• Anúncios

O (des)acordo ortográfico

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

O (des)acordo ortográfico

Mensagempor MAntunes » sexta jan 04, 2013 20:49

Confesso que nunca assumi o Acordo Ortográfico (AO). Quem tenha reparado, sempre escrevi o Português que aprendi na Escola Primária e, se dei erros, e dou de vez enquando, são erros próprios que daria mesmo sem AO. São erros de quem foi um aluno de valor médio em Português.

Não assumi o AO, não por qualquer sentimento ou atitude particularmente contrária ao Brasil e aos Brasileiros que muito aprecio na sua alegria, música e descontração e as paisagens do Brasil (que nunca vi pessoalmente, com muita pena minha) mas cada povo com as suas particularidades, o que só os distingue e valoriza e em nada os afasta.

Prezo muito a língua que aprendi na Escola Primária, nos anos 60, e o AO, mesmo que se trate apenas da grafia, soa-me estranho. Não entra e sempre estive contra ele nestes anos da sua vigência, e continuarei a recusá-lo. Sei que há defensores e que o AO está a ser assimilado nas novas gerações - na minha própria família o meu filho adopta-o - eu sentia-me algo isolado na minha "luta" ou "teimosia" assumida.

Já uma vez aqui referi que o AO devia pelo menos ter sido objecto de Referendo (afinal de contas é a lingua o meio de comunicação por excelecência entre humanos) para o qual obtive uma resposta que respeito mas não me convenceu, mesmo havendo outros defensores e ferramentas para o AO.

Isto tudo a propósito de ter sabido recentemente que o Brasil não assinou o Acordo Ortográfico! Segundo este site ILC contra o Acordo Ortográfico, e na opinião do Vasco Graça Moura, "O Acordo Ortográfico é tão mal feito que nem o Brasil o aceita… Logo à nascença, já era um cadáver adiado", que há outros países da CPLP que não o assinaram e que, por isso, ainda não é totalmente oficial e que, Portugal ao ter aprovado e implementado o AO, andou com a carroça à frente dos bois e mostrou que "continuamos a ser considerados um país pronto a agachar-se à mercê das conveniências alheias".

Este site, acima indicado, tem imenso material de esclarecimento e incentivo a combater-se o AO, acompanhado já por vários orgãos de Comunicação Social, e tem como fim obter-se uma base de apoio para a causa. O Brasil, com muitos mais milhoes de cidadãos que Portugal conseguiu travar o AO apenas com cerca de 20.000 assinaturas. Portugal, em Maio de 2009 já tinha 120.000 assinaturas e foi o que se viu - ignorados e o AO foi implementado, gastando-se rios de dinheiro na sua aplicação. Se calhar foi por isso mesmo, para alguém ficar com esses rios de dinheiro publico e dos nossos bolsos.

Eu já assinei a petição (pode ser impressa, assinada enviado por correio para o Apartado 53 2776-901 Carcavelos o num dos locais assinalados ou assinada directamente num desses locais). Quem concordar, junte-se à causa. Quem não concordar, ignore esta minha opinião e este meu apelo ou contraponha os seus argumentos, como é seu direito. Nao fujo à questão, especialmente agora que, mais uma vez, ficou provado que os Governantes Portugueses dos tempos actuais, têm uma estranha tendência de se pôr, e de nos porem a nós, de cócoras perante os interesses alheios. O D. Afonso Henriques e a Padeira de Aljubarrota têm sido muito mal seguidos.

Repito, não tenho nada contra o Brasil ou os Brasileiros. Gosto muito de ouvir a doçura do seu sotaque e a alegria que transbordam nas conversas e situações mais vulgares, mas cada um com a sua língua ou, se quiserem, o seu sotaque e o seu grafismo. Neste, como noutros casos, é na diversidade que se encontra a riqueza dos povos.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: O (des)acordo ortográfico

Mensagempor clcortez » sexta jan 04, 2013 21:23

Concordo, aplaudo, subscrevo e assino por baixo. :clap:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron