• Anúncios

Dadores de sangue AB+ ou O+

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Dadores de sangue AB+ ou O+

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado set 18, 2010 12:47

Atenção que isto não é uma daquelas "correntes de solidariedade" da Internet.

O caso passa-se com a minha irmã mais nova. Teve há poucos anos um linfoma (cancro no sistema linfático), que foi tratado. Pouco depois teve uma recaída, para o que necessitou de um "tratamento de choque" que teve um resultado positivo. Aparentemente (nunca podemos ter a certeza nestes casos) ficou curada, mas deixou sequelas.

Neste momento desenvolveu uma reacção auto-alérgica, e precisa de transfusões de sangue quase constantes. A reacção alérgica estendeu-se aos possíveis dadores e, apesar de ser do tipo AB+ (receptor universal), não aceita todos os tipos de sangue.

Tudo isto para dizer que necessita de dadores, em princípio dos tipos AB+ ou O+. Dada a rejeição que agora criou, é difícil encontrar alguém que seja totalmente compatível e que não acabe por rejeitar. Quem quiser e puder colaborar terá que ir ao Hospital de S. José (Lisboa) para fazer a sua doação em nome dela, Maria Luisa Cruz Dias Almeida, que está internada no Hospital dos Capuchos.

Segundo me informaram, ao dizerem que o seu sangue se destina à Luisa Almeida irão receber a resposta que o sangue que deixam é para o Banco de Sangue e que se pode destinar a qualquer pessoa, e não apenas à minha irmã. Nesse caso deverão dizer que querem que seja para a Luisa, e deverão depois pedir um certificado do que fizeram para termos a certeza do destinatário.

Peço que me escrevam no caso de terem alguma questão, e... todos agradecemos a vossa boa vontade para ajudar a minha irmã que está, de facto, em perigo de vida.

Fernando Cruz Dias
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Dadores de sangue AB+ ou O+

Mensagempor bicho felpudo » sábado set 18, 2010 15:24

Só pode ser em Lisboa? Não consegues também cá no porto?
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Dadores de sangue AB+ ou O+

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado set 18, 2010 15:59

bicho felpudo Escreveu:Só pode ser em Lisboa? Não consegues também cá no porto?


Pois... infelizmente a organização do I.N.Sangue não tem os serviços (ainda) funcionais como seria de desejar, e a interligação entre hospitais tem muitos entraves "políticos"... Podes dar lá a indicação do destinatário, mas não há certezas que chegue onde se pretende.

Segundo a informação que obtive, o I.N.S. está a trabalhar na unificação, organização, tudo o necessário. Mas ainda vai longe o momento em que tudo estará bem.

Dou-te um exemplo concreto: a minha outra irmã é médica e directora de um serviço no hospital de Viseu. Para lhe dar sangue tem que vir a Lisboa...
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Dadores de sangue AB+ ou O+

Mensagempor Lima_Paço » sábado set 18, 2010 20:30

Bolas, sou dador de sangue (O+) e dei na 2.ª feira passada, agora só posso dar daqui a 3 meses, mas nessa altura conta comigo.
Força e votos para que tudo corra pelo melhor.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Dadores de sangue AB+ ou O+

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado set 18, 2010 21:14

Obrigado, Luis. Espero bem que daqui a 3 meses já não seja necessário...
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron