• Anúncios

Afinal porque há crise financeira mundial?

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Afinal porque há crise financeira mundial?

Mensagempor alieri » sábado Oct 18, 2008 20:22

Está tudo explicado por estes humoristas ingleses (legendas em espanhol), aqui:

http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=storie ... ies/426986
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor MightyReek » sábado Oct 18, 2008 20:33

Está muito bom.
Devia ser obrigatorio manter bens adquiridos em bolsa por uns 2 ou 3 anos... E so depois podiam vender...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Mensagempor ajsa » sábado Oct 18, 2008 20:51

Por acaso os distintos colegas não quererão fazer uma investimento num Fundo Melhorado de Alto Débito Estruturado, um FMADE?

Dou 100% garantias que o mesmo será benéfico (para alguém)!
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Mensagempor Geopintus » sábado Oct 18, 2008 21:56

Crise Financeira na Taberna da Aldeia ou a Folia dos Fiados


Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é a actual CRISE AMERICANA E MUNDIAL, ou o que gerou a crise americana e mundial, segue um breve relato económico para leigo entender.

Então, é assim:
O sr. Zé tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender vinho 'na caderneta' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados...
Porque decidiu vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose do tintol (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do sr Zé, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos dos bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrónimo financeiro que ninguém sabe exactamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do sr. Zé ).
Esses derivados passam a ser negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, o bar do sr. Zé vai à falência, e também toda a cadeia.
Geopintus
Regular
 
Mensagens: 191
Registado: segunda set 24, 2007 21:34

Mensagempor ajsa » sábado Oct 18, 2008 22:32

Espectacular!

Já tinha ouvido várias explicações, desde aquelas que no final abano a cabeça a dizer que sim e a minha mente a pensar que estava a falar com alguém noutro idioma, até às explicações medianamente fáceis de entender.

A tua, foi a melhor, e na verdade, aquela que no final me deixou uma clara noção de lucidez!

Muito Obrigado! :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Espectacular, em 2 palavras como funciona a Bolsa

Mensagempor ftomar » sábado Oct 18, 2008 23:46

Estava-se no Outono e, os Índios de uma reserva americana perguntaram ao novo Chefe se o Inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. Tratando-se de um Chefe Índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados  e cortar a lenha suficiente para aguentar um Inverno frio.

Mas como também era um líder prático e preocupado, alguns dias depois teve uma ideia. Dirigiu-se à cabine telefónica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: "O próximo Inverno vai ser frio?" - "Parece que na realidade este Inverno vai ser mesmo frio" respondeu o meteorologista de serviço.

O Chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: "Vai ser um Inverno muito frio?" "Sim," responderam novamente do outro lado, "O Inverno vai ser mesmo muito frio".

Mais uma vez o Chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas. Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional: "Vocês têm a certeza que este Inverno vai ser mesmo muito frio?" "Absolutamente" respondeu o homem". Vai ser um dos Invernos mais frios de sempre."

"Como podem ter tanto a certeza?" perguntou o Chefe. O meteorologista respondeu "Os Índios estão a aprovisionar lenha que parecem uns doidos."
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Mensagempor GeoDuplaP&F » domingo Oct 26, 2008 11:37

ftomar, essa história faz-me lembrar a história das laranjas num filme que dá um certo ar de lição sobre essas coisas: "Os Ricos e os Pobres", com o Eddie Murphy, o Dan Aykroyd e a Jamie Lee Curtis.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes