• Anúncios

Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor RaspaPT » sexta abr 16, 2010 23:19

Ora bem, não sei como está a ser acompanhada a evolução deste assunto aí por terras de Portugal, mas eu que estou (preso) em UK tenho pensado bastante nisto e é algo que me preocupa.

Não sei se vocês sabem mas Inglaterra tem o espaço aéreo fechado desde 5ª Feira à noite, e para já vai estar fechado até amanha à tarde. O grande mal é que o vulcão continua a toda a força e não parece ter intenções de parar. A última vez que entrou em erupção foi em 1821, se não me falha a memória, e esteve activo intermitentemente durante um ano. Além disso, nas ultimas três vezes que este vulcão entrou em erupção, foi um prelúdio do início da actividade de outro vulcão maior na Islândia.

O vulcão está a gerar uma nuvem de cinza que pode ser muito perigosa para os aviões. Houve um incidente à uns anos atrás em que um avião atravessou uma destas nuvens. O resultado disso foi que os 4 motores falharam. Felizmente conseguiram recuperar os motores assim que saíram da nuvem, e tudo acabou em bem.

Espero muito estar enganado, mas creio que se aproximam tempos difíceis para nós Europeus. Os prejuízos para as empresas de aviação tem sido abismais, e foi só nos últimos dois dias. 60% dos voos da Europa foram cancelados, assim como cerca de 150 dos 300 voos intercontinentais. Conseguem imaginar um mundo sem transportes aéreos?

Pode muito bem ser o início do fim do Mundo como nós o conhecemos... Ou então eu a ser pessimista e daqui a dois dias está tudo normal.

Dêem as vossas opiniões.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » sexta abr 16, 2010 23:30

Eu estou na mesma situação.

Estamos em Londres e neste momento uma amiga já teve a confirmação do seu voo cancelado.
Tudo quanto ela pode fazer é esperar por eventuais vagas. As ligações pelo Eurostar estão completas.

Nós temos voo reservado para domingo ao fim do dia e já estamos a ponderar um regresso doutra forma.

A primeira possibilidade seria via o Eurostar até Paris e a partir daí no TGV até Hendaye e depois via CP.
A outra possibilidade é apanha um Ferry até Santander e a partir daí pedir a um amigo que nos venha buscar.

De facto não sabemos bem o que fazer. Para já iremos aguardar com serenidade.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor RaspaPT » sexta abr 16, 2010 23:50

Eu tou com um bocado mais de sorte. Estou aqui em trabalho e como só ia passar o fim de semana a casa acabei por estender a minha estadia no hotel no fim de semana, que a empresa paga :evil: .

Tive uns colegas que tentaram ir para Portugal. Conseguiram apanhar o Eurostar para Paris. Chegaram lá e havia greve de comboios (pelo menos para o TGV). Alugar um carro estava impossível. Acabaram por conseguir um comboio até à fronteira de Espanha, e o pai de um deles foi lá buscá-los de carro.

Estudem bem as alternativas, porque a tendência disto a meu ver é a de piorar. Espero que para a semana os voos estejam regularizados, mas duvido muito. Senão vou arranjar uma alternativa qualquer para ir para Portugal, e só volto quando isto melhorar.

Boa sorte para a vossa viagem. Se por acaso ficarem presos na ilha, e quiserem dar um salto até Leeds, dêem uma apitadela para irmos fazer umas caches :P
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Sagitario » sábado abr 17, 2010 00:32

Ora boas, directamente a mim não, mas tenho uma colega que está a estudar em Londres que ainda por cá está...
Veio de férias da Pascoa e não consegue voltar.
Uma semana sem aulas, diz ela que aguenta, agora mais é complicado. Está a ponderar todos os outros meios.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » sábado abr 17, 2010 07:51

As últimas informações indicam que os voos já estão cancelados até às 19:00 de hoje, sábado.

Ainda ponderamos alugar um carro como alternativa, mas assim que tentamos simular uma reserva na net, desistimos de imediato porque simplesmente não havia nada.
Vamos aguardando por noticias com serenidade.

Agora começam a surgir os efeitos colaterais deste problema.
Como os espaço aéreo está encerrado, também estão enceradas as entradas de muitas mercadorias incluindo a alimentação.
Nas noticias diziam que existem reservas para alguns dias, mas o que acontece é que ninguém sabe quantos são os dias a esperar.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor manelov » sábado abr 17, 2010 11:01

Segundo um provérbio Alentejano "A cinza produz-se quando o magma interage com a água fundida do glaciar", por isso é só esperar que aquilo derreta e prontches. Um cálculo assim por alto e, sem precisão nenhuma diz que o problema vai demorar 57h36m42.4287s, a ficar resolvido.

Boa estadia por terras de Sua Majestade
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor RaspaPT » sábado abr 17, 2010 11:38

Novas informações: voos cancelados no UK até à 1hora da manha de amanha. Os ventos provavelmente vão manter esta nuvem por cima da Europa nos próximos 4-5 dias. Esqueçam os voos para já.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor bicho felpudo » sábado abr 17, 2010 12:22

Sagitario Escreveu:Ora boas, directamente a mim não, mas tenho uma colega que está a estudar em Londres que ainda por cá está...
Veio de férias da Pascoa e não consegue voltar.
Uma semana sem aulas, diz ela que aguenta, agora mais é complicado. Está a ponderar todos os outros meios.


Deixa-me fazer umas contas Imagem... A Páscoa foi no dia 4 de Abril de 2010 a erupção vulcânica na Islândia começou no dia 14 de Abril às 15h54m e só no dia seguinte é que começou a afectar o trânsito aéreo. Ora vejamos, já teve muito tempo para ir embora ( a vontade é que deve ser pouca )Imagem...
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Sagitario » sábado abr 17, 2010 13:49

bicho felpudo Escreveu:
Deixa-me fazer umas contas Imagem... A Páscoa foi no dia 4 de Abril de 2010 a erupção vulcânica na Islândia começou no dia 14 de Abril às 15h54m e só no dia seguinte é que começou a afectar o trânsito aéreo. Ora vejamos, já teve muito tempo para ir embora ( a vontade é que deve ser pouca )Imagem...


Nenhum de nós sabe dos motivos todos, mas tu não sabes de nenhum, se eu não fiz nenhum juízo de valor sobre o que lhe está a acontecer, acho estranho que o faças não sabendo de nada... ou se calhar eu é que estou errado.

Já agora, as imagens desta erupção vulcânica são de uma beleza incontestável!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagens em Boston.com
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor bicho felpudo » sábado abr 17, 2010 22:45

Sagitario Escreveu:
Nenhum de nós sabe dos motivos todos, mas tu não sabes de nenhum, se eu não fiz nenhum juízo de valor sobre o que lhe está a acontecer, acho estranho que o faças não sabendo de nada... ou se calhar eu é que estou errado.


Curioso, eu não fiz juízo de valor nenhum, só constatei um facto... Nem tão pouco estou minimamente interessada nos motivos da tua amiga, agora que não deite as culpas para um contratempo que só aconteceu 11 dias depois. Uma coisa é ser-se apanhado de surpresa como o RaspaPT, ajsa e também o torgut outra é servir-se disso para desculpa. Vê se consegues entender uma coisa, eu não estou aqui a apontar o dedo a ninguém, mas a situação da tua amiga é bem diferente dos nossos companheiros geocachers. E já agora se não és capaz de encarar isto como uma piada ( já que foi essa a minha intenção ) e se "feri" a tua sensibilidade, as minhas sinceras desculpas...


De comboio,de camioneta, à boleia,de bicicleta,de skate ou de patins, eu já lá estava...hi hi hi...
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Sagitario » domingo abr 18, 2010 00:05

bicho felpudo Escreveu:E já agora se não és capaz de encarar isto como uma piada ( já que foi essa a minha intenção ) e se "feri" a tua sensibilidade, as minhas sinceras desculpas...


De comboio,de camioneta, à boleia,de bicicleta,de skate ou de patins, eu já lá estava...hi hi hi...


Estranho, não vi ali piada nenhuma, dai ter julgado a tua suposta piada como um juízo de valor... tens uma forma muito séria de mandares piadas ;)) aceito as desculpas e já agora o voo dela estava marcado para 16...

E nem que te engalfinhasses toda e usasses os meios actualmente ao dispor, não estavas em Londres não Sra... Toma!!!
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » domingo abr 18, 2010 07:47

E como seria de esperar os nossos voos também forma cancelados.
Fomos a St. Pancras Station para comprar bilhetes para o Eurostar mas desistimos depois dos diversos avisos de lotação esgotada que davam de minuto a minuto e uma infindável fila de centenas de metros.
Sim, centenas de metros! Um fila como nunca vi.

Regressamos ao hotel, que temos de abandonar hoje para uma tentativa via internet.
Ao fim de quase três desesperadas horas de clicks e muitas mensagens de lotação esgotada, conseguimos três bilhetes apenas para amanhã às 15:00 mas sem lugar. Estamos em Overbooking :twisted:
600,00 € por três bilhetes para o comboio e tudo o que nos garantem é que permitem viajar sentados no chão!!!!! [xx(]

Teremos de ficar por Londres mais um dia e neste momento ainda não temos hotel para passar a noite.

Como amanhã, segunda-feira, não conseguimos regressar a Portugal uma vez que o único comboio parte antes de chegar-mos, teremos de pernoitar em Paris.
Ainda não conseguimos bilhetes de Paris para Lisboa. Vamos ver o que isto irá dar.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor CPTeam » domingo abr 18, 2010 09:45

Lembram-se daquela série mítica dos anos 80, chamada Allô Allô? E todas aquelas ideias malucas de tentar meter os aviadores britânicos em Inglaterra?

Pronto, agora só têm de pensar ao contrário... É para fugir de Inglaterra!
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Torgut » domingo abr 18, 2010 10:05

bicho felpudo Escreveu:
Sagitario Escreveu:Curioso, eu não fiz juízo de valor nenhum, só constatei um facto... Nem tão pouco estou minimamente interessada nos motivos da tua amiga, agora que não deite as culpas para um contratempo que só aconteceu 11 dias depois. Uma coisa é ser-se apanhado de surpresa como o RaspaPT, ajsa e também o torgut outra é servir-se disso para desculpa.


Humm? Também o Torgut? Há mais algum Torgut por aqui? :-)


Adiantes. Este tópico chama-se "Impacto na Europa do Vulcão da Islândia", mas como seria de esperar é algo de fazer doer a cabeça a muita gente, quer dizer, um tema tão intelectual, que horror. Vai dai começa o desvario de bacorada ou a história pessoal, uma e outra tendo tanto a ver com "Impacto na Europa do Vulcão da Islândia" como a receita de pastéis de xila da minha velha tia.

De facto estou algo apreensivo. É verdade que alarmismo e exagero tornaram-se membros permanentes da nossa sociedade - por falar nisso, então a gripe dos porquinhos, já não tem piada ? De um dia para o outro desapareceu da comunicação social para nunca mais ser vista, é espantoso, e mais espantoso é a incapacidade da esmagadora maioria das pessoas para apreender o mecanismo das coisas.

Parece que no século XIX o nosso amigo vulcão esteve a vomitar durante um ano, mas isso não diz nada. Pelo que consegui apurar, o vómito de partículas a uma altitude capaz de as colocar em rota de viagem já cessou. Parece que neste momento tudo o que sai de lá, vai cair ali nos arredores. Por isso, quem usa a erupção de 1821 para criar o pânico e alarmismo, tão conveniente aos Berlusconis deste mundo, esquece-se de considerar este "pequeno" factor: esteve o vulcão a cuspir resíduos capazes de viajar para paragens mais distantes? Pois é. Muito provavelmente não, o que faz disso uma falsa questão.

Quanto ao segundo vulcão, que em termos históricos gosta de se juntar à orquestra, encontrará quem procurar, que existem fortissimos indícios técnicos de que tal não sucederá.

Dito isto, não deixo de estar preocupado. Primeiro, porque há uma margem de falibilidade no que acabo de escrever; segundo, porque receio os danos causados mesmo que por um relativo curto espaço de tempo - digamos, uma semana - de interrupção nas operações de empresas como Easyjet, Ryanair, Wizzair; terceiro, porque o tecido económico é algo muito vulnerável, e as consequências de tudo isto poderão facilmente alastrar em todas as direcções; quarto porque daqui a duas semanas tenho viagem marcada ;-)
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor The Farstriders » domingo abr 18, 2010 10:30

António, estivemos à procura de alternativas para atravessarem o canal da Mancha, mas está tudo cheio. :-(
De qualquer forma aqui fica:
http://www.brittany-ferries.com/
http://www.poferries.com/

Boa sorte para o vosso regresso! :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron