• Anúncios

Aquariofilia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Aquariofilia...

Mensagempor Lima_Paço » sexta jan 08, 2010 14:31

rifkinda Escreveu:... E podem sair uma semana de casa para ir esquiar (por exemplo) e deixar os peixes sem vigilância? ...


Poder podem, mas também lhes pode acontecer o que aconteceu a um tio meu por duas vezes:

1 - Foi de férias, a luz faltou, o oxigenador não voltou a ligar-se e quando chegou os pobres peixes estavam quase todos mortos. [xx(]
2 - Noutras férias o termostato avariou e a temperatura subiu de tal maneira, que quando o meu tio chegou os peixitos estavam todos cozidos. :roll:

Posto isto o aquário foi arrumado na arrecadação e acabaram-se os peixes. :shock:

Nota: isto passou-se à pelo menos 20 anos, provavelmente as novas tecnologias já prevêm estas situações, sinceramente desconheço.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 14:37

rifkinda Escreveu:Tirem-me uma dúvida... eu tenho a ideia que um aquário com peixes é algo muito exigente a nível de tempo (para não falar no dinheiro envolvido). Porque tem de se monitorizar o PH da água e a temperatura, andar de olho nos peixes a ver se eles não se comem uns aos outros, dar comida na dose certa todos os dias, limpar o aquário, etc...

Com este novo hobby, terão tempo para o geocaching? E podem sair uma semana de casa para ir esquiar (por exemplo) e deixar os peixes sem vigilância? É que não podem propriamente levar os peixes de férias convosco, como fariam com um cão ou um gato...

Rifkinda


Hoje em dia as coisas estão tremendamente facilitadas. Há automatismos para quase tudo, o limite é mesmo o dinheiro. Há no entanto de ter em atenção o local onde vai ficar colocado o aquário. Se num local como uma "marquise" ou semelhante a quantidade de elementos com um aspecto estético menos conseguido poderá não incomodar, já numa sala os cuidados terão de ser outros.

Quanto à automatização
Por exemplo:
PH/DH - sondas e dispensadores
Temperatura - termóstatos e resistências
Andar de olho... - ter cuidado na selecção prévia
Limpar o aquário - um sistema de filtração cuidado ajudará, mas nunca descobri o conjunto ideal, mas juro que tentei com afinco...
Sair de casa - na boa! alimentador automático

Conjugar com outros hobbies? tenho a impressão que o que mais peso tem é a idade a paciência e a boa gestão da "agenda".
Dinheiro!? Depende do que se pretende.

Já me deixei disso faz agora mais ou menos sete anos, mas vos garanto que cá em casa a família ainda hoje tem saudades.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 14:47

prodrive Escreveu:Falas por experiência própria? Pareces mesmo ser entendido nessa coisa da peixeirada :clap:


Nas suas várias vertentes.

Repara, pratico pesca de superfície quer no mar quer em água doce. Pagando as respectivas licenças, já que não gosto de subverter as regras das actividades que pratico.
Tive durante muitos anos a aquarifilia como hobby, actividade essa que me granjeou inúmeras amizades, graças ao meu feitio afável e respeitador.
Pratiquei, também durante quase uma década", mergulho com escafandro autónomo, o que me possibilitou descobrir quais os meus limites, e adaptá-los, em situações de "stress" aquatico.

Como vês o "meio aquático" não me é desconhecido. :pop:
Editado pela última vez por allien em sexta jan 08, 2010 15:00, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 14:54

acasim Escreveu:Depois deste post do MAntunes não resisti a por aqui uma foto de um combatente que tive há uns anos, quando ainda tinha aquário. São de facto peixes lindos!!

Imagem


[off-topic do off-topic]
Quanto ao resto que se passou acima neste tópico, o pessoal anda um bocado enervado... parece que têm prazer em andar a chatear os outros, pegar-se com os outros, e dar trabalho aos moderadores. Não ganham nada com isso... nem ninguém...
[/off-topic do off-topic]

Abraços,
Antonio


São realmente peixes lindíssimos, mesmo que esta "variedade" só apareça em cativeiro, são peixes "trabalhados". Lembro-me de passar horas esperando, numa determinada loja, que chegassem as importações numa vã esperança que algum "selvagem" viesse por engano. Nunca tive essa sorte. Mas acabei por à falta de melhor reproduzir desses "bettas".
O que me colocou outro problema, mas isso são outras estórias.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 14:58

MAntunes Escreveu:Também tive esse hobby, durante uns 5 anos. Água quente. Gostava especialmente dos combatentes, com aquelas grandes caudas, e dos escalares mas os sacanas papavam os cardinais todos. Mania de ter os peixinhos bonitos todos juntos. Ao chegar aos 500 contos de gasto, desisti, comprei um GPSr e mudei de hobby. :-)


E passe o exagero, pelo preço de dez cardinais comprava-se, para o almoço, um robalo (de "aviário").
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 15:19

CPTeam Escreveu:Oops... Parece que lancei o mote para uma peixeirada... :oops: :oops: :oops:

Tal como referi no outro tópico, cá em casa estamos a preparar a "banheira" (a Cátia cabe lá dentro na boa!)

Está ainda em fase de montagem e tem 150x60x45 (CxAxL). 405 Litros brutos feitos por encomenda pela módica quantia de 200€. O móvel também o mandámos fazer, mas juntamente com a mobília da sala. Só tivemos de o reforçar com um "esqueleto" de cantoneiras em aço.

A iluminação é DIY (Do It Yourself) e o que fiz foi basicamente um tabuleiro em madeira para meter por cima do aquário e pintei com verniz o mais parecido com a cor do móvel. Estou já a trabalhar na segunda versão da luminária:
Versão 1.0: 7 Lâmpadas 36W (5 Grolux + 2 Daylight) com balastros ferromagnéticos aparafusados directamente no tabuleiro. Funciona na perfeição e inclusive, umas plantas que me deram encontram-se de boa saúde e a crescer apesar de estarem em tuparués provisórios (o aquário ainda não tem agua).
Versão 2.0: 10 Lâmpadas 36W (5 Grolux, 3 Aquastar e 2 Daylight). Resolvi reformular a luminária e fazer um outro tabuleiro em aço inox para colocar dentro do tabuleiro de madeira. O aço inox polido fará de reflector e os balastros serão electrónicos (menor consumo, maior duração das lâmpadas, menor aquecimento).
O substrato é fértil "black sand" e a resistência é de 250W (mais tarde meto outra para o "just in case"...). Filtro externo Eheim 2028 com caudal de 1200L/h e uma botija de CO2 de 2Kg.

Fauna: (em principio será isto)
10 camarões "red cherry"
10 Corydoras panda
10 Molly Balão
10 Guppys
30 Neons
3 Betta (1 macho + 2 fêmeas)
10 Rasbora Harlequim

Flora:
Cabomba caroliniana
Egeria Densa
Riccia Fluitans
Eleocharis
Pogostemon
Limnophila

Neste momento estamos à espera das plantas que encomendámos pela net para meter água lá para dentro... e de tempo para fazer umas caches!


Parece-me notar aí duas preocupações básicas. E que também eu as tive quando pensei o meu aquário de "experimentação" (1m de comprimento * 0,50 de fundo * 0,60 de altura). E tão alto porquê? exactamente para poder colocar um substracto que me permitisse ter um aquário muito bem plantado.
Bom, mas depois exagerei e juntei tudo aquilo que poderia potenciar o crescimento saudável da flora.
Do fundo para a superfície:
-camada fina de areão de grão pequeno, resistências (2) em fita "sistema pés quentes", placas de turfa, substracto específico para crescimento, e por fim areão negro.
Como iluminação uma HQL (www.aquaeden-shop.net/conceitos_2.html) a dez cm da superfície do aquário, que não tinha tampa.
no biótipo desejado (amazonas) as plantas também têm a "mania" de crescer rápido.
Resumindo, todas as semanas tinha que desbastar o jardim sob pena de não ver os habitantes.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 15:25

SMF Team Escreveu:Eu gostava mesmo era de ter um de água quente e salgada.
...


Vê: http://www.aquallun.com.br/NanosReefs.htm
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 15:31

Maxado Escreveu:Aparte dos posts anteriores, dos quais eu estou a leste, cá vai a minha "experiência".

...

Quando tirei um "curso" de construção e concepção de páginas web, tive que fazer um site como trabalho final pra apresentar e incidi exactamente na aquariofilia, tempo saído este trabalho, que foi basicamente uma pesquisa por vários sites pra recolha de informação e condensa-la apenas nesse..


Se toda a gente que pensa num aquario tivesses todas essas noções, muitos desgostos se poupariam.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 16:45

prodrive Escreveu:
allien Escreveu:Nas suas várias vertentes.

Repara, pratico pesca de superfície quer no mar quer em água doce. Pagando as respectivas licenças, já que não gosto de subverter as regras das actividades que pratico.
Tive durante muitos anos a aquarifilia como hobby, actividade essa que me granjeou inúmeras amizades, graças ao meu feitio afável e respeitador.
Pratiquei, também durante quase uma década", mergulho com escafandro autónomo, o que me possibilitou descobrir quais os meus limites, e adaptá-los, em situações de "stress" aquatico.

Como vês o "meio aquático" não me é desconhecido. :pop:

Mais do que pelas suas habilidades aquáticas, congratulo-o por ter finalmente conseguido escrever um post sem estar de alfinete em punho.


LOL...
Já que o cavalheiro se mostra interessado em continuar com os "off-topic", tenho a informá-lo que alfinete uso, quando as condições assim o permitem, na gravata. Nos punhos, normalmente botões, que a minha modéstia não me permite ostentar aquilo que embora merecendo, ao contrário de outros, não faço de tal, alarde.

Mas para não fugir ao tópico.
Existem em Portugal ribeiros, nomeadamente no Baixo Alentejo, que albergam sub-espécies únicas no mundo.

ver:

" - Para muitos, a existência de um ciclídeo selvagem em Portugal é algo impensável, no entanto ele existe. Apesar do clima frio ele aí está!
O nome cientifico deste belo peixe é Cichlasoma facetum, mais conhecido por Chancito ou Acará-camaleão. É oriundo do sul do brasil/argentina e foi introduzido em portugal nos meados da 2ª guerra mundial para, pensa-se, combater os mosquitos.
Encontra-se principalmente no sul de portugal (Alentejo- afluentes do guadiana), mas também há muitos exemplares espalhados por todo o país em lagos públicos: Amadora, Campo grande (lisboa), Barreiro, etc...
Pouco se sabe acerca do impacto nas outras espécies piscícolas, sabe-se apenas que é um grande predador de Gambusias, outro peixe introduzido em portugal para combater os mosquitos.
É um peixe de tamanho médio/grande, facil e barato de manter em aquário (não precisa de termostato!!). Cresce até perto dos 25cm, e é bastante sociável com peixes da mesma espécie. Já foram vistos exemplares adultos a formar cardumes de até 10 individuos.
O ninho é feito numa superficie lisa e os filhotes são guardados por ambos pais, como em quase todos os ciclideos.
A variedade "alentejana" (portanto selvagem, em portugal) tem os olhos, topo da cauda e topo da barbatana dorsal vermelha, nos jovens também a cabeça é vermelha, caracteristica quase exclusiva da variedade "portuguesa". No entanto, e tal como o nome indica (Acará-camaleão), tem uma grande capacidade de mudar de cor. Na época da reprodução o macho (muito maior) e a fêmea prontos a acasalar adquirem uma coloração muito escura, com riscas verticais. Fora esta época, são ambos amarelos com uma pinta no centro do corpo e/ou uma única risca horizontal.
A Associação portuguesa de Ciclídeos (APC), adoptou este ciclídeo como sua "mascote", visto ser o único ciclídeo realmente selvagem a viver em portugal e, certamente, também único em toda a Europa!"

Retirado de:
http://209.85.229.132/searchq=cache:l7o ... clnk&gl=pt

Ora qualquer perturbação do seu habitát poderá no futuro ter impacto na sua população selvagem.
Solicita-se, assim, que qualquer travessia de cursos de água, na zona geográfica da sua reprodução, seja feita com cuidados redrobados.

Editei, apagando, uma exclamação.
Editado pela última vez por allien em sexta jan 08, 2010 21:04, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor alieri » sexta jan 08, 2010 17:59

[Moderação]
Feita alguma limpeza ao "aquário", esperamos haver condições para manutenção da vida no mesmo, ou seja, de um tópico que parece ser do interesse de alguns utilizadores. Caso se venha a verificar que a água fica "turva" novamente, apaga-se a luz para os peixes descansarem. Se mais alguém quiser colaborar na limpeza de algum vidro que possa ter ficado mal limpo por nós, fica aqui o convite para, querendo, editarem os vossos posts. Os peixes-limpadores agradecem.
[/Moderação]
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 18:15

alieri Escreveu:[Moderação]
Feita alguma limpeza ao "aquário", esperamos haver condições para manutenção da vida no mesmo, ou seja, de um tópico que parece ser do interesse de alguns utilizadores. Caso se venha a verificar que a água fica "turva" novamente, apaga-se a luz para os peixes descansarem. Se mais alguém quiser colaborar na limpeza de algum vidro que possa ter ficado mal limpo por nós, fica aqui o convite para, querendo, editarem os vossos posts. Os peixes-limpadores agradecem.
[/Moderação]


Sobre peixes-limpadores aqui fica uma lista não exaustiva do existente:

- http://fishprofiles.com/profiles/list.php?category=1
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Aquariofilia...

Mensagempor papaleguas » sexta jan 08, 2010 18:16

:shock: :shock: :shock:

Confesso que pelo titulo pensei que fosse outra coisa, mas afinal este é o cantinho dos malucos dos aquários :) :9 :) :) Estou Dentro!!

Já tive 5 aquários, neste momento mantenho apenas dois: um de água fria e um tropical plantado.
Eu andei por aqui à procura porque já tinha iniciado esta conversa há algum tempoe e tinha colocado umas fotos do meu plantado maior, mas não consegui encontrar o tópico.
Neste momento o layout que me dá mais trabalho é o de 200 litros por caus das plantas.

Participo (quer dizer... ando na ronha há algum tempo :) ) no fórum da aquariofilia (http://www.aquariofilia.net)

Como ainda continuo com o vicio e para aproveitar os outros aquas estou a planear um só de invertebrados e um pequeno nanaoreef (onde não incluirei um peixe palhaço porque precisam de algum espaço :) )

Como há já algum tempo qua andava à procura de mais geocachers que também fossem aquariofilistas ... espero que o tópico se mantenha activo para a troca de ideias e experiências.


E como não tenha aqui à mão nenhuma foto do meu aqua, deixo uma do meu aqua preferido no fórum da aquariofilia de um user que é o FAAO:

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia...

Mensagempor papaleguas » sexta jan 08, 2010 18:19

allien Escreveu:
alieri Escreveu:[Moderação]
Feita alguma limpeza ao "aquário", esperamos haver condições para manutenção da vida no mesmo, ou seja, de um tópico que parece ser do interesse de alguns utilizadores. Caso se venha a verificar que a água fica "turva" novamente, apaga-se a luz para os peixes descansarem. Se mais alguém quiser colaborar na limpeza de algum vidro que possa ter ficado mal limpo por nós, fica aqui o convite para, querendo, editarem os vossos posts. Os peixes-limpadores agradecem.
[/Moderação]


Sobre peixes-limpadores aqui fica uma lista não exaustiva do existente:

- http://fishprofiles.com/profiles/list.php?category=1


Só são peixes limpadores até se habituarem à paparoca que colocas no áqua... depois não limpam nada ;)
Parecem-me uns foz que tive que comiam as algas... agora é o comes...flocos é melhor :)

Mas já que falas nisso... há algum tempo que não aparecem ancistrus no mercado, queria comprar mais um ou dois e nada.
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia...

Mensagempor papaleguas » sexta jan 08, 2010 18:22

CPTeam Escreveu:
Flora:
Cabomba caroliniana
Egeria Densa
Riccia Fluitans
Eleocharis
Pogostemon
Limnophila

Neste momento estamos à espera das plantas que encomendámos pela net para meter água lá para dentro... e de tempo para fazer umas caches!


Se precisares de umas podas eu tenho por cá algumas coisas giras. E valisnérias para esse tamanho também te arranjo se quiseres :)

Já agora... se o teu objectivo é plantar, compra turfa da prodac. (daquela mesmo em terra) e misturas com rocha vulcânica da prodac (para plantas) e fazes a primeira camada com isto, depois placas de turfa e areão por cima.
Isto vai turvar um pouco a água no inicio, mas evita-te dois desgostos:

- Flutuações parvas de PH (que compensas com CO2 (pode ser caseiro) e com a abertura do ar de fora.
- Fixação da plantas e limpeza, na medida em que quando limpares não turvas todo o aquário.

A ciclagem disto é é mais demorada (cerca de 3 semanas)

Se tiveres €€€€ compra um filtro de mochila (pequeno) para retirares as pequenas impurezas.

Eu tenho isto assim: No filtro grande tenho 3 cestos (cerâmicas, turfa em rama e esponja) no de mochila (zeolite e esponja) ne quando as plantas adquirem barbas por excesso de fosfatos retiro a esponja do mochila e coloco o fosex.

Se colocares a turfa aumenta a luz em 2 ou 3 horas e não coloques bomba de oxigénio durante o dia (usas um temporizador que quando a luz desliga, liga o oxigénio), isto vai manter o teu ph muito estável (eu não mexo no areão há 3 anos) e faço TPA de mês a mês :)
Editado pela última vez por papaleguas em sexta jan 08, 2010 18:34, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Aquariofilia...

Mensagempor allien » sexta jan 08, 2010 18:29

papaleguas Escreveu::shock: :shock: :shock:

Confesso que pelo titulo pensei que fosse outra coisa, mas afinal este é o cantinho dos malucos dos aquários :) :9 :) :) Estou Dentro!!

Já tive 5 aquários, neste momento mantenho apenas dois: um de água fria e um tropical plantado.
Eu andei por aqui à procura porque já tinha iniciado esta conversa há algum tempoe e tinha colocado umas fotos do meu plantado maior, mas não consegui encontrar o tópico.
Neste momento o layout que me dá mais trabalho é o de 200 litros por caus das plantas.

Participo (quer dizer... ando na ronha há algum tempo :) ) no fórum da aquariofilia (http://www.aquariofilia.net)

Como ainda continuo com o vicio e para aproveitar os outros aquas estou a planear um só de invertebrados e um pequeno nanaoreef (onde não incluirei um peixe palhaço porque precisam de algum espaço :) )

Como há já algum tempo qua andava à procura de mais geocachers que também fossem aquariofilistas ... espero que o tópico se mantenha activo para a troca de ideias e experiências.


E como não tenha aqui à mão nenhuma foto do meu aqua, deixo uma do meu aqua preferido no fórum da aquariofilia de um user que é o FAAO:

Imagem



As plantinhas menores "tipo relva" já soube o que eram. Agora o que me está a intrigar é o "bonsai" ali ao lado!?
Esse aquário é "tipo" uma moldura viva. São lindos, mas necessitam de cuidados continuados e conhecimentos específicos.
Lembro-me de nos últimos anos em que fui à FIL "animal" (2007/2008) estarem em exposição/concurso aquários desse género.

Por favor evitem que tenha uma recaída! :cry:
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes