• Anúncios

Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor lynxpardinus » segunda jul 23, 2012 02:43

A Europcar foi multada na Alemanha, por um tribunal de Hamburgo, por rastrear a localização a posição da sua frota via GPS, sem o consentimento expresso dos seus utilizadores. Podem ver mais em http://www.gpsbusinessnews.com/Europcar ... um=twitter
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor hfilipe » segunda jul 23, 2012 08:41

Só posso aplaudir a decisão do tribunal.

Eu percebo que a Europcar queira evitar que os seus clientes passem com os carros alugados para outros países quando o contrato o impossibilita mas esta não é a forma correta. Para a dimensão da empresa, a multa de €54000 faz pouca mossa, já a perda de imagem e de clientes neste verão deve ter consequências maiores!

Também sei que muitas pessoas não vêem nada de mal em empresas ou os Estados fazerem este tipo de monitorização com a máxima "quem não deve, não teme" mas é através de pequenas coisas, como este caso, que cada vez mais o mundo se parece um Big Brother.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor rifkinda » segunda jul 23, 2012 09:21

Desconhecia que tal monotorização era feita...
Ups... será que eles sabem que andámos a fazer geocaching com os carros deles, por caminhos de terra "marados" e que fomos lavar o carro e pô-lo apresentável, mesmo antes de o entregarmos? [:I]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor scuz » segunda jul 23, 2012 13:14

Não me espanta que tenham feito este seguimento a nível comercial já é prática bastante disseminada. Conheço que trabalhe em empresas de entrega e sabem sempre onde andam os carros e inclusive quando os mesmo abrem as portas...
Só acho mal ser feito sem conhecimento do utilizador, poderiam ter-se salvaguardado melhor.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 24, 2012 02:27

Sim, eu acho que já não vão voltar a cometer o mesmo erro. Vão colocar uma simples frase na assinatura do contrato, que resolva a questão do consentimento.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor hfilipe » terça jul 24, 2012 07:49

Com a publicidade negativa que foi gerada não sei se vão só acrescentar mais uma frase em letras pequeninhas pelo meio do contrato ou se vão abandonar a monitorização.
É que se a frase lhes resolvia a questão legal, a invasão de privacidade continua e poderá voltar a morder-lhes a reputação no futuro.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Europcar multada por violação de privacidade via GPS

Mensagempor scuz » terça jul 24, 2012 09:29

A questão da invasão de privacidade pode cair por terra a partir do momento em dás autorização a seres seguido no contrato ou que tomas conhecimento que a política da empresa tem essa regra/norma.
Repara que nos bilhetes de concertos de música pelo facto de adquirires o bilhetes e entrares no recinto aceitas ceder os direitos da tua imagem para a entidade que está no momento a gerir o evento.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron