• Anúncios

Acidentes no Geocaching

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor t@ndre » sexta ago 21, 2009 07:28

[quote="wolfraider"felizmente sem consequências nem para os ocupantes nem para o carro.[/quote]


isso é o mais importante, obrigado por partilhares a dica
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor geo-amd » quarta fev 02, 2011 22:26

Este é um tópico importante. Se partilharmos as más experiências, ficamos mais bem preparados para evitar problemas semelhantes no futuro.

Lembro-me de ter tido três problemas durante o Geocaching, apesar de nunca os ter referido nos meus logs. Felizmente, nada foi grave, mas os incómodos foram grandes.

--------------
1 - Há cerca de 1 ano e meio fui fazer as três caches que existiam o Parque da Paz, em Almada. Era verão e preparei-me para um tranquilo passeio através do principal parque da cidade. Contudo, ao fim de algum tempo, dei por mim a andar constantemente a subir e descer declives íngremes. Quando acabei, tinha o ligamento interno do joelho esquerdo a doer. Lamentavelmente, fiquei com problemas nesse joelho durante mais de um ano. Atualmente, ainda dói de vez em quando.

O QUE DEVIA TER FEITO: Antes de iniciar o percurso, devia ter gasto 5 minutos a fazer alongamentos. Faço sempre alongamentos antes e depois do jogging. Também faço alongamentos antes e depois duma grande caminhada.

--------------
2 - Há cerca dum ano, na zona de Almeirim, Santarém, em pleno Inverno, com os campos molhados, e na companhia do meu sobrinho e sobrinhas, decidi fazer inversão de marcha numa estrada florestal. Rodei o volante à esquerda e meti a frente do carro num grande relvado. Já não saimos dali. As rodas da frente ficaram presas na terra mole.

O QUE DEVIA TER FEITO: Devia ter feito a manobra em marcha atrás (ou então trocado o meu carro por um 4x4).

--------------
3 - Há 2 anos, regressei à cache Al-Madan, no extremo sul da Costa da Caparica, para acompanhar o meu primo Tagos. Subi um grande declive com confiança, pois o piso parecia pouco escorregadio. Estão, usando as palavras do log do meu primo: "Para o geo-amd foi um escorrega de ver estrelas. Foi daqueles imprevistos que nem deu para um ui. Lá vais tu que estás no chão." Caí desamparado, de costas, senti um abalo enorme que me deixou completamente atordoado durante 1 minuto. Depois, fiquei com dores no pescoço durante mais de 1 mês.

O QUE DEVIA TER FEITO: Não sei. Quando caí, estava a dissertar sobre a importância de assentar bem os pés no chão e de usar calçado apropriado. Se calhar devia estar calado.
--------------
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor MightyReek » quinta fev 03, 2011 13:01

geo-amd Escreveu:O QUE DEVIA TER FEITO: Antes de iniciar o percurso, devia ter gasto 5 minutos a fazer alongamentos. Faço sempre alongamentos antes e depois do jogging. Também faço alongamentos antes e depois duma grande caminhada.


Não sou de modo algum alguém com conhecimentos de educação física, mas tenho para mim que não se devem fazer alongamentos a frio. Primeiro aquecer, e só depois de quente fazer os ditos alongamentos, e que bem que ajudam. Fazem a diferença entre recuperar de um grande esforço para uma condição física superior ou para uma condição física lastimável...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor rpmrmp » quinta fev 03, 2011 19:37

Eis o que me aconteceu no dia de ano novo e que demonstra que, se cachar com piso escorregadio pode ser perigoso e cachar no escuro pode perigoso, cachar com as duas coisas juntas e bem próximo duma queda de água pode correr mal. Aqui, foi só o GPS que foi à vida e ainda me agarrei a tempo, senão tinha dado uma queda jeitosa. Se tivesse sido mais perto da cascata principal... se não morresse da queda, morria do susto :D

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=2796a7b7-0be3-4883-81b3-b056e0624604
rpmrmp
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 04, 2008 11:09

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor geo-amd » quinta fev 03, 2011 20:45

rpmrmp, ainda bem que te seguraste! Parece que foi por um triz.

MightyReek Escreveu:
geo-amd Escreveu:O QUE DEVIA TER FEITO: Antes de iniciar o percurso, devia ter gasto 5 minutos a fazer alongamentos. Faço sempre alongamentos antes e depois do jogging. Também faço alongamentos antes e depois duma grande caminhada.

Não sou de modo algum alguém com conhecimentos de educação física, mas tenho para mim que não se devem fazer alongamentos a frio. Primeiro aquecer, e só depois de quente fazer os ditos alongamentos, e que bem que ajudam. Fazem a diferença entre recuperar de um grande esforço para uma condição física superior ou para uma condição física lastimável...


Também não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto e concordo que para muitas atividades físicas é certamente necessário efetuar um bom aquecimento juntamente com bastantes alongamentos.

Em todo o caso, quando está em causa uma simples caminhada ou um pouco de jogging, a minha preparação é muito sumária. Caminho 2 minutos só para começar a aquecer e faço alguns alongamentos estáticos suaves: 20 seg. para os músculos da frente de cada perna, 20 seg. para os músculos de trás de cada perna e mais 20 seg. para a parte interior de cada perna. Ao todo dá 20*6=2 minutos. Depois, quando começo o jogging, os três primeiros minutos são praticamente só a andar e não a correr.

Estes alongamentos iniciais tornam os músculos alguns milímetros mais longos, melhorando a capacidade geral de amortecimento das pernas. No meu caso, sem alongamentos, os músculo ficam a trabalhar no limite do seu comprimento e um solavanco súbito costuma provocar uma micro-rotura em algum ligamento dum joelho. (Um ortopedista disse-me que estes azares acontecem com maior frequência depois dos 35 anos.)

Quando termino a corrida é que faço alongamentos mais demorados e puxando pelos músculos quase ao máximo. Sem estes alongamentos, os músculos começam a contrair de forma um pouco desagradável, e por vezes também doem devido à acumulação de ácido láctico.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor bicho felpudo » quinta fev 03, 2011 21:42

geo-amd Escreveu:Também não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto e concordo que para muitas atividades físicas é certamente necessário efetuar um bom aquecimento juntamente com bastantes alongamentos. (...)

Quando termino a corrida é que faço alongamentos mais demorados e puxando pelos músculos quase ao máximo. Sem estes alongamentos, os músculos começam a contrair de forma um pouco desagradável, e por vezes também doem devido à acumulação de ácido láctico.


Um conselho, se poderes compra numa ervanária ou loja de complementos, L.Carnitina porque te ajudam a recuperar mais rapidamente de um esforço físico. Melhora a utilização do oxigénio e reduz os níveis de lactacto e piruvato, após o exercício, acelerando a recuperação . Durante o esforço podes tomar Creatina porque te aumenta a performance, a resistência muscular, e a endurance.
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor Ti@go NRG » sexta fev 04, 2011 01:25

Acidentes no Geocaching?! [virtual-]

Humm,eu já caí de cu umas duas vezes... :lol:
Isto conta?! :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Sorria na juventude.... na velhice lhe faltará dentes!"

Os Homens da Luta do Geocaching

Imagem
Avatar do Utilizador
Ti@go NRG
Micro
 
Mensagens: 66
Registado: domingo set 26, 2010 16:49
Localização: Tomar

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor ppereira » sexta fev 04, 2011 11:11

Em Praga parti a cabeça com um container, não foi uma sensação agradável, mas pior ainda foi ter de percorrer todo o parque com a cara ensanguentada, e com as pessoas todas a olhar para mim.

LOG
A cache nem é nada de especial, mas está escondida no fundo de uma pequena ravina, no meio de um parque, quando ia a colocar o contentor no local caí, e o contentor de ferro caíu direitinho na minha cabeça.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 23, 2011 10:43

Infelizmente, houve um acidente fatal no Canadá esta semana - uma queda que vitimou um geocacher de 75 anos. Podem ver a notícia aqui - http://www.vancouversun.com/life/Americ ... story.html .

Também podem ver aqui - http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... o-tragedy/ - o texto que foi escrito no It's Not About the Numbers sobre o risco intrínseco ao geocaching - e que acabamos por aceitar sempre que o praticamos. Devo dizer que concordo bastante com o que lá está escrito.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 19, 2011 23:44

E, ao que parece, infelizmente, aconteceu outro acidente fatal na semana passada, desta vez na Alemanha. Podem ver alguns detalhes e a discussão subsequente em http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try4923265
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor rifkinda » terça dez 20, 2011 08:08

Obrigada por teres partilhado a notícia.
Ao lê-la só me faz pensar que temos de ter cuidado em tudo o que fazemos e cuidados redobrados quando estamos em situações mais perigosas.

Acredito que é mais provável morrer-se a caminho de uma cache num acidente de automóvel do que na própria cache, mas o melhor mesmo é pensar sempre na segurança em primeiro lugar.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor daraopedal » terça dez 20, 2011 11:03

Fiquei de boca aberta perante tal tragédia. É muito mau mesmo que alguém morra numa cache nossa. Até fico a pensar que em certas caches de terreno [*5] não será um risco e/ou peso na consciência para quem a colocar, se uma coisa dessas acontecer. Tenho uma cache assim na Frecha da Mizarela e fico sempre com algum receio, mas acho que cada um sabe de si. Se já arrisquei muito em algumas caches (lembro-me de um FTF numa cache na costa vicentina [B)] acabei por dar nas orelhas a mim próprio e ler atentamente as informações das páginas.
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
daraopedal
Regular
 
Mensagens: 352
Registado: segunda dez 03, 2007 16:28
Localização: Arouca - Porto

Acidentes no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 20, 2011 15:09

A mim, o que me choca e assusta mais e quem acaba por ir a caches técnicas, sem o material necessário - apesar da advertência de uma T5 e das referencias do owner...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 14, 2012 12:56

Entretanto, mais uma má notícia, vinda dos EUA. Ao que parece, um geocacher de 79 anos terá falecido vítima de uma queda, quando estava a cachar. Podem ver mais detalhes em http://www.notaboutthenumbers.com/2012/ ... tf-hunter/
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 04, 2013 08:13

Entretanto, este não chegou a ser um acidente - mas, os bombeiros tiveram que ir buscar uma geocacher inglesa ao topo de uma árvore. http://www.notaboutthenumbers.com/2013/ ... from-tree/

P.S.- Não, ainda não me aconteceu. Mas...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron