Página 1 de 1

Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 06, 2011 18:47
por hfilipe
A AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal em colaboração com o PNPG e o SEPNA da GNR de Braga está à procura de voluntários para uma ação de sensibilização e prevenção de fogos florestais no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A ação decorrerá de 15 de junho a 30 de setembro e quem participar tem estadia gratuita no Parque de Campismo do Vidoeiro.

Mais informação no sítio da AMO Portugal ou no blog Carris.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 06, 2011 19:06
por Osodrac Team
Voluntariado?
O PNPG que não dificulte a passagem pelo Parque a quem quer por lá passear que já se faz uma boa vigilância.
Ainda há pouco tempo por lá andei com o meu grupo de caminhadas e tinhamos restrição até 10 elementos; eramos 14, passamos a ser 7+7. Para ir aos Carris, queriam-me €152.00.
Eles que não ponham estas limitações e arranjam muitos voluntários... voluntários.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 06, 2011 21:00
por lynxpardinus
Eu acho que são coisas complementares. Se por um lado acho que a Serra de Sintra é o espaço natural português melhor vigiado aos fins-de-semana (pelas centenas de pessoas que vão para lá caminhar, fazer BTT, geocaching,...), por outro, dá-me um calafrio pensar com a serra fica deserta (e exposta) aos dias de semana.

Agora, percebo perfeitamente aquilo que estás a dizer - e concordo em absoluto! Mas não deixo de reparar que esta acção conta com o apoio do autor do blog Carris, alguém que, pelo que percebo, nutre uma verdadeira paixão pelo Gerês... e não se cansa de criticar o PNPG! (lê um bocadinho o blog que percebes que ele tem uma visão muito semelhante à que costuma ser discutida neste fórum). O que me leva a pensar que esta acção, mais do que do PNPG, é uma acção para apesar de tudo ajudar a proteger a Peneda-Gerês - e que, depois da devastação dos últimos anos, bem precisa!

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 06, 2011 21:30
por hfilipe
Sim, o autor do blog é um acérrimo defensor do PNPG e do seu usufruto para todos, desde que conscientes dos valores naturais que devem ser preservados.
Basta lerem alguns dos últimos post e repararão na forma enérgica como ele discorda da taxa de 152 euros que o ICNB cobra para emitir o parecer. É que é disso que que se trata e não de uma taxa. Pode acontecer pagarem os 152 euros e não terem autorização para a visita.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 06, 2011 21:41
por Osodrac Team
lynxpardinus Escreveu:O que me leva a pensar que esta acção, mais do que do PNPG, é uma acção para apesar de tudo ajudar a proteger a Peneda-Gerês - e que, depois da devastação dos últimos anos, bem precisa!


Claro que é para proteger. Nós temos um grupo que todos os domingos sai. Calcorreamos o Marão, o Alvão e tudo o que é serra à nossa volta. Por aqui há sempre pessol a andar seja a pé seja de btt, mesmo durante a semana. Querem maior vigilância do que esta? Já fizemos Picos e Pirinéus. É só pessoal para uns lados e para outros. Nunca nos pediram um cêntimo. Querem maior vigilância? Vem agora o pessoal do PNPG exigir pagamentos para tudo e mais alguma coisa, quando podia ser tudo mais faciliado? Não estou a ver o.pessoal que gosta do Gerês e que quer ir para lá desfrutá-loa fazer o que quer que seja contra. Nós sempre que podemos vamos para lá. Se Deus quizer ainda voltaremos este ano. Agora uma coisa é certa... chulice é que não.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: quinta jun 09, 2011 14:25
por hfilipe
O allien já tinha colocado a notícia neste post, mas como é sobre este tópico deixo também aqui o link para o artigo do Público.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: quarta jul 06, 2011 10:17
por lynxpardinus
Entretanto, mais de 170 pessoas já estão inscritas nesta acção - http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1501645

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: quarta jul 06, 2011 13:04
por Silvana
Talvez seja a única forma de se candidatar a fazer algumas das caches visadas sem ser multado.... Digo eu! :wink:

Posso até compreender a necessidade de uma licença afim de contabilizar e limitar o acesso a zonas sensíveis de forma a reduzir o impacto da acção humana, mas, de forma alguma posso concordar com o pagamento de uma taxa pelo parecer ou até pela licença.

A atitude prepotente do ICBN é a grande responsável por uma série de reacções por parte dos residentes e utilizadores locais.
Os fogos do ano passado são a prova disso!
Não creio que este assunto se resolva com mais vigilantes... [:(]

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 18, 2012 15:40
por hfilipe
Dado o sucesso alcançado o ano passado, estão abertas as inscrições para o voluntários que queiram ajudar a prevenir os fogos florestais no PNPG este verão. O moldes de participação serão idênticos e a área a vigiar deverá ser alargada.

Mais informações no site da AMO Portugal.

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 18, 2012 16:08
por rifkinda
Tens ideia de qual é o número minímo de dias que se têm de estar lá seguidos, para aceitarem alguém como voluntário?

Re: Voluntariado para prevenção de Incêndios no PNPG

MensagemEnviado: segunda jun 18, 2012 19:00
por hfilipe
rifkinda Escreveu:Tens ideia de qual é o número minímo de dias que se têm de estar lá seguidos, para aceitarem alguém como voluntário?

Já pesquisei um pouco mas não consegui encontrar informação sobre a tua dúvida. Acho que deve depender um pouco da oferta que tiverem!