• Anúncios

TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 18:59

Caros,

Como todos sabem estamos prestes a mudar em definitivo para a TDT - Televisão Digital Terrestre, perdendo as emissões de televisão em sinal analógico.

Como nos ultimos dias têm surgido muitas dúvidas e questões acerca deste processo (os portugueses deixam tudo para a última, embora já haja TDT à quase 2 anos), abri este tópico para que quem quiser colocar alguma questão ou dúvida acerca da TDT e do processo de transição a possa colocar aqui que tentarei responder dentro do possível, mesmo questões técnicas específicas.

Em todo caso podem sempre procurar as respostas nos fóruns e blogs oficiais que são muito uteis também. Apenas que aqui estamos a "jogar em casa", e é mais fácil quem tem questões colocá-las.

Força!

Cláudio Cortez
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor geo-amd » terça jan 10, 2012 19:37

Eu ainda tenho um "caixote" dos antigos, não preparado para as emissões digitais. Muito a propósito, o meu velhinho recetor de satélite "free-to-air" avariou e comprei na semana passada um recetor "combo" Sat+Tdt "free-to-air". Do ponto de vista do comando à distância não há diferença entre os canais terrestres e os canais de satélite, o que é muito conveniente. (Apanho os satélites Astra 1 + Hotbird).
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 19:45

alguém sabe como são os descodificadores que a pt vende? se são tipo box ou se são daqueles pequenos que ficam agarrados atrás da tv e depois vem um fio ate cá a frente para receber o sinal do comando?
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 19:52

geo-amd Escreveu:Eu ainda tenho um "caixote" dos antigos, não preparado para as emissões digitais. Muito a propósito, o meu velhinho recetor de satélite "free-to-air" avariou e comprei na semana passada um recetor "combo" Sat+Tdt "free-to-air". Do ponto de vista do comando à distância não há diferença entre os canais terrestres e os canais de satélite, o que é muito conveniente. (Apanho os satélites Astra 1 + Hotbird).


Sim, é uma vantagem, agora era bom era que a TDT por satélite estivesse disponível para todos livremente. Esperemos que um dia sim...
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 19:56

e antenas?

Qual aconselham?

ja vi colocar destes dois tipos.

Imagem

Imagem
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor elpombero » terça jan 10, 2012 19:57

Este tópico vem mesmo a calhar. Parabéns. Estou mais baralhado que sei lá o quê!!!
3 situações distintas:
1 - Em Lisboa tenho 3 televisões. Zon TVCabo. 1 televisão tem a box as outras 2 apenas tomadas.
2 - No Alentejo. 2 televisões 1 Zon com box, por satélite a outra só com os 4 canais nacionais.
3 - Ainda no Alentejo: 2 televisões só com a antena à antiga portuguesa (daquelas carregadinhas de varetas)
Pergunto: alguém, alguma alma caridosa me consegue explicar o que tenho de fazer nas 3 situações?
Sobretudo no Alentejo a "doutrina diverge": uns dizem que o apagam é só a 25 de Abril outros que é já a 12 de Janeiro. Uns que preciso de mudar as antenas outros só preciso de um "descodificador"...
O que tenho de fazer e quando?
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 20:01

davidsantos87 Escreveu:alguém sabe como são os descodificadores que a pt vende? se são tipo box ou se são daqueles pequenos que ficam agarrados atrás da tv e depois vem um fio ate cá a frente para receber o sinal do comando?


Os descondificadores vendidos pela PT são em forma de box, mas muito simples, tão simples que nem indicador da qualidade do sinal têm.
Não sei exactamente agora, mas pelas ultimas informações que tive se fores cliente PT o custo do mesmo ronda os 10€. Na verdade, não vale mais que isso, portanto mais val comprares uma melhorzito por 30€...;)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 20:05

davidsantos87 Escreveu:e antenas?

Qual aconselham?

ja vi colocar destes dois tipos.

Imagem

Imagem


Claramente a de baixo! Para além de ter mais ganho, é mais direccional e muito mais fiável.
No entanto, custa 3x mais que a de cima (cerca de 30 a 40€).

A antena de cima é logarítimica, ou seja, consegue ter um ganho mais ou menos regular entre a banda VHF e UHF até ao canal 69, o que serve para a TDT. No entanto, o seu ganho no canal 56 (onde é emitida a TDT em Portugal Continental) e muito mais fraco que a antena direccional de baixo que é de alto ganho.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 20:11

clcortez Escreveu:
davidsantos87 Escreveu:alguém sabe como são os descodificadores que a pt vende? se são tipo box ou se são daqueles pequenos que ficam agarrados atrás da tv e depois vem um fio ate cá a frente para receber o sinal do comando?


Os descondificadores vendidos pela PT são em forma de box, mas muito simples, tão simples que nem indicador da qualidade do sinal têm.
Não sei exactamente agora, mas pelas ultimas informações que tive se fores cliente PT o custo do mesmo ronda os 10€. Na verdade, não vale mais que isso, portanto mais val comprares uma melhorzito por 30€...;)


pois, sei de pessoas que dizem ser esse o preço que lhes pediram mas só pelo primeiro descodificador, mas aqui em casa já ligaram e parece que para nós é 25€ pelo primeiro, por isso é que queria saber isso se era tipo box.

comprei um para o meu avo desses de 30 euros na worten http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798 (também não tem indicador da qualidade do sinal) e foi lhe montada uma antena nova como essa de baixo que indiquei e ficou uma maravilha.

qual achas melhor entre este da worten e o da pt?
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 20:13

parece que esse da worten agora baixou para 23.90€
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 20:17

apanhei um site que mostra qual é o aparelho vendido pela pt e fala do diferente preço para vários clientes:

http://www.kaminhos.com/artigo.aspx?id=8708&seccao=11
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 20:17

elpombero Escreveu:Este tópico vem mesmo a calhar. Parabéns. Estou mais baralhado que sei lá o quê!!!
3 situações distintas:
1 - Em Lisboa tenho 3 televisões. Zon TVCabo. 1 televisão tem a box as outras 2 apenas tomadas.
2 - No Alentejo. 2 televisões 1 Zon com box, por satélite a outra só com os 4 canais nacionais.
3 - Ainda no Alentejo: 2 televisões só com a antena à antiga portuguesa (daquelas carregadinhas de varetas)
Pergunto: alguém, alguma alma caridosa me consegue explicar o que tenho de fazer nas 3 situações?
Sobretudo no Alentejo a "doutrina diverge": uns dizem que o apagam é só a 25 de Abril outros que é já a 12 de Janeiro. Uns que preciso de mudar as antenas outros só preciso de um "descodificador"...
O que tenho de fazer e quando?


Ok, vou tentar ajudar, mas para isso vou te fazer alguma perguntas.

1- Em lisboa, vives num prédio ou moradia? Em que sítio é?
Neste caso, tens a Zon por cabo em sinal analógico, ou seja, tal como na TV terrestre analógica (a que vai acabar) podes com uma entrada de antena apenas podes ligar as televisões que quiseres, desde que o sinal seja suficientemente potente para isso. Isto, porque os televisores têm todos um "tuner", dispositivo que recebe o sinal analógico modulado em rádio frequência (RF) e como tal cada aparelho pode "escolher" a frequência que quer ver. Isto é o mesmo que as novas TV's com receptor TDT integrado, também não precisas de boxes de TDT para elas por isso mesmo.
Responde lá à pergunta que depois digo-te algo.
2- Menos mal, tens antena terrestre virada para um emissor, o que quer dizer que neste caso á partida a 2ª TV precisa apenas que compres um receptor (box) mesmo daqueles baratinho de 29€ e que lhe ligues o respectivo. Ficas com uma TV com Zon satélite e outra com os 4 canais tal como tinhas antes. Mas existem ainda multiplas possibilidades de interligar isto tudo, mas não vou alongar-me aqui com isso.
3 - Uma antena, duas televisões: tens que comprar duas boxes, isto se quiseres ver dois canais diferentes e simultâneo, porque se achares que nunca precisas de ter as duas televisões ligadas em canais diferentes em simultâneo então compra apenas uma box e distribui o sinal com um modelador, ou compra uma box já com modelador. Explicarei entretanto o que é o modelador, caso seja necessário.
E já agora, isto é onde? E é no mesmo sítio do ponto 2? Importante para saber a data de desligamento.

Agora, vou para casa, jantar e tal...por isso mais logo ou amanha respondo ao resto, ok? ;)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 20:19

mais um link sobre o descodificador da pt:

ttp://www.meoforum.com/tdt-televisao-di ... 82-pt.html
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor clcortez » terça jan 10, 2012 20:32

davidsantos87 Escreveu:
clcortez Escreveu:
davidsantos87 Escreveu:alguém sabe como são os descodificadores que a pt vende? se são tipo box ou se são daqueles pequenos que ficam agarrados atrás da tv e depois vem um fio ate cá a frente para receber o sinal do comando?


Os descondificadores vendidos pela PT são em forma de box, mas muito simples, tão simples que nem indicador da qualidade do sinal têm.
Não sei exactamente agora, mas pelas ultimas informações que tive se fores cliente PT o custo do mesmo ronda os 10€. Na verdade, não vale mais que isso, portanto mais val comprares uma melhorzito por 30€...;)


pois, sei de pessoas que dizem ser esse o preço que lhes pediram mas só pelo primeiro descodificador, mas aqui em casa já ligaram e parece que para nós é 25€ pelo primeiro, por isso é que queria saber isso se era tipo box.

comprei um para o meu avo desses de 30 euros na worten http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798 (também não tem indicador da qualidade do sinal) e foi lhe montada uma antena nova como essa de baixo que indiquei e ficou uma maravilha.

qual achas melhor entre este da worten e o da pt?


Pessoalmente optaria pelo da Worten, por várias razões. Começa logo pela não necessidade de teres produtos e serviços na PT, e não ficarem os com teus dados. Depois, se ele avariar durante os 2 anos de garantia que tem, se fores à PT provavelmente vais te arrepender com o SAV (serviço após venda) enquanto na Worten rapidamente te resolvem o problema ou te devolvem o dinheiro. E se to devolverem agradece, porque se isto acontecer daqui a um ano vais poder comprar um receptor melhor pelo mesmo dinheiro ou mais barato, e ainda ficas com um novo por mais dois anos. :wink:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: TDT - mudança para a Televisão Digital Terrestre

Mensagempor David Santos 87 » terça jan 10, 2012 20:42

pois mas já tenho serviços na pt: telefone, net e meo com 2 boxes dai não entender porque não me fazem o preço 10€ em vez dos 25€ que querem fazer.

Apenas preciso de um descodificador para uma televisão pois só há duas sem meo mas uma não vale o gasto e é preferível comprar uma nova.

Acho que vou mesmo comprar a da worten já que até está mais barata agora a 23.90€
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes