• Anúncios

Aquariofilia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » terça jan 19, 2010 15:19

papaleguas Escreveu:Há uma empresa em setúbal que faz os aquários por medida e não são caros, mas se quiseres indico-te uma loja que tem aquários da hagen a muito bom preço... tal comom já te disseram eu não faria o meu... àgua na sala não é bonito :)

A questão da altura nas plantas é secundária porque se quiseres plantas altas... pensa antes no que queres lá dentro e depois pensa no que poderás colocar cá fora.

Se quiseres ter uma ideia, eu mando-te um livro em pdf com vários hardscapes... Já agora quem quiser tenho cerca de 100 livros em PDF incluindo a "biblia" do aquário :)

Eduardo



Para quando se reformarem :))

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2009.cgi

Edit: recomendo a secção "Biótipos"
Editado pela última vez por allien em terça jan 19, 2010 15:36, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor CPTeam » terça jan 19, 2010 15:25

papaleguas Escreveu:Há uma empresa em setúbal que faz os aquários por medida e não são caros, mas se quiseres indico-te uma loja que tem aquários da hagen a muito bom preço... tal comom já te disseram eu não faria o meu... àgua na sala não é bonito :)

A questão da altura nas plantas é secundária porque se quiseres plantas altas... pensa antes no que queres lá dentro e depois pensa no que poderás colocar cá fora.

Se quiseres ter uma ideia, eu mando-te um livro em pdf com vários hardscapes... Já agora quem quiser tenho cerca de 100 livros em PDF incluindo a "biblia" do aquário :)

Eduardo


Creio que estás a falar da Scalare. Só não comprei o nosso lá porque o aquário+gasóleo+portagens (do UMM), ficava mais caro do que quase à porta de casa... Mas fiquei com muito boa impressão desses senhores.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » terça jan 19, 2010 18:49

Eu ainda ando na parte de ver preços e angariar ajuda prá construção :D . Haaa e muito importante, saber se o móvel se aguenta com o peso. :??
Julgo que me irei manter plos 40cm de altura, de modo a reduzir um pouco a quantidade de água e respectivo peso.
A sugestão do substrato de areão negro agradou-me e juntamente com isso penso colocar apenas um (ou talvez dois...) troncos de videira com as pontas para baixo, de modo a imitar as raízes de árvores junto à agua (tipo na Amazónia), com algumas anubias presas a elas, que já tenho.

No caso de colocar apenas um tronco, ficará a um canto e colocarei no outro canto algumas pedras possivelmente claras, com umas plantas baixas, deixando o centro e cimo do aquário livre para os peixes poderem "navegar" à vontade.

No caso de achar que tenha espaço pra colocar os dois troncos, colocarei um a cada ponta, com anubias e as pedras e plantas mais baixas ficarão a meio, deixando senpre a zona central media e alta livres.

Tenho que me agarrar ao papel e começar a fazer esboços.

Uma outra coisa, ja andei de volta do aquariofilia.net a procurar informação, mas tá dificil. As folhas das anubias tão a ganhar algas escuras, de resto todo o aquario tá limpo... Fiz recentemente um TPA de 1/3 da água, limpei o filtro e adicionei zeo-carb novo, mas não tou a ter resultado nas algas...

Ajudas?

PS: Eduardo, se puderes mandar ai os que achares mais interessantes, tas à vontade, penso que tens o meu mail. Abraço.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor elpombero » terça jan 19, 2010 20:00

Vocês, com essa conversa toda, estão a abrir-me o "apetite" para me meter numa de "peixeirada"... leia-se aquariofilia...
Podem parar com isso???
Nunca pensei que fosse preciso ser "Master" para "plantar" peixes num aquário!?!?!
Ele é areão não sei das quantas, plantas xpto, Co2, Co3, Co sei lá que mais...
Agora a sério: deve ser uma actividade muito interessante. Tenho um grande amigo :D , que já teve aquários espectaculares, mas nunca pensei no que todo aquele interesse envolvia.
Mais: tenho visto imagens dos vossos aquários que mais parecem fotografias!!! :clap:
Ó grande amigo :D , em vez de andares a partir :shock: o que lá tens... reorganiza tudo e volta (estás perdoado!!) O do escritório estava um espectáculo....
Para os que se têm queixado que isso dá muito trabalho (e deve dar!!!) "atão" e que tal uma visita ao "Peixiário" de Mora??... Fica o convite...
Cumprimentos aos "peixófilos"...
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Aquariofilia

Mensagempor SMF Team » terça jan 19, 2010 21:52

Bem, o meu aquario já teve melhores dias :? dos 17 alevins já só sobram 10 e as plantas não crescem.
Vou mesmo ter que comprar um sistema de CO2, ví um da sera mas é um pouco caro.
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: Aquariofilia

Mensagempor CPTeam » quarta jan 20, 2010 12:18

SMF Team Escreveu:Bem, o meu aquario já teve melhores dias :? dos 17 alevins já só sobram 10 e as plantas não crescem.
Vou mesmo ter que comprar um sistema de CO2, ví um da sera mas é um pouco caro.



Duvido que o desaparecimento dos alevins tenha a ver directamente com o CO2...

Quanto ao CO2, experimenta ver os DIY no aquariofilia.net. O meu cunhado tem-se safado bem com ingredientes caseiros dentro de uma garrafa de 1,5L.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Aquariofilia

Mensagempor papaleguas » quarta jan 20, 2010 17:23

As plantas a ficarem pretas... é tipo "barbas" ou tipo ferrugem na folha?

Se for "barbas" tira o zeo carb e compra fos-ex e utiliza no filtro no máximo durante 5 dias (é sinal que tens os fosfatos altos)
Caso seja nas folhas... andas a dar comida ou a mais ou de fraca qualidade e suja as plantas. Se tiver buraco amarelo à volta é falta de ferro.

O material escrito que tenho não posso enviar por mail, enviem-me uma PM com as moradas (eu envio o respectivo formato... aquilo é muito material).

Quanto aos sistemas de CO2...

Eu uso um sistema caseiro, mas que foi adaptado do da nutrafin (aquele do labirinto). Depois de se acabarem os reagentes podes usar açucar, fermipan e bicarbonato. Podes optar ainda pela solução com gelatina que dura mais.
O aconselhável é um sistema dedicado com uma elecrovávula, mas isso custa dinheiro...

Não se esqueças que o co2 mal utilizado baixa o PH da água e pode afectar a fauna.

Se quiseres a receita, eu mando-te o esquema com as quantidades de ingredientes.

Eduarrdo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quinta jan 21, 2010 11:23

papaleguas Escreveu:As plantas a ficarem pretas... é tipo "barbas" ou tipo ferrugem na folha?

Se for "barbas" tira o zeo carb e compra fos-ex e utiliza no filtro no máximo durante 5 dias (é sinal que tens os fosfatos altos)
Caso seja nas folhas... andas a dar comida ou a mais ou de fraca qualidade e suja as plantas. Se tiver buraco amarelo à volta é falta de ferro.



Penso que é mesmo só as barbas. (Ainda pensei agarrar numa gilete...)
Comida a mais não me parece, não tenho o habito de abusar e isto até são peixes que comem bem.
A comida é Nutrafin Max em granulado pra peixes tropicais, com baixo teor de cinza e fosforo (dizem eles, plo menos)
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor papaleguas » quinta jan 21, 2010 14:06

é fosfatos a mais... coloca por uma semana um removedor de fosfatos no filtro :)

Ahhh... os remosvedores de forsfatos não se deitam fora, secam-se e dá para um ano... a zeolite também... lava-se e coloca-se um dia em salmoura liquida e deixa-se secar ;)

Eduardo

PS: se tiveres carvão no filtro ... tira
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quinta jan 21, 2010 15:00

Maxado Escreveu:Uma outra coisa, ja andei de volta do aquariofilia.net a procurar informação, mas tá dificil. As folhas das anubias tão a ganhar algas escuras, de resto todo o aquario tá limpo... Fiz recentemente um TPA de 1/3 da água, limpei o filtro e adicionei zeo-carb novo, mas não tou a ter resultado nas algas...

Ajudas?

PS: Eduardo, se puderes mandar ai os que achares mais interessantes, tas à vontade, penso que tens o meu mail. Abraço.


Penso que o Eduardo já deu a solução. No entanto e para "memória futura" vê se isto interessa!

http://www.aquariumalgae.blogspot.com/

P.S. Na minha opinião o melhor método, para controlar todos esses parâmetros, é simplesmente a troca parcial de água. Tendo o cuidado de analisar se a água a introduzir está dentro das nossas necessidades.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quinta jan 21, 2010 15:18

elpombero Escreveu:
...
Ó grande amigo :D , em vez de andares a partir :shock: o que lá tens... reorganiza tudo e volta (estás perdoado!!) O do escritório estava um espectáculo...


Hei-de voltar...! Até porque houve um "pormenor" que me ficou atravessado [:(]
O do escritório foi mais uma alarvidade minha :? Os livros, das prateleiras acima do aquário, começaram a ficar com as folhas de um lindo tom amarelado, a humidade não perdoa.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quinta jan 21, 2010 15:20

Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor jony-kid » sábado jan 23, 2010 10:10

Ora aqui está mais um aquariofilista.

Já tive reprodução de escalares e de vários viviparos, mas a minha onda neste momento são os Discus.
Já cá tenho em casa 2 exemplares no meu comunitário (ligeiramente plantado)

A todos os aquariofilistas um grande abraço.
jony-kid
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: quinta jan 21, 2010 09:40
Localização: Pedroso \ Vila Nova de Gaia

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » segunda jan 25, 2010 18:26

Antes de mais, bem-vindo jony-kid.

Pois é, hoje variei e dei "uma geral" ao aquario.
Retirei as plantas artificiais, separei alguns rebentos de anubias e plantei-as mais afastadas.
Retirei o "pote" e deixei apenas as duas pedras uma a cada canto traseiro +/-.
Alisei o areão e subi a parte de trás (fica logo com outro aspecto).
Sifonei e fiz TPA de 1/3 de água.

Ainda fui ao meu vendedor habitual de peixes procurar um removedor de fosfatos por causa das "barbas" que ficaram nas anubias, mesmo depois de as ter limpo, mas como tava fechado, fui a um outro sitio onde não aconselho a compra de peixes, mas tem bastante material de aquariofilia a preços mais acessíveis, onde comprei Algovec da Sera (era o que havia), um removedor de algas.

A agua nova do TPA foi tratada com Aqutan da Sera e toda a agua levou Plantamin também da Sera, pras plantas.

E como mencionado plo Eduardo, retirei o carvão do filtro, não limpei foi o bio-max nem as esponjas.

Fiz um teste rápido da Sera(daqueles das tiras de papel) e tive os seguintes dados:

NO3: 25 a 50
NO2: 0 a 1
GH: <3
KH: 0 a 3
PH: 7.2

(amanha volto a medir, depois de a agua rodar bem plo filtro)

Acho que tá tudo nos trinques, excepto o NO3 que tá alto, mas deve ficar resolvido quando colocar o carvão no filtro, na próxima TPA, caso as algas "fujam".
A água tá um bocado branca, de ter sido muito mexida, mas assim que aclarar, tiro umas fotos e coloco aqui.

Que me dizem das alterações e parâmetros da água?

Haaa! e amanha já devo meter o CO2 caseiro como a receita deste fórum.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » segunda jan 25, 2010 19:45

jony-kid Escreveu:Ora aqui está mais um aquariofilista.

Já tive reprodução de escalares e de vários viviparos, mas a minha onda neste momento são os Discus.
Já cá tenho em casa 2 exemplares no meu comunitário (ligeiramente plantado)

A todos os aquariofilistas um grande abraço.



"Tou" de relações cortadas com esses "cavalheiros". Como dizia alguém, é o único peixe capaz de morrer de ataque cardíaco.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

cron