• Anúncios

Duvidas....

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

O tamanho conta...

Mensagempor rifkind » quinta jul 31, 2008 08:36

eu tenho um D70, e uma sony v , nos passeios deixo a D70 em casa, para não estragar... a sony V que é uma maquina compacta, resolve-me particamente tudo ao nivel da fotografia ao ar livre... e cabe no bolso e está farta de andar aos tombos... uma maquina de guerra


Esta é a minha principal restrição. Num mundo perfeito, eu teria uma compacta e uma DSLR. E iria fazer caches ao Gerês, com caminhadas de dezenas de Kms e teria alguém que me carregasse aquele 1.5Kg de DSLR (máquina+objectivas mínimas+baterias+o_mínimo_de_acessórios). Ou pelo menos, deixá-las-ia no carro, sem me preocupar que mo assaltassem.

Mas, este não é um mundo perfeito. Já tive uma Pentax P30t (SLR), e comprei-a na perspectiva de evoluir. Nunca larguei mais EUR para evoluir para novas objectivas e cansei-me de a carregar. Mas aprendi muito com ela.

Felizmente, a evolução ultrapassou-me e as compactas actuais são melhores do que a P30t que já tive e a mudança foi indolor.

É claro que tenho inveja da malta que tem DSLRs! Mas basta pegar numa por mais de 5min, para me lembrar da razão porque não tenho uma. :D

Agora, se a Olympus e a Tamron se dessem bem, o conjunto da E420 com a nova Zoom da Tamron seria muito tentador... ;)

http://www.dpreview.com/reviews/olympuse420/
http://www.dpreview.com/news/0807/08073 ... n18270.asp

Nada como ter uma DSLR compacta... :D

Ah! Nota que com a DSLR não tens filmes e mais uma série de cenas, que podem ou não interessar.

Nuno.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor btrodrigues » quinta jul 31, 2008 09:30

allien Escreveu:Pergunta de ignorante e que faz caso do "diz que disse"!
Para impressão em tamanhos 10x15 e semelhantes, a diferença entre 6 e 10 mgpx é marcante??


Esqueci-me aqui de uma coisa.

Ter mais megapixeis e lentes de qualidade importa neste caso. Caso a tua objectiva não chegue onde querias chegar com ela, podes sempre usar a resolução máxima para depois fazeres crops...

(trocado por miúdos, tiro as fotografias em formato L com pouca compressão - fica um ficheiro com 3 ou 4 megas de tamanho, 3888x2592 pixeis - de onde depois posso cropar algo a 1200x800, perfeitamente usável para impressões pequenas e para a web)

Aqui irás reparar na diferença entre ter 6Mpx e 10Mpx...
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor Bringer » quinta jul 31, 2008 10:35

btrodrigues Escreveu:
allien Escreveu:Pergunta de ignorante e que faz caso do "diz que disse"!
Para impressão em tamanhos 10x15 e semelhantes, a diferença entre 6 e 10 mgpx é marcante??


Esqueci-me aqui de uma coisa.

Ter mais megapixeis e lentes de qualidade importa neste caso. Caso a tua objectiva não chegue onde querias chegar com ela, podes sempre usar a resolução máxima para depois fazeres crops...

(trocado por miúdos, tiro as fotografias em formato L com pouca compressão - fica um ficheiro com 3 ou 4 megas de tamanho, 3888x2592 pixeis - de onde depois posso cropar algo a 1200x800, perfeitamente usável para impressões pequenas e para a web)

Aqui irás reparar na diferença entre ter 6Mpx e 10Mpx...


Nesse aspecto tens razão. Mas se ele tem dinheiro para uma lente de qualidade também há de te dinheiro para uma lente zoom razoável e assim excusa-se a fazer crops.
Imagem
Bringer
Large
 
Mensagens: 1008
Registado: sábado jul 14, 2007 00:00
Localização: Lisboa

Mensagempor Insano » sábado ago 02, 2008 16:07

Acho que depende da velocidade a que queres entrar no "vício".

Se vais de cabeça, a D40 não é uma opção, pois passado algum tempo vais ver que queres mais... então se fores para fotografia de movimento ou em baixa luz... esquece mesmo.

Se vais com calma, como já escreveram aqui, uma compacta "profissional" é uma boa opção, pois já tens os comandos de uma reflex e são bastante versáteis. Eu não me importava de ter uma G9 da Canon, por exemplo.

Lentes... aqui sim, mais uma vez, fica o investimento... e deve ser feito um estudo ao tipo de fotografia que queres fazer (sim é a pergunta incontornavel que fazem... e a só apetece responder "TUDO"), mas o dinheiro não dá para tudo.

Ao contrário do povo, aqui aconselho uma lente "TT", uma 18-200, a VRII da Nikon (q é que me acompanha) é um mimo.

Eu levo a minha maquina (D70) para todo o lado, o que eu chamo o rácio do uso/desgaste, se não depois chego aos locais e começo a morder-me por não ter levado.

Uma última tip... usa lente fixa nos 1ºs tempos (50 mm 1.8 super barata), como o Bringer disse para te obrigar a pensar.

Recursos, deixo-te um site recente que descobri que gosto muito:

http://digital-photography-school.com/blog/
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor nacspics » quinta ago 14, 2008 00:52

Já quase tudo foi dito, no entanto quero deixar a minha opinião.

Eu sou de opinião que se deve ponderar muito bem antes de comprar. Comprar uma máquina toda Xpto só para dizer que tem é grande asneira. Portanto, pondera o que queres fazer na fotografia hoje, e num futuro próximo.
Se o teu grau de exigência a nivel fotografico se ficará por fazer fotos tipo "point & shoot" mas com alguma qualidade de imagem, não precisas investir em grandes lentes, essas lentes de kit servem perfeitamente. Se por outro lado, achares que num futuro terás uma grande evolução e que o teu grau de exigência na fotografia irá aumentar cada vez mais, então pondera em comprar uma boa máquina, boas lentes, e bons acessórios.
Lembra-te :
Má máquina + Lentes Más = Fotos de Merd*
Má máquina + Lentes Razoáveis = Fotos +/-
Má máquina + Lentes Boas = Fotos razoáveis
Boa máquina + Lentes Más = Fotos de Merd*
Boa máquina + Lentes Razoáveis = Fotos boas
Boa máquina + Lentes Boas = Excelentes Fotos

(em termos de qualidade imagem)

Se pensares em investir em bom material, compra mesmo bom, porque dura uma vida. Boas lentes, são sempre boas desde que bem tratadas. Podes mudar os corpos e manter as lentes, ou seja, compras uma boa lente uma vez. Se comprares uma razoavel, vais sentir a necessidade de melhor, e vais gastar "dois dinheiros".

Os megapixeis não são decisivos, isto é, ter mais não é necessáriamente melhor. Depende de vários factores. Um exemplo, há compactas já com 11 mgpx, que em termos de qualidade de imagem e ampliação, são significativamente piores que uma D40 de 6.0mgpx.
6.0mgpx, numa foto bem tirada, permite-te fazer uma impressão de lado maior cerca de 1 metro. De certeza que não farás fotos deste tamanho com muita regularidade, e um 20x30, que já é um tamanho razoável, fica com uma excelente qualidade, desde que a foto seja bem tirada e bem impressa.

Não tenho bem a certeza, mas informa-te nesse sentido, a D40 usa apenas lentes com motor interno, caso não tenha motor interno perdes o AF. Informa-te sobre isso, porque a ser verdade, a maior parte das lentes não funcionam em AF nessa máquina.

Em relação ao geocaching, e às caminhadas, pensa bem se queres mesmo uma DSLR com várias lentes, ou se uma boa compacta ou uma bridge, não são uma boa opção. Se somares o peso da mochila, do corpo, de duas lentes, uns filtros, duas baterias, se usares tripé, pensa bem qnts km vais fazer, antes de te fazeres ao caminho...

Para finalizar, lembra-te que "A máquina não faz o fotógrafo"...

Abraço

Nacspics
www.nacspics.com
nacspics
Micro
 
Mensagens: 51
Registado: quarta jul 23, 2008 11:31

Anterior

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron