo aquele rio Douro.
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
Avatar do Utilizador
MakoShark2
Micro
 
Mensagens: 57
Registado: quarta mar 26, 2008 14:13
Localização: Lisboa

Re: High Dynamic Range

Mensagempor Osodrac Team » segunda mai 02, 2011 16:03

Obrigado pelas dicas.
Vou fazer algumas experiências um dia destes.
Imagem
Osodrac Team
Regular
 
Mensagens: 273
Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Re: High Dynamic Range

Mensagempor acasim » segunda mai 02, 2011 21:04

É espectacular! Fico fascinado quando vejo imagens assim tão bem produzidas. Parabéns :-D

Penso que para se conseguir chegar a este nível é preciso não só ter boas imagens de base, como saber tratá-las depois. O meu plano imaginário é um dia aprender a técnica, nomeadamente como usar as ferramentas existentes, que são variadas. Se lá chegar, depois ainda faltará o resto... Talvez quando me reformar [:D]
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: High Dynamic Range

Mensagempor geo-amd » terça jul 19, 2011 08:07

HDR video em tempo real. Nova câmara a lançar neste verão: http://www.amphdr.com/.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: High Dynamic Range

Mensagempor rifkind » sábado set 03, 2011 09:31

A revista PhotographyBB, traz no número deste mês um primeiro artigo, extenso, sobre as bases do HDR. É interessante e pode ajudar a esclarecer muitas dúvidas.

This month’s edition examines the fundamentals of HDR (High Dynamic Range) photography, along with the practical applications for its place in the world of photography. In the Social Networking for Photographers column, the ins and outs of Google+ is explored and the important roles it can play for photographers both socially and in business. Additionally, readers will learn techniques for transforming their digital photos into pencil sketches, along with a tutorial for mastering some of Photoshop’s most useful tools.


Imagem

O artigo sobre Google+ também está interessante.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Anterior

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron