• Anúncios

"NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!"

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

"NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!"

Mensagempor MAntunes » quinta ago 09, 2012 20:30

"NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!"

"DO NOT LET THINGS OF VALUE IN THE CAR. RISK OF ASSAULT!"

São as palavras propostas num mail que recebi de uma das últimas vítimas de assaltos enquanto praticava geocaching, e a minha tradução.

Acabei de colocar estas duas frases em todas as minhas caches, na listing e nas dicas, e apenas nas dicas nas caches que adoptei.

É publicidade negativa para as caches de que sou responsável? Certamente, mas ignorar o assunto ou evitar publicidade negativa seria esconder a cabeça debaixo da areia e facilitar a vida a quem se dedica a aproveitar-se dos momentos mais descontraídos dos geocachers e os assalta provocando danos nas viaturas e roubando documentos, valores e/ou objectos de valor.

Ainda a semana passada manifestei o desejo que estes episódios fossem histórias do passado mas, infelizmente, são bem do presente e, por isso, a minha pequena contribuição para ajudar o pessoal a precaver-se.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: "NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!

Mensagempor lynxpardinus » sexta ago 10, 2012 13:10

Eu percebo a intenção com este aviso - e, acho que ele faz mesmo muito sentido em alguns locais. A minha única questão é, se ao colocá-lo em todas as caches, não estaremos exactamente a ignorar (e a ofuscar) que há sítios mais perigosos do que outros. Um local ou uma área de caches com um histórico de problemas pode revelar realmente uma perigosidade superior e, ao colocarmos o aviso em todo o lado, estaríamos a manter o geocacher "cego" em relação a essa susceptibilidade.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: "NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!

Mensagempor MAntunes » sexta ago 10, 2012 13:41

Talvez. Por isso tive o cuidado em não apelar a que outros sigam o meu exemplo.

Tomei e assumo a minha iniciativa. Sei que é publicidade negativa para as minhas caches, e para as que estou a manter, mas seria muito mais negativo, para mim, continuar a ler logs como o que recebi na "Tale of Pedra da Mua" e ficar a saber dos detalhes que recebi no contacto pessoal com o geocacher vitimado.

Talvez este tópico e o facto de haver um conjunto de 30 e tal caches com este aviso, seja suficiente para os geocachers em Portugal (os residentes e os visitantes) não deixarem mais valores e objectos valiosos nas suas viaturas e, assim, contribuírem para que estes episódios passem de vez a ser histórias do passado.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: "NÃO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO!

Mensagempor MAntunes » domingo ago 19, 2012 14:57

Recebi autorização do geocacher "matrixamp" para divulgar o mail que recebi dele, sobre o assalto que sofreu no carro;

--------- Forwarded message ----------
From: <gc_matrix@iol.pt>
Date: 2012/8/8
Subject: Re: [GEO] MAntunes contacting matrixamp from Geocaching.com
To: manantunes@gmail.com


Olá Mantunes.

Com por estas bandas nos tratamos todos por tu vou manter a linha :)

A culpa não é tua nem da cache. Se quisesse ir ver a Pedra da Mua e não fosse geocacher podia ter acontecido o mesmo .. mas sem caches ... :) não e por ai.

Não te culpes porque os culpados fomos nós em deixar coisas de valor dentro do carro naquele ermo. E apenas nós.

Chegamos ao local que podes ver na foto assinalado como parque 2 e estavam la 2 carros. Achamos seguro (tanto mais que á frente estão rêgos enormes que me podiam partir a direcção) e optamos por deixar aqui o carro. Na volta tinha um furo na porta e o carro roubado. Maquina Canon 1000D (que tive medo de levar para não estragar) o tlm da mulher, cartões e documentação. Entretanto recuperei alguns documentos menos o BI e os cartões de débito e de crédito.

Depois de falar com a GNR tiveram o descaremento de me dizer que "acontece com mais frequencia do que aquela que imagina"

Sim, acho que devia constar em letras grandes no listing um alerta: "NAO DEIXEM COISAS DE VALOR NO CARRO. PERIGO DE ASSALTO". Ou algo parecido que julgues mais oportuno.

Estão a acontecer coisas destas com muita frequencia, por isso klkr recomendação é mais que util. Um colega meu foi assaltado na Lagoa de Albufeira no dia a seguir a uns miseros 20km de distancia.
No Domingo no Geocinfest um dos organizadores deixou o carro em Monsanto para irmos caminhar e partiram o vidro do carro. Como n havia nada de valor levaram... a mala de primeiros socorros . Outros amigos em Sintra totalmente assaltados no sábado. Ou seja kuase 1 assalto por dia ... do que tivemos conhecimento.

A cache ficou perfeitamente escondida. Faço aos outros aquilo que gosto k me façam ás minhas caches. Por isso nenhum motivo de preocupação.

Quanto listing, sim poria alguma informação. Já dei essa opinião ao Ribeiro tb para fazer na dele logo abaixo, mas cada um actua em conformidade com o k achar. Eu? gostava de ter sabido disso: fiquei sem 700€ fora as xatisses dos cartões e uma porta furada perfeitamente vandalizavel em klkr lado.

Grande abraço.

Antonio




Citando Geocaching <noreply@geocaching.com>:

Boa noite.

Lamento o assalto que sofreu na sua viatura enquanto visitava a minha cache da Pedra da Mua.

Acha que devo colocar uma note na pagina da cache ou pensa que isto ocorreu nesta cache como poderia ter acontecido noutra cache ou noutra actividade qualquer diferente do geocaching? Agradeço a sua opinião, que será tida em consideração.

E sobre a cache propriamente dita? É necessário ir fazer manutenção? Ou ficou devidamente arrumada e escondida no arbusto onde a prendi?

Também aqui, agradeço a informação que possa dar-me para saber se necessito ou não ir lá novamente este ano.

Cumprimentos.
MAntunes


User's Profile:
http://coord.info/PRC286

------------------------------------------------------------Forward abuse complaints to: contact@geocaching.com



Juntamente com a autorização, recebi a foto montagem que ele fez do local.

Sesimbra.jpg
Sesimbra.jpg (223.71 KiB) Visualizado 1754 vezes
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron