Respondendo directamente à pergunta deixada no post inicial, faz todo o sentido haver um sistema de apoio a quem, no exercício do seu ofício, ou em actividades de lazer, se venha encontrar em situações de aflição, especialmente em locais remotos.
Sistemas como o
Spot ou a
Teleassistência da Cruz Vermelha estão entre os sistemas que podem dar esse apoio extra.
Tive, à alguns meses, contacto com esses dois sistemas e posso dizer que ambos têm pontos fortes e pontos fracos.
O contacto que tive com o Spot foi mais breve mas foi enriquecido com as explicações pessoais do pcardoso, que o usa há vários anos, durante um dia de caminhadas e geocaching que passei com ele na Ilha Terceira, pelas florestas do Morro Assombrado.
Assim, o Spot tem a grande vantagem de estar implementado a nível mundial e basear-se inteiramente na comunicação satélite para troca de mensagens entre os dois lados da utilização do serviço - originada por quem está em apuros no 'terreno', ou apenas deseja comunicar a sua localização ou enviar um "I'm ok!" para casa (conforme eu vi o pcardoso fazer). O ponto fraco é a probreza das comunicações que se limitam a mensagens de apenas alguns caracteres e outras pré-programadas, como "I'm here' ou 'I'm ok". Outro ponto forte é o de amigos e familiares do utilizador poderem monitorizar, em mapas online, a localização do mesmo.
O Teleassistência da Cruz Vermelha tem como ponto forte a comunicação pessoal via rede gsm com o Centro de Controlo - que pode até ser o iniciador da conversação dando, assim, uma sensação maior de acompahnamento e apoio aos seus utilizadores. O ponto fraco é a dependência da cobertura de uma rede gsm. Este ponto fraco pode ser minimizado com um prévio anuncio, para o Centro de Controlo, de que se vai entrar numa zona sem cobertura e que se a determinada hora não se estiver de novo contactável, então é porque provavelmente se precisará de apoio. Mas, confesso, eu tentei usar este expediente mas só me apercebi de que ia entrar numa zona sem cobertura ...quando já lá estava e já não pude avisar o Centro de Controlo. Quando a Vodafone tiver uma cobertura realmento completa do território português, penso que a Teleassistência da Cruz Vermelha ganhará uma vantagem definitiva.