• Anúncios

Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça abr 27, 2010 10:23

Finalmente os 6 órgãos da Basílica de Mafra estão a funcionar e vai haver um concerto inaugural no dia 15 de Maio às 21 horas. Este concerto será repetido no dia seguinte, 16 de Maio, às 18 horas.

Programa:
- Sinfonia para a Real Basílica de Mafra de António Leal Moreira (1758-1819)
- Caprice sur les grands jeux de Luis-Nicolas Clérambault (1676-1749)
- Ouverture de Isfrid Kayser (1712-1771)
- Cantochão - Ave maris stella (arranj. p/ Coro e 6 Órgãos de João Vaz)
- Sonata para Órgão de Marcos Portugal (1762-1830)
- Gloria (da Missa para Coro e 6 Órgãos) de João José Baldi (1770-1816)

As duas peças com vozes serão interpretadas pelo Lisboa Cantat e, em princípio, este vosso geo-amigo vai estar lá presente no naipe dos baixos. 8-)

Não percam!

Mais informações: http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/museus_palacios/actividades_museus/ContentDetail.aspx?id=2326
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta abr 28, 2010 09:22

Novidades sobre este concerto:

A apresentação no dia 15 (sábado) é para convidados e altas individualidades (presidentes, ministros, músicos especiais, e indivíduos no género).

A apresentação do dia 16 (Domingo) é para todos. Os bilhetes, grátis, estão à disposição lá no local do concerto a partir do dia 2 de Maio, mas são limitados a 5 por pessoa até ao total dos lugares disponíveis.

Existe hipótese de eu conseguiir alguns bilhetes, mas por enquanto não é mais do que isso: hipótese. Não tenho a certeza de conseguir nem de quantos.

Alguém com interesse em assistir ao espectáculo?
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor acasim » quarta abr 28, 2010 09:37

Deve ser um espectáculo a não perder!
Infelizmente estou por fora e não posso ir, mas é possível que a malta lá de casa tenha interesse nisso. Vou avisá-las (pois, elas não lêem o fórum [:D] )

Obrigado pela informação!
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor Lima_Paço » quarta abr 28, 2010 09:48

Oh pá, vê lá se vens dar um concerto aqui mais perto, senão o pessoal daqui não te vê em actuação, apesar de, como pertences ao naipe de "baixo" e ficares atrás dos "alto" não te vemos na mesma. [:D]

As saudades que tenho de Mafra, há 25 anos passei no "Calhau" (como é conhecido "carinhosamente" pelos militares) 4,5 meses espectaculares, davam-nos cabo do canastro, mas a camaradagem era uma coisa do outro mundo, nunca vi gente tão unida. Infelizmente nunca mais lá voltei e nunca visitei o a Basílica :oops: , nessa altura a "igrejas" que visitávamos eram outras [;)] .

Edit: Editado para corrigir uns erros de palmatória. [B)]
Editado pela última vez por Lima_Paço em quarta dez 22, 2010 17:16, num total de 1 vez.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta abr 28, 2010 11:19

Lima_Paço Escreveu:como pertences ao naipe de "baixo" e ficares atrás dos "alto" não te vemos na mesma. [:D]

Por acaso estou no naipe dos segundos baixos, os mais baixos dos baixos. :lol: Mas como o pessoal vai estar em degraus, não te preocupes que me vais ver. :lol:

Só um pouco de cultura musical:
Das vozes agudas para as graves: Tenor - Contratenor (ou 2º Tenor) - Barítono (ou 1º Baixo) - Baixo (ou 2º Baixo)

E uma curiosidade coral: Na maior parte dos coros os que fazem as vozes mais baixas são... os mais altos. :lol: E neste não sai à regra. Os indivíduos mais altos do coro estão entre os 2º baixos. :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor Silvana » quarta abr 28, 2010 13:16

Tenho amigos que apreciam, moram perto e irão estar presentes! :lol:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mai 12, 2010 17:42

Não sei se alguém tentou arranjar bilhetes para este concerto, mas se não tentou nem vale a pena lá ir. Só se entra com bilhete.
Este concerto vai ser gravado pela RTP e será transmitido um dia, ninguém sabe ainda quando. Vou estar atento a ver se consigo saber quando será transmitido.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » domingo mai 16, 2010 11:33

Mais uma novidade sobre este concerto.

Ontem na estreia (que foi um sucesso) havia lugares contados e bilhetes limitados aos lugares disponíveis. Mas houve tanto barulho à entrada por quem queria assistir, que acabaram por deixar entrar quem quisesse, com ou sem bilhete.

Poderá acontecer a mesma situação hoje. Por isso, a quem interessar, mesmo sem bilhete, esteja lá à porta da basílica pelas 18h00 a ver se consegue entrar. É só uma sugestão. :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » domingo mai 16, 2010 21:40

Uma perguntinha: Alguém foi assistir a algum destes dois concertos?

Caso exista alguém que queira ir mas não conseguiu, tenho uma boa notícia: O concerto vai ser repetido nos próximos dias sábado e Domingo, 22 e 23 de Maio, às 21h30.

Mais duas oportunidades.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mai 19, 2010 10:21

GeoDuplaP&F Escreveu:Uma perguntinha: Alguém foi assistir a algum destes dois concertos?


Ninguém, bem me queria parecer. Não há mais melómanos nesta comunidade. :?
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor tmob » quarta mai 19, 2010 10:49

Nós só não fomos pois tivémos de ir ao Porto no fim de semana, mas no regresso ainda vimos o movimento de pessoas a sair, conta? :D
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mai 26, 2010 11:31

Têm aqui uma gravação feita pela esposa de um dos participantes no coro, o que estava mesmo ao meu lado.

O concerto foi composto por 1 peça tocada pelos 6 orgãos, depois 6 peças, uma por cada orgão, e mais duas pelos 6 orgãos e o coro, que são as de que dou aqui a ligação.

Sei que um dia o concerto vai ser transmitido na íntegra pela RTP, mas infelizmente ainda não sei quando.

http://www.youtube.com/watch?v=KA2Zsxn5_mk

http://www.youtube.com/watch?v=nFXUb6ETcuI
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Concerto dos 6 órgãos na Real Basílica de Mafra

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta dez 22, 2010 17:11

Está anunciado que a emissão deste concerto vai ser repetida no dia 25, na RTP2, às 20h00.

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26763&e_id=&c_id=8&dif=tv

Se alguém esteve interessado e não conseguiu ver nem em Mafra nem quando foi transmitida a gravação no dia 15 de Agosto, tem agora a oportunidade de o ver.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante