• Anúncios

Estrangeirismos

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Estrangeirismos

Mensagempor kidloco » segunda mar 09, 2009 13:07

Insano Escreveu:E é uma corrente mundial... por ex, nos States, cada vez mais são usadas expressões espanholas, devido à comunidade latina (2ª etnia residente).


A não ser nas ementas dos restaurantes, pastelarias e cafetarias, nos nomes de localidades do Novo México, Nevada e Califórnia e alguns filmes, tal nunca vi, mas é claro sendo a segunda comunidade linguistica eles falam naturalmente castelhano adoçicado entre eles.

Há muito muito tempo atrás era fino falar francês, puro parolismo de quem se queria afirmar socialmente, agora é os termos ingleses, ora por desvio profissional ora para imitar as multiplas personagens de filmes não dobrados para português. Mas nós portugueses não somos os piores, basta ver como muitos termos anglo saxónicos são usados no Brasil.

Tudo isto para dizer o seguinte: Há dois foruns relacionados com o geocaching, um propriedade da Groundspeak, que está provavelmente pouco ligando para a terminologia utilizada, outro propriedade de alguns geocachers portugueses, se assim se pode dizer. Se este segundo forum é integralmente português, porque razão na sua estrutura não se adopta a mesma filosofia, deixe-se o uso de estrangeirismos para o forum da Groundspeak, mais direccionado para a plateia internacional, onde o uso de alguns estrangeirismos pode facilitar a compreensão dos assuntos por individuos que falem português mas originários de paises diferentes.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Estrangeirismos

Mensagempor alieri » segunda mar 09, 2009 14:17

propriedade de alguns geocachers portugueses

"olhe que não sôtor, olhe que não !!" ;)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Estrangeirismos

Mensagempor prodrive » segunda mar 09, 2009 14:34

kidloco Escreveu:Tudo isto para dizer o seguinte: Há dois foruns relacionados com o geocaching, um propriedade da Groundspeak, que está provavelmente pouco ligando para a terminologia utilizada, outro propriedade de alguns geocachers portugueses, se assim se pode dizer.

Eu dira: 3 fórums :roll:

http://geoboleia.sytes.net/
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Estrangeirismos

Mensagempor rcoelho » segunda mar 09, 2009 16:22

Olá Fernando, eu compreendo perfeitamente as tuas "preocupações", no entanto preocupam-me mais:
Os putos que escrevem com K's.
Aqueles que escrevem: Pensas-te em mim ontem.
Miúdos que escrevem: Gosastes comigo.

No entanto eu gosto de dizer: Querem vir cachar?
Assim como gosto de dizer: Implementar um interface. [Já agora como dizes isto?] :lol:

Abraços
Rodrigo
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Re: Estrangeirismos

Mensagempor kidloco » segunda mar 09, 2009 17:04

prodrive Escreveu:
kidloco Escreveu:Tudo isto para dizer o seguinte: Há dois foruns relacionados com o geocaching, um propriedade da Groundspeak, que está provavelmente pouco ligando para a terminologia utilizada, outro propriedade de alguns geocachers portugueses, se assim se pode dizer.

Eu dira: 3 fórums :roll:

http://geoboleia.sytes.net/


Eu diria quatro, esqueci-me do forum do Yahoo, mas os mais utilizados são os dois atrás mencionados.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Estrangeirismos

Mensagempor NaNdiNi » segunda mar 09, 2009 17:12

Olá Rcoelho,

Olha que não são só putos a escrever "gostas-te". Há um geocacher cá do Norte que nunca acerta nos híffens, ou melhor, nos traçinhos. Por isso já foi apanhado várias vezes com a boca na botija! hehehehe
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
Avatar do Utilizador
NaNdiNi
Regular
 
Mensagens: 199
Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Re: Estrangeirismos

Mensagempor Insano » segunda mar 09, 2009 17:45

ora para imitar as multiplas personagens de filmes não dobrados para português


Graças a deus que não são dobrados (símbolo de inferioridade culturar, em não conseguirem consumir a obra na Língua Original).
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Estrangeirismos

Mensagempor rcoelho » segunda mar 09, 2009 17:57

100% de acordo.
Filmes dobrados é que não. Um espanhol morre sem conhecer a voz do Eddie Murphy, ou a do James Earl Jones.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Re: Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda mar 09, 2009 20:23

rcoelho Escreveu:100% de acordo.
Filmes dobrados é que não. Um espanhol morre sem conhecer a voz do Eddie Murphy, ou a do James Earl Jones.


Pois, "Um Príncipe em Nova Iorque" dobrado para espanhol deve ser liiiiindo! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Estrangeirismos

Mensagempor SUp3rFM » segunda mar 09, 2009 20:31

Mais irónico é ver actores/actrizes espanhois a serem dobrados por outra voz, porque as suas falas são em inglês.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Estrangeirismos

Mensagempor ajsa » segunda mar 09, 2009 21:36

rcoelho Escreveu:Olá Fernando, eu compreendo perfeitamente as tuas "preocupações", no entanto preocupam-me mais:
Os putos que escrevem com K's.
Aqueles que escrevem: Pensas-te em mim ontem.
Miúdos que escrevem: Gosastes comigo.

No entanto eu gosto de dizer: Querem vir cachar?
Assim como gosto de dizer: Implementar um interface. [Já agora como dizes isto?] :lol:

Abraços
Rodrigo


Se bem que é correcto dizer isso mesmo "Implementar a/o interface" poder-se-ia também utilizar "Implementar o protocolo." ;)

Ou se achcares melhor:

#define Interface class
#define DeclareInterface(name) Interface name { \public: \virtual ~name() {}
#define DeclareBasedInterface(name, base) class name : public base { \public: \virtual ~name() {}
#define EndInterface };
#define implements public

:lol:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda mar 09, 2009 21:53

SUp3rFM Escreveu:Mais irónico é ver actores/actrizes espanhois a serem dobrados por outra voz, porque as suas falas são em inglês.


Lembras-te do "A Mala de Cartão"? Uma experiência que fizeram há uns anos sobre dobragem para português. Nesse filme existem diversos actores portugueses, como por exemplo o Raul Solnado, e que falavam em francês porque a maior parte do filme era passada precisamente em França.

Mas como quiseram fazer a tal experiência de dobragem para português, puseram os actores (se não engano um deles era precisamente o Raul Solnado) a dobrar a sua própria fala, para português... :(

Essa experiência de dobragem para português foi um fiasco daqueles valentes. Felizmente pararam com essas experiências.
Editado pela última vez por GeoDuplaP&F em segunda mar 09, 2009 21:56, num total de 2 vezes.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Estrangeirismos

Mensagempor truta » segunda mar 09, 2009 21:55

Há um geocacher cá do Norte que nunca acerta nos híffens, ou melhor, nos traçinhos

Já que estamos numa de português, quando a seguir a um 'c' vem um 'e' ou um 'i' o 'c' não leva cedilha.

Como diria o outro, quando não há cedilhas vamos à caca delas. :wink:
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda mar 09, 2009 21:58

truta Escreveu:
Há um geocacher cá do Norte que nunca acerta nos híffens, ou melhor, nos traçinhos

Já que estamos numa de português, quando a seguir a um 'c' vem um 'e' ou um 'i' o 'c' não leva cedilha.

Como diria o outro, quando não há cedilhas vamos à caca delas. :wink:



E "hífen" não tem o "f" dobrado. :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Estrangeirismos

Mensagempor truta » segunda mar 09, 2009 22:01

rcoelho Escreveu:100% de acordo.
Filmes dobrados é que não. Um espanhol morre sem conhecer a voz do Eddie Murphy, ou a do James Earl Jones.

E é ridículo dobrar um filme que ganhe o oscar para melhor actor ou melhor actriz porque acaba por se perder uma parte da sua interpretação.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron