• Anúncios

Aquariofilia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » domingo jan 10, 2010 18:54

SMF Team Escreveu:O meu aquário é de molinésias. É para elas que tenho regulado quer a temperatura, quer o contolo do PH, sem químicos, no entanto, coloquei 4 corydoras por causa da limpeza do fundo e um plecostomos porque tinha o aquário cheio de algas.
Entretanto, assim que consiga criar alguns daqueles alevins (que estão na maternidade), gostaria de transformar este aquário num comunitário, com muito mais flora.
No seguimento do teu comentário, qual é a tua opinião / sugestão objectiva sobre a combinação que fiz?


Como referi, a natureza tem a vantagem de se adaptar a algumas "manipulações" (como o caso dos comunitários que referes), desde que se conheçam e respeitem os seu limites.
Na aquariófilia convivem diversas opções. Os que tentam seguir os diversos biótipos e os que preferem comunitários. Não é a escolha de qualquer deles que permite catalogar como mais ou menos válidas as escolhas de cada um. É sim o conhecimento necessário para levar o empreendimento em frente, que fará a diferença em termos de sucesso.
No teu caso em particular, o meu comentário foi feito pela seguinte razão. As mollies na natureza são peixes de água salobra, pelo que dantes se aconselhava a adição de umas colheres de sal a um aquário com esses peixes. Ora o sal é mortal para as cories.
Hoje em dia, em que apenas uma ínfima parte dos peixes são felizmente, apanhados na natureza, todos eles têm uma muito maior facilidade de suportar qualquer habitat. Continuam no entanto a existir incompatibilidades e sal & corydoras é uma delas.

P.S. Há anos que perdi o contacto com a aquariófila, muito embora o "bichinho" tenha ficado. As minhas opiniões e idéias valem o que valem, e poderão estar completamente ultrapassadas.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor SMF Team » domingo jan 10, 2010 19:16

Obrigado pela tua opinião.

Por acaso pensei que as incompatibilidades tivessem a haver com a flora pois nessa área não estou muito à vontade e sei que tenho ali uma planta muito pouco adequada (lírio da paz).

Em relação às mollies, já sabia dessa sua preferência pela água um pouco salgada, mas como tenho outras espécies e sei que são uma espécie fácilmente adaptável à àgua doce, não adicionei sal.
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: Aquariofilia...

Mensagempor papaleguas » segunda jan 11, 2010 00:34

Não dava para mudar o titulo desta tread? (aquariofilia ou outra coisa qualquer...)

Maxado... os peixes que tesn são mais que suficientes para o tamanho desse aquário :)
Aquilo que vês na aquariofilia (fórum) é um exemplo de como os fórums podem conduzir para alguma investigação num hobbie. ( a cena do CO2 com a gelatina por exemplo ou a secção DYV). Claro que tudo isto passa por alguma educação. Conheço os moderadores e posso garantir que não têm muito trabalho. (esta foi a minha parte de offtopic porque depois de ler 4 posts de moderação acho que já tarda alguma acção mais... activa)

SMF. As valisnérias que tens sáo em espiral, criam-se muito bem e inclusivamente daqui a algum tempo podes usar alguns pés para trocas (mantenhoo a minha oferta de podas). Gosto do teu layou, só daí tiraria aquele moinho, mas isto +e por uma questão de parecer mais natural.

Para manteres o PH estável sem quimicos (até porque tens um efeito tampão que te pode obrigar a usar bastante nas variações de ph) considera a hipótese de adquirires um co2 da nutrafin (são baratos) que eu mando-te por mail a forma de fazeres co2 caseiro.

As molies apesar de serem de água ligeiramente salobra dão-se bem aí... o problem é se introduzires peixes pequenos daqui a um mês ou dois ... é que se forem territoriais tens o caldo entornado :)

Alien... muda lá o titulo disto para o pessoal poder trocar aqui uma impressões...

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia...

Mensagempor Maxado » segunda jan 11, 2010 00:59

papaleguas Escreveu:Não dava para mudar o titulo desta tread? (aquariofilia ou outra coisa qualquer...)

Maxado... os peixes que tesn são mais que suficientes para o tamanho desse aquário :)

Eduardo


Sim, eu sei. Até são de mais. Foi a porra dos peixes de agua fria serem mais gordos que os pequenos de agua quente que me estragou as contas (o volume é importante, não só o comprimento...).

Agora tou é mesmo preso pla iluminação, visto que os desgraçados não têm luz em condições...
Tou a pensar numa solução DYS que vi no forum, com duas limpadas casquilho E27 economizadoras presas com abraçadeiras a tampa, se bem que queria evitar as abraçadeiras pra não estra a furar a tampa.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » segunda jan 11, 2010 07:25

Solicito à moderação, no caso de ser possível, a alteração da designação do tópico para "aquariófilia"
Obrigado,
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor rifkind » segunda jan 11, 2010 09:13

allien Escreveu:Solicito à moderação, no caso de ser possível, a alteração da designação do tópico para "aquariófilia"
Obrigado,


Alterado.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Aquariofilia

Mensagempor papaleguas » segunda jan 11, 2010 13:44

Maxado Escreveu:
papaleguas Escreveu:Não dava para mudar o titulo desta tread? (aquariofilia ou outra coisa qualquer...)

Maxado... os peixes que tesn são mais que suficientes para o tamanho desse aquário :)

Eduardo


Sim, eu sei. Até são de mais. Foi a porra dos peixes de agua fria serem mais gordos que os pequenos de agua quente que me estragou as contas (o volume é importante, não só o comprimento...).

Agora tou é mesmo preso pla iluminação, visto que os desgraçados não têm luz em condições...
Tou a pensar numa solução DYS que vi no forum, com duas limpadas casquilho E27 economizadoras presas com abraçadeiras a tampa, se bem que queria evitar as abraçadeiras pra não estra a furar a tampa.


Os peixes de água fria não necessitam de muita iluminação, mas se não queres estragar adapta... vê na secção dyv da aquariofilia... não perguntes... pesquisa primeiro (eles não gostam que se pergunte sobre o que já existe antes de se pesquisar :) )

Eu não usaria casquilho... experimenta uma solução de 12 V com duas ou três lâmpadas... os casquilhos com a evaporação acabam por entrar em curto...
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » terça jan 12, 2010 19:51

Bem, resolvi o problema da iluminação.
Descobri que tinha outra tampa com calha de iluminação de lâmpada T8 de 15w da Aquapor.
A tampa em questão não servia por si só pro aquário, mas por acaso, cabe por baixo da tampa original do mesmo, sendo que apenas tive que lhe retirar a parte que bascula, pois batia na calha e não fechava em condições.

Quanto à pedra, optei então por deita-la, sendo que assim já dá mais espaço aos peixes.

Aqui fica a foto:
Imagem
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quarta jan 13, 2010 17:22

Maxado Escreveu:Bem, resolvi o problema da iluminação.
Descobri que tinha outra tampa com calha de iluminação de lâmpada T8 de 15w da Aquapor.
A tampa em questão não servia por si só pro aquário, mas por acaso, cabe por baixo da tampa original do mesmo, sendo que apenas tive que lhe retirar a parte que bascula, pois batia na calha e não fechava em condições.

Quanto à pedra, optei então por deita-la, sendo que assim já dá mais espaço aos peixes.

Aqui fica a foto:
Imagem


Ainda bem que resolveste essa questão.
Quanto ao espaço, essa poderia ser uma discussão curiosa. É que é uma questão de perspectiva (na minha opinião), já que a dita pedra ocupa o mesmo espaço, quer de pé quer deitada (isto se não enterrarmos parte significativa da cuja).
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quarta jan 13, 2010 19:58

Claro, ela continua a ter o mesmo volume, onde quis dizer mais espaço foi ao nível intermédio e alto do aquário em que os peixes costumam andar.
Assim já não têm um menir ao meio do aquário, do qual se tinham que desviar.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quarta jan 13, 2010 21:15

Maxado Escreveu:Claro, ela continua a ter o mesmo volume, onde quis dizer mais espaço foi ao nível intermédio e alto do aquário em que os peixes costumam andar.
...


Bem pensado! Não conheço o comportamento desses peixes, mas a observação supera qualquer duvida.

Hoje em dia já pouca coisa, nesse aspecto, se aproveita dos conhecimentos passados. Mas como curiosidade lembro que os manuais antigos recomendavam cuidado na colocação de "materiais com arestas agudas" em aquários de peixes tropicais de água doce. Já que os mesmos não estando habituados a lidar com isso podiam-se ferir, ao contrário dos seus "parentes" de água salgada.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » sexta jan 15, 2010 21:15

Bem, visto a falta de espaço pros meus meninos, tenho andado a dar uma volta pla parte de DIY do aquariofilia.net e estou a estudar a hipótese de montar um aquário de raiz.
Tou a pensar montar um com 100cm(C)x50cm(L)x40cm(A) ou seja, 200 litros.

Escolhi fazê-lo mais baixo pra haver mais iluminação a chegar ao fundo sem ter que carregar em iluminação e com mais largura em relação a altura, pois acho que será melhor pros peixes terem mais área do que altura.

Como nunca construí nada em relação a aquários, precisava de umas dicas sobre que filtragem usar, iluminação, sistema CO2, substratos pois quero planta-lo e que plantas poderei colocar visto ser aquário de agua fria (de momento tenho 2 anubias), etc...etc.

Os peixes são 1 telescópio, 2 shubunkin e 2 orandas.

Aceitam-se sugestões/criticas/opiniões/etc...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor CPTeam » sexta jan 15, 2010 22:37

Maxado Escreveu:Bem, visto a falta de espaço pros meus meninos, tenho andado a dar uma volta pla parte de DIY do aquariofilia.net e estou a estudar a hipótese de montar um aquário de raiz.
Tou a pensar montar um com 100cm(C)x50cm(L)x40cm(A) ou seja, 200 litros.

Escolhi fazê-lo mais baixo pra haver mais iluminação a chegar ao fundo sem ter que carregar em iluminação e com mais largura em relação a altura, pois acho que será melhor pros peixes terem mais área do que altura.

Como nunca construí nada em relação a aquários, precisava de umas dicas sobre que filtragem usar, iluminação, sistema CO2, substratos pois quero planta-lo e que plantas poderei colocar visto ser aquário de agua fria (de momento tenho 2 anubias), etc...etc.

Os peixes são 1 telescópio, 2 shubunkin e 2 orandas.

Aceitam-se sugestões/criticas/opiniões/etc...


Ora bem...

Vidro: Não sei quanto ficará comprar o vidro e... DIY, mas nós "just in case" mandámos fazer o aquário a quem percebe da poda. Ficou-nos em 200€, mas tem 12mm de espessura e 10 anos de garantia do silicone (o seguro morreu de velho... e falido [:D] )
Filtro: A capacidade do filtro tem de ser no MÍNIMO 3x a capacidade do aquário. Para esse aquário, tens de usar um de, pelo menos 600L/h. Pelo que tenho visto nos fóruns existem apenas duas marcas: a EHEIM e as outras!
Iluminação: A regra dos sábios manda aplicar 1W por litro de água, ou seja 200W. Mas os sábios não conhecem as lâmpadas fluorescentes dedicadas. No nosso caso, temos para 400L, 360W, o que é um exagero pois as lâmpadas que estamos a usar são GRO-LUX (especiais para plantas*) e as AQUASTAR são apenas para ficar mais bonito. No teu caso (e pensando numa iluminação DIY) colocaria 6 lâmpadas T8 de 80 e tal centímetros (4 GROLUX + 2 AQUASTAR). Ah... e aumenta lá a altura do aquário, ai para os 50cm. Vais ver que melhoras o aspecto da coisa.
CO2: Aqui tens duas hipóteses, ou compras uma botija já com tudo (à volta de 260€ cá ou 160€ do estrangeiro) ou fazes um DIY. Tudo depende da exigência das plantas e/ou do equilíbrio que queres manter no aquário.
Substrato: Fértil. Ponto final... ou então teres sempre à mão fertilizante liquido.
Água fria: ???????? então depois de uma lista de material semi-profissional, vais querer poupar 15€ na resistência????? Mete água quente, pá! os peixes de água fria também gostam (alguns...)
Plantas: Nós começámos por desenhar o hardscape. Trouxemos umas pedras de xisto cinzento da Sertã e também umas pedras roladas da ribeira. Depois fui aos sites de plantas e tentei ver o tipo de plantas que gostaria de ver em cada zona. Depois de escolhido o tipo de plantas, seleccionei as que: (1) fossem compatíveis com a nossa iluminação, (2) se encontram facilmente nas lojas (3) estivessem dentro dos parâmetros de temperatura e pH da água.

E prontes... ainda estou à espera das plantas... :|

* engraçado que o pessoal que mais usa estas lâmpadas é o pessoal do cultivo do cannabis. Porque será?
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » sábado jan 16, 2010 00:12

Maxado Escreveu:Bem, visto a falta de espaço pros meus meninos, tenho andado a dar uma volta pla parte de DIY do aquariofilia.net e estou a estudar a hipótese de montar um aquário de raiz.
Tou a pensar montar um com 100cm(C)x50cm(L)x40cm(A) ou seja, 200 litros.

Escolhi fazê-lo mais baixo pra haver mais iluminação a chegar ao fundo sem ter que carregar em iluminação e com mais largura em relação a altura, pois acho que será melhor pros peixes terem mais área do que altura.

Como nunca construí nada em relação a aquários, precisava de umas dicas sobre que filtragem usar, iluminação, sistema CO2, substratos pois quero planta-lo e que plantas poderei colocar visto ser aquário de agua fria (de momento tenho 2 anubias), etc...etc.

Os peixes são 1 telescópio, 2 shubunkin e 2 orandas.

Aceitam-se sugestões/criticas/opiniões/etc...


Tenho muito respeito pelo pessoal que se afoita pelo DIY (que me lembre apenas me atrevi na produção de CO2 e no eclodir de artémia), mas pensar que por uma pequena falha, totalmente admissível em amadores como nós, poderia ter 200l de água pelo chão da casa...! Ná, na construção do aquário não.

Quando mandei fazer um aquário por medida, foi 100x50x60, porque a idéia inicial era e foi, bastante substrato (mais ou menos 10cm) para não ter problemas com o enraizamento das plantas. Numa segunda fase a altura já era superior ao necesário (mais à frente explico porquê). Mas penso que 100x50x50 é o ideal.

Para filtragem e para poupares dinheiro, tempo e aborrecimentos a marca referida no "post" acima é a ideal. E falo por experiência própria e com termos de comparação.

Quanto ao resto digo-te como prepararia esse aquário.

Substrato de areão negro, 4cm na traseira, menos de 1cm na frente do aquário (para dar perspectiva). Alguns, poucos, seixos rolados de dimensão generosa e tonalidade do teu agrado. 3 ou 4 troncos, 1 de desenvolvimento vertical os outros horizontal. Anúbias são óptimas e salvo erro existem diversas espécies, não precisam de substrato, prende-las com linha de costura aos troncos e elas agarram-se e desenvolvem-se maravilhosamente.

Não precisas de substratos especiais, não precisas de CO2, não precisas de iluminação dedicada e tens a aspiração de sedimentos facilitada.
Só não tenho a certeza das necessidades das anúbias em termos de temperatura. Vê um "link" da Trópica que deixei por aí.

É só uma ideia.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor papaleguas » terça jan 19, 2010 13:55

Há uma empresa em setúbal que faz os aquários por medida e não são caros, mas se quiseres indico-te uma loja que tem aquários da hagen a muito bom preço... tal comom já te disseram eu não faria o meu... àgua na sala não é bonito :)

A questão da altura nas plantas é secundária porque se quiseres plantas altas... pensa antes no que queres lá dentro e depois pensa no que poderás colocar cá fora.

Se quiseres ter uma ideia, eu mando-te um livro em pdf com vários hardscapes... Já agora quem quiser tenho cerca de 100 livros em PDF incluindo a "biblia" do aquário :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

cron