• Anúncios

Inclinação para caminhar

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Inclinação para caminhar

Mensagempor lynxpardinus » terça abr 03, 2012 09:41

Acho que este é um tema para quem gosta de grandes caminhadas a cachar - qual a inclinação óptima para subir uma encosta? Ou seja, vale mais a pena atacar uma encosta inclinada de frente, subindo mais em cada passada (mas sendo que esta é mais cansativa), ou fazer mais uns metros horizontais?

Se quiserem ver uma análise pessoal à séria (em que o "pessoal" não diz respeito à minha pessoa, mas sim a quem escreveu o artigo, um californiano), podem visitar este artigo http://hikingscience.blogspot.co.uk/201 ... e-gps.html . Ele chegou à conclusão que a inclinação óptima máxima, para ele, é 40%.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor clcortez » terça abr 03, 2012 11:24

Bom tema :)

A inclinação ideal é aquela que podes suportar o maior tempo possível mantendo o ritmo num valor aceitável, ou seja, ao abordares uma subida (independentemente do tipo de terreno) que tens que vencer, calculas a distância a percorrer a olho e calculas a velocidade que tens que ter para vencer a distância sem te cansares (muito) e não teres paragens por estares ofegante.
A pergunta seria mais compreensível se fosse colocada num contexto prático, pois nós não podemos "escolher" a inclinação do terreno, podemos sim escolher a velocidade e a distância, caso não queiramos "atacar" a subida a direito. Posto nestes termos, praticamente todas as subidas até cerca de 70º podem ser feitas a direito, desde que à medida que a inclinação aumenta vá diminuindo a distância a percorrer com essa inclinação.
Tipicamente, uma inclinação de 70º (é uma encosta onde se esticarmos o braço tocamos com a mão no local por onde vamos subir) não deve de ter mais que 30 ou 40m, mais que isso ou avançamos a menos de 0,5m/s ou então de certeza que vamos parar pelo meio sem fôlego...:)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor jasafara » terça abr 03, 2012 13:15

Tu vences uma inclinação de 70º se tiveres onde te agarrar...Duvido muito que apenas com atrito do calçado se consiga vencer uma inclinação dessas...

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor MAntunes » terça abr 03, 2012 13:29

Então... é óbvio.

O Cláudio disse; "Tipicamente, uma inclinação de 70º (é uma encosta onde se esticarmos o braço tocamos com a mão no local por onde vamos subir)".

Toca com a mão e agarra-se. ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor jasafara » terça abr 03, 2012 13:35

Pois. Toca-se com a mão e agarra-se...se houver onde agarrar :-)

Por exemplo neste imagem, retira-se que as especificações militares para ângulo de subida é de 60º e o veículo parece atingir quase os 70º

Imagem

Mas um pneu militar com o peso de um veículo de algumas toneladas em cima, tem muito mais tracção do que uma bota por muito boa que ela seja.
Editado pela última vez por jasafara em terça abr 03, 2012 13:42, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor lynxpardinus » terça abr 03, 2012 13:35

E atenção que estamos a falar do Cláudio...

Acho que para os comuns dos mortais, sem apoios de mãos, deveremos estar a falar de 60º, mais coisa menos coisa. E em termos de inclinação ideal, eu também penso que para mim não seja muito diferente dos 40º - talvez 45 / 50º se não olhar nem para baixo nem para trás (eu tenho a mania que subo bem e depressa - descer é consideravelmente mais problemático...).

P.S.- Na Fenda da Calcedónia, qual é a inclinação da subida até ao topo do cabeço (não é a subida antes do marco geodésico, é a outra, antes do sítio onde tipicamente se almoça)?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor MAntunes » terça abr 03, 2012 14:11

"P.S.- Na Fenda da Calcedónia, qual é a inclinação da subida até ao topo do cabeço (não é a subida antes do marco geodésico, é a outra, antes do sítio onde tipicamente se almoça)?"

Depende da graduação do Vinho do Porto que se levar... Estou a lembrar-me da visita de 2008 em que se inaugurou o logbook da Calzedonia...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor clcortez » terça abr 03, 2012 14:14

lynxpardinus Escreveu:E atenção que estamos a falar do Cláudio...


Chamaram?


lynxpardinus Escreveu:P.S.- Na Fenda da Calcedónia, qual é a inclinação da subida até ao topo do cabeço (não é a subida antes do marco geodésico, é a outra, antes do sítio onde tipicamente se almoça)?


É desta que estás a falar?

Imagem

Oppsss...perdão, enganei-me...

É esta?

Imagem

Se for esta, terá praí uns 45º no máximo. O Manel inclinou a máquina um bocadinho para a direita sem querer (parecendo assim menos inclinado do que realmente é), nota-se pelas montanhas ao fundo.
Mas esta faz-se bem, ó Ricardo.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor MAntunes » terça abr 03, 2012 14:29

"O Manel inclinou a máquina um bocadinho para a direita sem querer (parecendo assim menos inclinado do que realmente é),"

Mas o Vinho do Porto estava óptimo! :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor lynxpardinus » terça abr 03, 2012 15:05

Pois faz - mas, assim, estabelece um termo de comparação real facilmente perceptível para quem lá foi.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor Silvana » quarta abr 04, 2012 08:55

lynxpardinus Escreveu:Se quiserem ver uma análise pessoal à séria (em que o "pessoal" não diz respeito à minha pessoa, mas sim a quem escreveu o artigo, um californiano), podem visitar este artigo http://hikingscience.blogspot.co.uk/201 ... e-gps.html . Ele chegou à conclusão que a inclinação óptima máxima, para ele, é 40%.

Este senhor deve ter subido e descido muitas "inclinações" antes de dar por ideal a de 40%.
Sendo que quando chegou a esta conclusão pessoal, já estava com umas boas e valentes caminhadas em cima.
Sendo assim, a conclusão dele e bem subjectiva.
Creio que a maioria dos comuns mortais agradecem que a inclinação seja menor.
Sempre se poupa "combustível". [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Inclinação para caminhar

Mensagempor geo-amd » sábado abr 14, 2012 11:07

Já agora, para alcançar uma determinada altitude subindo com uma inclinação de tantos graus, a distância a percorrer é:
Código: Selecionar todos
distancia = altitude / sin(graus)

Por exemplo, para alcançar uma altitude de 1000 metros subindo com inclinação de 20º, a distância a percorrer é:
Código: Selecionar todos
1000 / .3420 = 2924 metros

Para alcançar uma altitude de 1000 metros subindo com inclinação de 1º, a distância a percorrer é:
Código: Selecionar todos
1000 / .0174 = 57471 metros

Ena, 57 km!

Tabela da senos
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron