• Anúncios

Acidentes no Geocaching

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Acidentes no Geocaching

Mensagempor prodrive » terça mar 24, 2009 16:00

A segurança é um elemento a ter sempre em consideração quando se pratica Geocaching.

Não querendo ser um exemplo para ninguém, porque muitas vezes esticamos a corda até ao limite do bom senso (e por vezes até mais além :roll: ), deixo aqui alguns logs em caches que poderão ser um pouco mais traiçoeiras que as demais, e onde alguém já viveu uma má experiência.

Esta thread não pretende ser um mapa dos pontos negros do Geocaching nem sequer a leitura mórbida do 24 Horas, apenas um alerta para algumas situações que vos poderão proporcionar momentos menos felizes, e se ajudar a prevenir um acidente que seja, já valeu a pena o tempo investido [:)]

Sintam-se convidados a ír acrescentando logs sobre este tema.

CrisLuiz na Biscaia

Luís&Céu na Farta Vacas

Homemdomacaco na Cobra Bilhete (Setúbal)

LMGomes na Six Feet Under (Arrábida)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor LMGomes » terça mar 24, 2009 16:32

Tópico útil para alertar ao cuidado a ter nestas aventuras. Quero só precisar que no meu caso na Six Feet Under, não se tratou de um acidente, mas de um susto que durou cerca de 10m. Ou seja, tenham em conta os conselhos de segurança contidos na página da cache e se puderem não deixem de a fazer porque é simplesmente fantástica. Aliás, 15 dias depois, lá voltei e transformei o DNF em Foundhttp://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=ee0dabf2-50aa-4e3d-88be-3e8679eae86a, tendo apenas melhorado o facto de não chegar à última câmara da gruta sózinho, uma vez que os restantes cuidados tinham sido tidos em conta da 1ª vez.
LMGomes
Micro
 
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Loures/Lisboa/Leiria

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor truta » terça mar 24, 2009 23:03

Uma das regras elementares para quem fizer uma cache no "meio da serra" é não ir sozinho.
Uma pequena queda pode ser suficiente para se partir um pé ou uma perna e se estiverem num local de acesso mais difícil podem não conseguir voltar à "civilização". E o problema de alguns locais é que não têm rede de telemóvel e não é preciso muito para se ficar em maus lençois!

Quanto à "Cobra Bilhete", até nem é propriamente uma cache "perigosa", quando comparada por exemplo com a "Arco do Temporal", embora possam existir "armadilhas" para quem se afastar dos trilhos, em particular ao longo do leito do ribeiro.
Por acaso falei com o Homemdomacaco sobre o seu incidente e resultou de dois factores:
- Excesso de confiança - está habituado a andar no mato e tentou fazê-la sozinho;
- Falta do trabalho de casa / improviso - na página da cache estão waypoints com o trilho a seguir para quem vem da cache vizinha "Spirit of St. Louis", como aconteceu. Só que este é um caso típico em que o caminho mais curto entre dois pontos não é uma recta porque a separá-los está um vale muito profundo que devia ter sido contornado...
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor kidloco » quarta mar 25, 2009 23:24

Já tive algumas situações que podiam acabar mal, é a mania de básicamente jogar geocaching sozinho, eu e a cache olhos nos olhos, mas tive sorte e safei-me. No entanto admiro-me muito por não aparecer com mais frequência noticias sobre acidentes nesta prática, será que as pessoas se retraem de os relatar?
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor prodrive » quinta mar 26, 2009 10:27

Tenho lido com alguma frequência pequenas quedas sem consequências em caches de terreno baixíssimo.

O maior trambolhão que dei até hoje no Geocaching foi na cache Uptown de terreno 1,5. Levava calçado de sola lisa e escorreguei na relva molhada. Foi aparatoso, mas sem consequências.

Tenho dado outras pequenas quedas que muitas vezes nem sequer têm relevância para ser relatadas nos logs. Acredito que se passe o mesmo com outros Geocachers, e a proporcionalidade das quedas terá a ver com quantas vezes o cântaro vá à fonte.

Não me preocupei em destacar todas as quedas que li relatos, apenas aquelas que considerei mais graves e mais pertinentes, senão também esta do Cucureal no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro mereceria destaque.

Salvaguardo o facto de não conseguir ler nem sequer 5% dos logs que são feitos diariamente, por isso a probabilidade de haver por aí muito mais acidentes relatados que me escapam, é elevadíssima.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor vsergio » quinta mar 26, 2009 11:10

Fez-me lembrar este episódio, estas cenas dos perigos:
laranja fall

Felizmente nada de grave aconteceu, mas isto é o que dá fazer as coisas a direito, sem respeitar as regras básicas de segurança, que dizem para não fazermos estas coisas sozinhos... Mas esse problema também a Laranja já resolveu [;)]
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor kidloco » quinta mar 26, 2009 11:52

Esse episódio do Cucureal na Cache do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, é das coisas mais cómicas que vi relacionada com o geocaching nos ultimos tempos, não consigo evitar dar uma gargalhada sempre que isso vem á baila. O Cucureal é que não deve ter gostado muito do que aconteceu :-) .

Em relação á questão de praticar geocaching acompanhado, sem dúvida que quando se pretende visitar caches em locais remotos ou em sitios mal frequentados isso é recomendado, mas estou-me a lembrar também que mesmo em grupo e se as pessoas não estiverem devidamente equipadas as coisas podem acabar mal para todos, veja-se o exemplo de ir visitar caches no Gerês com a montanha coberta de neve sem levar calçado e roupa adequada, o risco de hipotermia é grande, especialmente se começar a nevar de um momento para o outro.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor rmatosinhos » sexta mar 27, 2009 23:01

Não esquecer as caches da cidade...
Os perigos como o que aconteceu com o overdosenesquick na m.i.a.
Cachar em alguns locais da cidade só em grupo ou então "de olhos bem abertos"
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor kidloco » sexta mar 27, 2009 23:12

rmatosinhos Escreveu:Os perigos como o que aconteceu com o overdosenesquick na m.i.a.


Isso não era para dizer :!: Estás a agoirar uma cache que me parece espectacular, só estou à espera que o homem do prozac vá lá correr com aquela malta toda, escondido atrás de um rabo de saia, claro :wink:
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor manelov » sábado mar 28, 2009 00:06

Não é só à procura de caches que acontecem acidentes. O maior acidente que sofri, foi na colocação da cache Fortificações - Projecto Alentejo [Elvas], com nivel de terreno 1.5. Costumo calçar umas botas quando vou às caches, mas, como o terreno era tão simples e ficava apenas a 10m do carro... achei que não era preciso.
Quando ia para tirar umas fotos, pus o pé em cima de uma pedra que não estava bem disposta e... como resultado um pé torcido de tal forma que afectou os ligamentos a toda a volta do tornozelo. Esta torcidela provocou ainda uma queda de encontro à aresta da muralha. Isto passou-se a 1 de Julho do ano passado e o pé ainda não está totalmente funcional.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor rmatosinhos » sábado mar 28, 2009 22:16

Falando em acidentes.... Hoje limitou-se a um pulso magoado, calças, t-shirt e casaco cheios de lama e picos, muitos picos, mas podia ter sido pior.
Log - Quintas das Devesas
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor rmatosinhos » quarta jul 29, 2009 23:53

Infelizmente ninguém filmou o meu malho em espanha... esse sim merecia...
Ontem mandei um... tipo escorrega, mas poderia ter corrido para pior.

Remember... Geocaching can be dangerous! http://www.youtube.com/watch?v=c-6od1IQSmc
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor Torgut » sexta jul 31, 2009 11:01

Esta foi uma das várias ocasiões da minha vida onde estive a ver as coisas de forma a reencontrar o criador mais cedo:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 224d5a0554

De resto, ciente de que toda a responsabilidade é de quem procura (talvez excepto no caso de informação deficiente ou errada, e mesmo assim....) há caches colocadas a jogar com a sorte de quem lá vai. Note-se bem: não critico essas caches, mas um dia vai haver um acidente mortal, e não gostava da estar na caixa de consciência de um owner quando isso suceder. Por mais que na teoria a responsabilidade não seja sua... upa upa.... mentalmente as coisas não devem ser tão simples depois.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor Sagitario » sábado ago 01, 2009 19:48

Bem, neste caso, Fragas de Pena Má - Salamonde - Vieira do Minho, as coisas correram mesmo mal... uma simples queda como é descrito no log deu um peronio partido.
Não é por falta de aviso, na descrição da cache é avisado que as pedras estão cobertas de musgo.

Eu, bem, eu tenho duas articulações que não gostam muito de mim, o meu joelho esquerdo e o tornozelo do pé direito.
Como já sei o que a casa gasta ando sempre com o maior dois cuidados
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Acidentes no Geocaching

Mensagempor wolfraider » quinta ago 20, 2009 19:45

Atenção à saída da cache da Barragem engenheiro Duarte Pacheco, perto de Vale Cambra pois na última subida, quando o declive se atenua não se vê a estrada e há uma curva à direita.
Eu, e de acodo com os vizinhos, sai a direito por um talude inclinado em direcção a uma horta, felizmente sem consequências nem para os ocupantes nem para o carro.
No entanto foi necessário um pequeno tractor para me ajudar a sair desse local.
Imagem
Avatar do Utilizador
wolfraider
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 11, 2008 17:54

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron