• Anúncios

Quando foi? [Google Maps]

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Quando foi? [Google Maps]

Mensagempor truta » quarta fev 18, 2009 01:25

Já existe o "Onde fica", mas é também interessante tentar descobrir quando foram tiradas as fotografias aéreas: ano, mês, dia da semana, dia do mês e hora (sem consultar o Google Earth, que a partir da versão 4.3 mostra a data das imagens)

Comecei por Lisboa, porque há várias pistas e por isso talvez seja a mais fácil.

[Editado]
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 18, 2009 09:15

Talvez seja interessante, mas só quem conhecer bem por dentro e por fora é que será capaz de responder, parece-me... E mesmo assim muito dificilmente.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Mensagempor truta » quarta fev 18, 2009 18:36

Eu conheço mais ou menos Lisboa, mas não sou de Lisboa. É natural que um lisboeta se lembre de outras pistas e descubra mais rapidamente do que os outros.
No entanto houve a feliz coincidência de as fotos terem sido tiradas numa altura em que se realizaram determinados eventos.
Posso dizer que um local onde se junta muita gente indicou-me o ano e um intervalo possível de 2 meses. Mas outro desses locais reduziu a pesquisa a 1 mês.
Entretanto outro "evento" reduziu a pesquisa a 2 dias por semana. E um meio de transporte também ajudou a perceber mais qualquer coisa.
Uma foto numa cache também ajudou a juntar as peças do puzzle.
E pronto, "perdi" 1 hora e meia mas foi divertido. Por momentos senti-me a participar no CSI :)
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta fev 19, 2009 09:44

Se tiveres exemplos, manda! Deve ser divertido fazer de CSI. :)

Mas parece-me que nesse caso se pode mudar um pouco as regras. Pode cada um não descobrir exactamente onde e quando foi, mas pode ir lançando pormenores que nota. Todos os pormenores juntos acabam por levar alguém a descobrir tudo.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Mensagempor truta » quinta fev 19, 2009 17:31

Já espreitei mais 3 cidades - Porto, Madrid e Valência - e de facto é complicado. É importante conhecer a cidade para se ter hipóteses de descobrir o dia. No caso Lisboa identifica-se bem porque calhou nos tais eventos.

Não vou já desvendar tudo porque alguém ainda pode querer tentar descobrir mas posso dar algumas pistas.

- Os navios no porto: a presença de um navio de cruzeiro grande, uma caravela ou um porta-aviões por exemplo podem dar-nos ideia de dias possíveis. Na doca de Alcântara está um navio um pouco estranho que talvez seja um porta-helicópteros, mas depois de perder algum tempo não consegui descobrir nada.

- Os estádios de futebol: se estiver a haver jogo, pode-se tentar identificar a equipa "forasteira" pelas cores das bandeiras e descobrir o dia do jogo. Se estiver um palco no relvado é porque a foto foi tirada antes, depois ou, com muita sorte, durante um concerto. Pesquisando notícias sobre os concertos encontram-se dias e mais informação que pode reduzir a poucos os dias possíveis, como é o caso desta (quem quiser tentar não espreite os links :wink: )

- O trânsito: Se há muito trânsito em certas avenidas as fotos foram tiradas num dia de semana. Se há lugares de estacionamento, foram tiradas num sábado, domingo ou feriado. A densidade do trânsito e os sentidos do fluxo também dão ideia da hora do dia.

- Feiras e mercados na cidade ou arredores: alguns só acontecem em determinados dias.

- Parques de diversões: há muitos que só abrem nos meses de Verão.

- Recintos de festivais de música.

- As sombras: podem dar ideia da hora do dia e até da estação do ano.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes