• Anúncios

software organizador de fotos - qual usar?

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Mensagempor hulkman » quarta Oct 22, 2008 12:13

guardo as fotos em dvds e depois faço o seu index com o whereisit... O melhor programa para indexar tudo e mais alguma coisa!

Faz cache de thumbnails das fotos de modo a poder pesquisar sem os dvds, do EXIF e do que se quiser (é só usar plugins).

Pena mesmo é o software ser pago!
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
hulkman
Regular
 
Mensagens: 314
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ajsa » quarta Oct 22, 2008 13:39

Não querendo fazer um off-topic, tenho uma perguntinha que está mais ou menos dentro do tópico.

Há já algum tempo que comecei a digitalizar tudo quanto é documento que não tenho de ter suporte de papel (correspondência, extractos, facturas, IRS (apesar de manter a nota de liquidação), etc.…)

O que eu pretendo é um software que me faça a indexação desta informação e de preferência eu possa colocar sinopse escrito dos mesmos (por ex. em correspondência).

Neste momento estou a um passo de codificar um para mim, mas não o queria fazer sem saber se existe algo no mercado.
(Se entenderem que está off-topic, por favor movam para outro tópico)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Mensagempor alieri » quarta Oct 22, 2008 14:52

António, uma vez que as digitalizações são guardadas como imagens não podes usar o mesmo tipo de software que usas para as fotos?

Exemplo Picasa para conta EDP - tags Picasa: "correspondência; contas; despesas; casaBeja; luz; 2008"
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor vsergio » quarta Oct 22, 2008 15:12

Faria, Alieri, mas como em principio as digitalizações podem ter mais que uma página por doc, em Tiff, portanto, o Picasa não faz grande coisa com ele para além de mostrar a primeira página... tendo que se abrir o ficheiro na sua aplicação por defeito, o que pode ser feito através do interface do Pocasa, à mesma.
Não sei se me fiz entender...
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor ajsa » quarta Oct 22, 2008 15:19

E o outro, que é o principal, senão é que não consigo colocar qualqer sinopse ou nota pessoal sobre o mesmo para alem de ficar limitado exclusivamente a imagens e neste momento ja possuo, por exemplo, extratos bancários em formato electrónico.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Mensagempor kaybuz » domingo nov 09, 2008 16:18

Eu ca uso o ACDSee Photo Manager 2009 AQUI

Ainda estou a aprender a trabalhar com ele , mas e um bom organizador.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
kaybuz
Regular
 
Mensagens: 176
Registado: quarta fev 21, 2007 13:08
Localização: Rio maior

Mensagempor ajsa » segunda nov 10, 2008 08:51

Relativamente à minha questão, obrigado. 
Como não encontrei nada que oferece-se o que desejo, apliquei o artigo 13, fiz um à medida. ;)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Mensagempor alieri » terça nov 11, 2008 14:08

Não é um organizador de fotos, mas pode ser útil a algum de vós.
Tem apenas 140kb, é grátis e corre numa pen.
Permite extrair RAW para JPEG facilmente e é compatível com várias câmaras, Nikon e não só.
Faz batch conversion.
Também permite saber quantos disparos já fez a máquina !

http://drchung.new21.net/previewextractor/
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

RAW

Mensagempor rifkind » quarta nov 12, 2008 22:51

alieri Escreveu:Permite extrair RAW para JPEG facilmente e é compatível com várias câmaras, Nikon e não só.


Só para ser mais preciso:
Este software não converte os dados RAW para JPEG. O que faz, é extrair a maior imagem JPEG que esteja incluída dentro do ficheiro RAW e que lá foi incluída pela máquina.
Estas imagens JPEG são normalmente de qualidade mais básica e destinam-se a ser usadas em previews rápidas. A conversão dos dados RAW vai permitir obter imagens de qualidade bastante superior, mas será também mais demorada.

Este software:
http://www.openraw.org/node/45
é um esforço no sentido de produzir uma biblioteca opensource que permita converter os N formatos RAW que existem e que as marcas continuam a criar (cada marca tem vários).
Não é um esforço suportado pelas marcas, que insistem em criar novos formatos fechados.
O problema com esta história dos formatos fechados, é a perca de suporte para formatos mais antigos, como já aconteceu. Novas versões do software das marcas, deixaram de suportar os formatos RAW mais antigos, obrigando à manutenção de várias versões do software...

De qualquer modo, para partilha WEB, as imagens de preview costumam ser suficientes.

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor alieri » quinta nov 13, 2008 00:10

Obrigado pela elucidação, caro homónimo...estamos sempre a aprender.
O que posso dizer para contribuir, é que o malandro do programita saca os tais JPEG dos ficheiros RAW muito rapidamente, e tenho-o usado para converter/guardar aquelas imagens que não irei "tratar" mais tarde, isto é, que me satisfazem mesmo com a perda de informação/qualidade inerente a essa extracção.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Anterior

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron