• Anúncios

Assunto polémico - SPAM no Geocaching.

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Assunto polémico - SPAM no Geocaching.

Mensagempor rcoelho » quinta fev 26, 2009 14:10

Estou a iniciar este tópico e não vou querer falar em casos específicos.
Não acho bem, que receba newsletters de uma empresa, a qual não autorizei o envio de e-mails, e os mesmos não apresentam (conforme a lei) um link para poder cancelar a subscrição (que nunca solicitei).

Não gosto também se ver nos e-mails referências a Eventos, Caches; o Geocaching não pode ser nunca associado a este tipo de situações.

No ano passado, foi-me recusado pela Groundspeak a organização de um evento de mergulho, ainda hoje não sei porquê, motivo pelo qual fiquei aborrecido e um pouco afastado. Nunca quis nem permiti aos centros de mergulho usar o Geocaching para sua promoção, e acho que ninguém o devia fazer.

Obrigado pelo vosso tempo.
Rodrigo
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor MAntunes » quinta fev 26, 2009 14:25

Esses mails foram enviados via sistema de PM deste site ou foram enviados por um sistema de e-mail completamente alheio?
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor rcoelho » quinta fev 26, 2009 14:29

Desta vez por sistema alheio! Um vez no passado pelo site oficial.
No entanto, se tivesse sido pelo oficial, eu partia com uma queixa para a Groundspeak. Como não foi pelo site do GC, o post é mais um desabafo e um alerta.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor MAntunes » quinta fev 26, 2009 14:33

Compreendo. Bem, neste caso não há nada que os Admins deste Site/Foruns possam fazer. Temos esse assunto previsto para a nova versão das Regras dos Classificados mas mais nada podemos fazer do que pedir que os abusos sejam assinalados.

Se receberes e-mails com publicidade não solicitada (spam) via site oficial da GroundSpeak, tens disponível o link 'report abuse' em todos os mails que vêm de lá.

Fizeste bem em desabafar.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Assunto polémico - SPAM no Geocaching.

Mensagempor PLnauta » quinta fev 26, 2009 15:06

rcoelho Escreveu:Estou a iniciar este tópico e não vou querer falar em casos específicos.
Não acho bem, que receba newsletters de uma empresa, a qual não autorizei o envio de e-mails, e os mesmos não apresentam (conforme a lei) um link para poder cancelar a subscrição (que nunca solicitei).

Não gosto também se ver nos e-mails referências a Eventos, Caches; o Geocaching não pode ser nunca associado a este tipo de situações.

No ano passado, foi-me recusado pela Groundspeak a organização de um evento de mergulho, ainda hoje não sei porquê, motivo pelo qual fiquei aborrecido e um pouco afastado. Nunca quis nem permiti aos centros de mergulho usar o Geocaching para sua promoção, e acho que ninguém o devia fazer.

Obrigado pelo vosso tempo.
Rodrigo


Acho que não fui eu :wink: . Existem dois aspectos que julgo merecem algum debate.

1. o 1º Obviamente não tem qq desculpa. Newsletters só devem seguir se solicitadas e por certo deve ter existido algum lapso de quem enviou que decerto será corrigido;

2. o segundo tem a ver com a divulgação de eventos. A Groundspeek permite a divulgação de eventos/caches extra Geocaching.com, aliás é esta a forma que muitos geocachers e associações usam para poder associar patrocinadores/apoios ao "listing", sendo permitido a criação de paginas em servidor próprio;

3. Vou acrescentar um outro ponto, por causa do evento de mergulho. Confesso que na altura tb fiquei surpreendido com o sucedido. Como não estive envolvido e não conheço detalhes não me alongo em demasia, mas acho que o evento é perfeitamente realizável sem colidir com as regras da groundspeek. Como gosto muito de mergulho, acho que a tua ideia Rui é de retomar e se quiseres e se achares possível ... o Verão está aí a a chegar e eu tenho de fazer a manutenção da minha cache na Berlenga.

Paulo
Imagem
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Mensagempor rcoelho » quinta fev 26, 2009 15:21

Olá Paulo, obrigado pela tua resposta!

Antes de mais no que diz respeiro ao Evento do mergulho, a resposta da Groundspeak está aqui:
http://forum.geocaching-pt.net/viewtopi ... c&start=30

Eu só organizo um evento de mergulho quando puder está em igualdade com outros eventos, que são organizados com intuito comercial e são aprovados. Na altura dei links de todos os centros de mergulho para as pessoas poderem comparar preços. Sou programador e não mergulhador, o mergulho é uma paixão e não um negócio.

Em relação aos e-mails, a questão legal não me chateia tanto, chateia-me o abuso de confiança. E não me parece que tenha sido "sem querer".
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor btrodrigues » quinta fev 26, 2009 15:31

Já aconteceu com outros eventos.

O conselho que vos dou, porque sei que estão a tentar promover os eventos pelo convívio e pela experiência (e não para ganharem dinheiro ou darem dinheiro directamente a ganhar a alguém) é salientarem bem o carácter social do evento e deixarem para segundo plano os pormenores comerciais (há sempre um custo associado - refeições, material, seguros, etc).
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor PLnauta » quinta fev 26, 2009 15:54

btrodrigues Escreveu:Já aconteceu com outros eventos.

O conselho que vos dou, porque sei que estão a tentar promover os eventos pelo convívio e pela experiência (e não para ganharem dinheiro ou darem dinheiro directamente a ganhar a alguém) é salientarem bem o carácter social do evento e deixarem para segundo plano os pormenores comerciais (há sempre um custo associado - refeições, material, seguros, etc).



hmm,

mais uma vez tenho diversos comentários a fazer.

Existe uma pequena regra na Groundspeek que diz mais ou menos isto. Não estou a traduzir... a apreciaçao/percepção do reviewer é que dita o veredicto final da groundspeek ...

Logo, em determinadas circunstâncias é dificil perceber os critérios de apreciação. E não estou a falar deste caso, pois ainda nem vi o link do Rui. Estou apenas a ligar ao que fui lendo nos foruns da groundspeek.

Por outro lado a Groundspeek prevê também que os organizadores arrangem forma de suprir os custos associados à logística, etc... e permite que os eventos arranjem formas suplementares de angariação de financiamento. A unica exigência é que no site da geocaching.com, na listing, essas "formas suplementares" não apareçam.

Agora BT , o que dizes é muito importante. Julgo mesmo que já deve ter sido motivo de discussão em inúmeros foruns. A tentativa de criar eventos comerciais aproveitando a boleia do Geocaching é demasiado tentadora e els próprios têm consciência disso pelo que tb criaram regras para esses eventos.
Julgo que o bom senso de quem se quer aventurar nessa área deve ser muito grande. Muito grande mesmo.
Os eventos de geocaching nunca são excessivos. Mas a postura de quem os organiza pode ser excessiva (não sei se isto vos faz sentido?).

Eu se puder vou a todos :D até porque não me podem impedir de participar (é essa a principal lógica e o poder do geocaching - ninguém está excluído desde que tenha conta e tenhas as coordenadas :twisted: ) e se puder organizo muitos mais ...

PL
Imagem
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Mensagempor rcoelho » quinta fev 26, 2009 16:01

Rodrigo. Não é Rui, é Rodrigo. :D
A culpa é minha RCOELHO na realidade o R pode ser muita coisa :wink:

Em relação ao meu evento fiquei muito aborrecido quando vi um evento praticamente igual ao meu aprovado na Catalunha. E agora? Uns disseram, o revisor por não te conhecer pode pensar que a teu objectivo é comercial....... Mas, desde quando os revisores conhecem os geocachers, é com base no conhecer que se rejeitam uns e aprovam outros?? Discordo totalmente!!

Para terem uma ideia eu denunciei o outro evento à Groundspeak e pelo menos fiquei com a ideia que o mesmo iria ser cancelado.

Penso eu de que.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor MAntunes » quinta fev 26, 2009 16:02

Eu não queria ser chato (ok, eu sei que sou...)

Mas isto já está a ir noutra direcção que não a do tópico inicial - spam via email.
Não será melhor abrirem outro tópico relacionado com critérios de aprovação de Eventos?
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor rcoelho » quinta fev 26, 2009 16:03

Desculpa Manuel, tens toda a razão!
As minhas desculpas, a razão deste tópico era o SPAM!
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rcoelho
Regular
 
Mensagens: 252
Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor PLnauta » quinta fev 26, 2009 16:07

MAntunes Escreveu:Eu não queria ser chato (ok, eu sei que sou...)

Mas isto já está a ir noutra direcção que não a do tópico inicial - spam via email.
Não será melhor abrirem outro tópico relacionado com critérios de aprovação de Eventos?


Tens toda a razão Manuel. E não é possível passar estes ultimos posts acerca de eventos para o sitio próprio.
Acho mesmo que este tema merece uma boa discussão.

Rodrigo :wink: sorry estava convencido que o R era de Rui....
Imagem
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Mensagempor MAntunes » quinta fev 26, 2009 16:17

PLnauta Escreveu:
MAntunes Escreveu:Eu não queria ser chato (ok, eu sei que sou...)

Mas isto já está a ir noutra direcção que não a do tópico inicial - spam via email.
Não será melhor abrirem outro tópico relacionado com critérios de aprovação de Eventos?


Tens toda a razão Manuel. E não é possível passar estes ultimos posts acerca de eventos para o sitio próprio.
Acho mesmo que este tema merece uma boa discussão.

Rodrigo :wink: sorry estava convencido que o R era de Rui....


Na versão 3 do phpbb já será possível. Está por horas. Eu depois mudo os outros posts e apago este meu. Fica prometido. ;-)

edit: alterada unidade de medida de tempo.
Editado pela última vez por MAntunes em quinta fev 26, 2009 21:04, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor vsergio » quinta fev 26, 2009 16:20

SPAM?
Ca raio, acham o Mail da LojaSoCurtir SPAM?
Se calhar não está a ser feito da melhor maneira, mas sabemos todos do que se trata e acho que, sendo o dono da loja um Geocacher conhecido, não podemos estar a considerar que se está a fazer um SPAM assim tão mau... tem muita coisa relacionada com a nossa actividade e acredito, pelo que conheço do bom rapaz, que faz as coisas a bem.
Epá, não gostam mandem-lhe um email. E ajudem a elucidá-lo que "perante a lei" que não pode fazer isso e que tem que ter um link lá para vos "desligar" da lista...
Ahhh, mas esperem, se calhar foi coincidência eu ter recebido hoje o mail e terem aberto esta thread aqui... se sim, desculpem.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor rmatosinhos » quinta fev 26, 2009 16:34

relativamente à questão... talvez aja algo que possa ser feito.
Não sei se é do conhecimento dos admin deste site a http://www.cnpd.pt/ Comissão nacional da protecção de dados. (http://www.cnpd.pt/bin/legal/Formulario-geral.pdf)
É obrigatório que todos os sites que recolham dados pessoais estejam registados na cnpd e que mencionem expressamente no site o artigo "xpto"em que nos termos da lei o utilizador pode ter acesso aos seus dados e fazer rectificação / eliminação. Caso não estejam regstados na CNPD recomendo que o façam e que aproveitem a revisão das regras do site para incluir uma frase que iliba o site de complicações legais. (Sei pois ja tive que fazer isto com alguns sites meus, nunca tive problemas, mas sei que a multa é alta.
Já no caso da groundspeak não sei bem como é pois é uma empresa internacional...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

cron