• Anúncios

Aquariofilia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Aquariofilia

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda fev 01, 2010 17:16

Estou a gostar de ver as vossas conversas! Sinceramente, admiro a paciência e o gosto com que o fazem. :lol:
Eu acho que não teria paciência para me dedicar, como vocês fazem, a uma actividade destas. "Acho" porque não posso dizer que nunca o farei. Sei lá! Até pode ser que um dia... :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Aquariofilia

Mensagempor papaleguas » segunda fev 01, 2010 17:41

Fernando.

Por mais engraçado que pareça, este hobby trás bastantes coisas engraçadas nas quais nunca tinhamos secalhar pensado.
1º o Grande vicio de criar o aquário, planear, contruir, modificar e no fim encher.
2º Escolher os peixes, investigar cada um deles e seleccionar os que queres
3º quando colocas os peixes e os vês a nadar por ali fora... começas a pensar em criar os nichos para cada um deles e o aquário começa a compor-se
4º Quando as plantas pegam e rebenta o verde... crias a fusão entre as plantas e os peixes.

5º Por mais parvo que pareça... nada é mais relaxante que o silêncio de uma sala escura só com a luz do aquário ligada e uma cadeira em frende a ver aquela malta a passear.

Por fim... manteres os peixes e as plantas é como manter um jardim... está lá um pouco de trabalho teu.

Para mim é um escape semanal, dar um toque aqui e um toque ali nas plantas obeservar os peixes...

Vale a pena :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda fev 01, 2010 17:48

Pois, imagino que tens razão! É como o geocaching... por mais parvo que pareça fazermos 300 km para descobrirmos (ou não) uma caixita escondida e voltar para trás todos contentes. :lol: Ou fazer os mesmos 300 km para irmos esconder uma e ficarmos todos contentes quando vemos que alguém fez outros 300 km para a ir descobrir. :lol:

Tens razão, de certeza! Por isso digo que até pode ser que um dia me dedique a isso. A-ver-vamos... :-D
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » segunda fev 01, 2010 19:16

Eu já tive em tempos passados musgo em aquários de agua quente e danava-me tanto com ele que acabava sempre por o tirar.
O musgo é agora pra experimentar, pois tenho quem mo dê e não preciso de gastar euros.
Posteriormente estou a pensar colocar ricia nas pedras com o tal fio de pesca e cuba naquele espaço vazio. O problema é que os peixes que tenho segundo consta, chamam um figo à cuba, por isso estou na duvida.
Vou ver como eles se portam com estas plantas, espero que não ganhem o habito de as desenterrar, ou terei de arranjar uma artimanha pras prender no fundo, se bem que a colocação do tronco e do xisto é pensada de modo a evitar que lhes apeteça ficarem "apertados" ao irem junto das raizes das plantas.
Mais tarde, conforme os habitos que eles ganhem e conforme o desenvolvimento dos plantas, estudo o resto.

Fernando, se te quiseres iniciar, diz qualquer coisa que eu plo menos um aquario de uns 60lts artesanal tenho e plo resto do pessoal, deves conseguir arranjar quase tudo pra começar, sem grandes gastos.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda fev 01, 2010 23:10

Obrigado, Maxado. Eu sei que posso contar com a vossa ajuda e até já "fiz um filme" de como iria começar. :lol: Mas posso aplicar aquela velha frase: Podes ir esperando sentadinho. 8-)
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quarta fev 03, 2010 00:01

Hoje chegaram as plantas que encomendei.
Quando cheguei a casa e me dirigi à caixa de correio a fim de recolher os AR's pra ir levantar as plantas ao posto dos correios... descubro que tinha as plantas dentro da caixa do correio...
Ora bem... o tempo até tem tado ensolarado com um sol a querer dar a graça do seu calor e a frente do meu prédio apanha sol enquanto houver...
Pensei...
- Já tenho sopa pro jantar...
Agarrei no correio à pressa, subi as escadas, entrei em casa direito ao aquario, saco do canivete e toca de abrir os sacos das plantas e colocá-las em agua mais fresquinha...
Sinceramente, fiquei decepcionado com as Rotalas. Os pés são tão pequenos que nem se vêm no local que lhes escolhi, plo menos enquanto não crescerem e ainda por cima são tipo "poda", sem raiz, plo que ainda vou ver se pegam.
Por outro lado, fiquei muito satisfeito com a Blyxa, que é maior do que eu esperava e que até foi bom, pra esconder bem as Rotalas até elas crescerem.
Lá limpei o xisto com agua corrente e esfregão (sem detergente claro) e fervi-o durante cerca de 30 min.
O pior foi depois arrefece-lo... Lá tive que ir jantar e deixa-lo na varanda, enquanto os coitados dos peixes esperavam nos "garrafões".
Jantar já tratado, foi hora de voltar ao aquario.
As pedras já tinham arrefecido, estava por isso na altura de as colocar no aquario.
Acabei por não fazer a montagem de xisto num lado e o tronco com a anubia no outro, visto que ainda não tratei o tronco, plo que usei os pedaços mais pequenos num dos lados, sobrando apenas dois médio pro outro, e que não cabiam lá os dois, tendo eu escolhido um deles.
No espaço aberto ao centro coloquei as anubias apenas no substrato (não é o melhor mas por ora tem que ser).
Depois disso tudo, juntei agua nova pra preencher a velha que tirei, coloquei um resto (pouco, amanha tenho que comprar mais) de plantamin e aquasafe.
Por fim, coloquei os peixitos, que por vezes já se aventuram plo meio das plantas, o que eu espero que não seja habito plo menos ate elas enraizarem...
O resulto foi este:
Foto geral
Imagem

Adornos no lado esquerdo:
Imagem

Adornos no lado direito:
Imagem

As anubias ao centro, que além das "barbas" que penso estarem a desaparecer, tão a ficar com as folhas escuras:
Imagem

Lateral esquerda:
Imagem

Lateral direita:
Imagem

A agua ainda está esbranquiçada da revolução e da TPA.
Algumas coisas brancas que se vêm nas plantas, são do aquasafe, que não foi bem mexido antes de usar.
As fotos tambem não são as melhores, pois foram tiradas com o telele.

Amanha logo digo se ainda tenho plantas no fundo ou se anda tudo à tona...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 03, 2010 08:32

Essa descrição toda e o ânimo com que a fizeste faz-me ter vontade de me atirar a essa actividade. :D
Nós temos um peixe (num aquário esférico, que a filha recebeu no aniversário) parecido com este, assim com olhos saídos, mas de cor laranja. É claro que não faço a mínima ideia do nome dele nem quaisquer características.
Maxado Escreveu:Imagem

Maxado Escreveu:Lá limpei o xisto ... e fervi-o durante cerca de 30 min.
Para que é preciso ferver durante 30 minutos? Não me digas que vais fazer sopa de pedra... :lol:

Maxado, admiro a tua paciência e o gosto com que fazes toda essa preparação e te dedicas a isso e o jeito e imaginação no trabalho todo! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quarta fev 03, 2010 15:33

Esse peixe é o chamado telescópio.
O meu por acaso foi-me oferecido, porque estava também num sitio muito pequeno.
A montagem ontem deu trabalho, mas plo que pude apreciar esta manha assim de relance, já tinha plantas a boiar...
Acho que vou tentar uma solução em que pensei.
Ata-las a palitos e enterrar os palitos atravessados no areão pra ver se elas se agarram plo menos até enraizarem.
Ou seja, hoje vou ter outra briga... desgraçados dos peixes...

As pedras foram fervidas pois alem de as limpar mais um pouco, confirmo o óbito dos bichos maus que lá possam vir. :D :D
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 03, 2010 15:36

Maxado Escreveu:o óbito dos bichos maus que lá possam vir. :D :D

Coitados dos bichos maus! Também têm direito à vida! :D E além disso os animais são nossos amigos! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quarta fev 03, 2010 17:35

Realmente, ao chegar a casa hoje, constatei que tinha umas plantas no cimo da agua e como o tuga manda desenrascar lá optei pra solução do palito:

Imagem

Só plantei assim as que estavam a boiar, por isso é normal que nos próximos dias apareçam mais umas quantas, mas num instante levam o mesmo tratamento.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor Lima_Paço » quinta fev 04, 2010 10:03

Maxado, e já agora todos os outros, admiro a vossa paxorra, capacidade de improvisação, etc.. No fim não há dúvida que criam "objectos" de relaxe espectaculares.
Agora um off-topic, on-topic: Já alguém reparou no aquário que está por detrás dos gajos do "5 para a meia-noite" na RTP2, aquilo tem cá um tamanho..., tem poucas plantas, mas os peixes são muito giros.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quinta fev 04, 2010 13:47

Lol, ja reparei e ainda ontem descobri que conheço o gajo que o montou :P

PS: Mesmo com os palitos, os gajos arrancam-me as plantas... tou tramado, não tarda vão pra frigideira e volto à agua quente...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Aquariofilia

Mensagempor Lima_Paço » quinta fev 04, 2010 15:15

Maxado Escreveu:PS: Mesmo com os palitos, os gajos arrancam-me as plantas... tou tramado, não tarda vão pra frigideira e volto à agua quente...


Em vez dos palitos, ata-as a uma chumbada da pesca mas sem anzol ao lado 8-)
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Aquariofilia

Mensagempor allien » quinta fev 04, 2010 18:34

Maxado Escreveu:Lol, ja reparei e ainda ontem descobri que conheço o gajo que o montou :P

PS: Mesmo com os palitos, os gajos arrancam-me as plantas... tou tramado, não tarda vão pra frigideira e volto à agua quente...


Poderás tentar qualquer coisa deste género " http://www.crystalred.eu/detalhe.php?art=94 ", mas o mais fiável é atares as raizes de "anúbias" a pequenos troncos e enterrá-los no areão.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia

Mensagempor Maxado » quinta fev 04, 2010 19:32

O link na ta a dar...
As anubias não são problema, não sei porque não tocam nelas.
O problema são as rotalas que não têm raiz e as blyxas que ainda não agarraram ao areão.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron