Página 1 de 2

PUZZLE CACHE NOVA!

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2007 23:46
por btrodrigues
Leiam isto antes de colocar yet-another-lame-puzzle -cache:

http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... ic=166265#

I think most everyone would use it which would defeat the purpose of the hider.

I like puzzle caches that are generally pretty solvable. But when you get these harder ones, what is the point?

To prove superior intellect?

To use up over 215,000 square feet of possible geocaching area that a traditional can not be placed on?

Sure all may be solvable, but when months go by and no one finds it in a populated area- it seems like a waste of everyones time who is involved.

MensagemEnviado: sexta jun 22, 2007 10:59
por lumacafi
Imagem

MensagemEnviado: sexta jun 22, 2007 13:57
por vsergio
tás a falar da "sport"?

MensagemEnviado: sexta jun 22, 2007 14:59
por hulkman
eu falo por mim... as caches que mais gozo me têm dado a encontrar são em geral mistérios que me acompanharam durante algum tempo!!! Há realmente mistérios que são bastante complicados de decifrar... mas quando se consegue chegar lá a sensação é bastante boa!!!

MensagemEnviado: sábado jun 23, 2007 12:18
por Torgut
Mistérios? O que é isso? Nem as vejo, tenho um filtro que as manda directamente para o cesto do lixo. Só me aborrece porque às vezes há multicaches disfarçadas de caches-mistério e podem escapar-me.

De facto, na essência, nunca compreendi muito bem a relação entre Geocaching e a resolução de problemas e charadas perfeitamente à margem. Mas é para o lado que durmo melhor, não me mordem.

MensagemEnviado: sábado jun 23, 2007 19:09
por play mobil
Pois pela nossa parte é assim: A Play ainda tem alguma paciência com essa coisa dos puzzles, mas eu nem por isso! Acho que são um desvio (se bem que admissível) à orientação de fundo do geocaching. Vendo bem, também a maioria das caches "urbanas" o são, e então quando se alia a vertente puzzle com a vertente urbana, lá se vai o contacto com a natureza e aquela coisa do passeio giro e o camandro... :roll:

Tenho de admitir que há caches mistério excepcionalmente boas, e das que já encontrámos (resolvemos?) lembro-me por exemplo da Enigma, da Segue as estrelas, ou da Na Mouche, todas elas sem dúvida uma mais valia para a cultura de qualquer ser humano, pela abordagem que nos obriga a fazer sobre uma dada matéria com mais ou menos interesse no ambito do geocaching, porque são temas com interesse geral que provavelmente jamais investigariamos se não fossem enunciados sob a forma de geocache. No entanto temos notado uma leve tendencia para o tipo de puzzle "gratuito", cujo objecto parece ser única e simplesmente tornar a cache deliberadamente complicada, muitas vezes sem qualquer conteúdo e sem que a resolução do enigma nos enriqueça em nada, tornando-se mais um desafio à paciência do que própriamente um desafio intelectual.

Depois há aquela fronteira difusa: Muitas das caches mistério são multi-caches "gaiteiras": Vai-se lá, contam-se e recontam-se as gaitinhas, e muitas vezes o grande mistério consiste exactamente em fazer com que as contas se traduzam em algo que faça algum sentido em termos de georeferência. :?

Será o meu mau feitio a falar? Claro que é! Não liguem. 8)

MensagemEnviado: domingo jun 24, 2007 23:13
por kidloco
Por mim falo, as caches mistério são as que mais gosto, só tenho pena que no norte não haja tantas como em Lisboa, até por isso criei algumas para tentar colmatar esse défice.

Não tenho nada contra as caches tradicionais que servem um objectivo e tem um publico alvo especifico. Da mesma forma que os adeptos das tradicionais acham que as mistério são um desperdicio de terreno útil para geocaching, também os adeptos das caches mistério acham o mesmo das caches tradicionais.

Nas caches mistério há sempre um problema, o que para nós é evidente e fácil pode não ser para a maioria dos mortais ou pode acontecer o contrário. Agora, caches mistério que recorrem muitas vezes a conhecimentos técnicos muito específicos isso discordo em absoluto, é um absoluto disparate.

O que mais gosto nas caches mistério é puder-mos dar larga à nossa imaginação ao cria-las, pode-se utilizar multis disfarçadas ou outro qualquer formato. A ideia é criar um desafio um pouco maior que o habitual toma lá as coordendas e procura. Se estamos a dificultar a cache é claro que estamos, então qual é o objectivo da cache mistério?

Se há geocachers que gostam de aprender algo de novo com os desafios propostos nas charadas, outros há que depois de uma semana de trabalho desgastante não querem encher a cabeça com mais informação, só querem resolver a charada proposta, encontrar a cache, sentirem-se satisfeitos e esquecer o assunto.

No fundo este tema é infindável, haverá sempre quem defenda uma coisa e quem tenha a opinião contrária. Vamos mas é utilizar o nosso tempo a criar novas caches ou a procurar as que por ai andam que já são mais de 1000, o que é um verdadeiro feito para um pequeno pais como o nosso, quem dera a muitos.

MensagemEnviado: domingo jun 24, 2007 23:23
por NFreitas
kidloco Escreveu:Por mim falo, as caches mistério são as que mais gosto, só tenho pena que no norte não haja tantas como em Lisboa, até por isso criei algumas para tentar colmatar esse défice.


Paguem uma férias no Porto ao almeidara que ele trata já disso! :P

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 10:11
por play mobil
Permitam-nos uma opinião...

kidloco Escreveu:(...) há geocachers que gostam de aprender algo de novo com os desafios propostos nas charadas (...)


Pois... O problema de algumas charadas começa exctamente quando não se aprende rigorosamente nada com elas. :?
Que piada tem pôr um geocacher a resolver um complexo sistema de equações, matéria do secundário, para depois subir ao monte e encontrar uma cache na ermida da "Virgem dos Aflitos", ou pior ainda, na "esquina lá do bairro"?

Vamos lá separar as águas: O charadismo, tal como o geocahing, é um passatempo muito interessante e salutar, muito antigo, enraizado e com espaços próprios. Tem vários níveis de envolvimento, começando no "qual é a coisa, qual é ela...", passando pelas palavras cruzadas do "correio da manhã" que se tomam com a bica e o pastel de nata, e acabando em grupos que levam a coisa muito mais a sério, ao ponto de dedicarem meses ou anos à resolução de problemas muito complexos (sei disso porque tenho alguns charadistas na família e eu próprio frequentei o meio).
O Charadismo é um hobby tão ou mais interessante que o geocaching, mas há um detalhe importante em que o paralelismo é pouco ou nenhum: A componente de actividade ao ar livre.
Não se esqueçam que um dos vectores de orientação do geocaching é exactamente esse: Afastar as pessoas do computador e fazer com que elas vão para a rua de GPSr na mão, e entrem em contacto com a Natureza. Pode-se dizer que em termos gerais o geocaching é uma actividade ao ar livre com recurso a tecnologias globais.

É claro e óbvio que uma boa charada pode ser um bom "teaser" para uma boa cache, mas não se esqueçam que o objecto do geocaching é a cache em si, e o uso abusivo de artificios pode conduzir a desvios graves da orientação do geocaching. Para os menos informados, proponho que investiguem a motivação da Groundspeak para acabar com a publicação das caches virtuais e webcam, e à deslocação das locationess para outro meio.

Em suma, a nosso ver o problema das caches mistério é que tem sido posto cada vez mais empenho no puzzle passando para segundo plano a cache, e o resultado é em alguns casos, um puzzle muito elaborado a par com uma cache da treta, muitas vezes sem qualquer relação entre os dois componentes, deixando em alguns casos ao visitante aquela sensação de "montanha que pariu um rato". :(

Ora, como é óbvio que o geocacher adora desafios, do nosso ponto de vista seria interessante e salutar para o geocaching que hovesse obrigatóriamente uma ligação entre a temática da cache, o "puzzle" associado e a localização da mesma. Isto seria mais interessante para o criador que gosta de desafios por ser um desafio maior, e muito mais cativante e enriquecedor para o visitante.
Numa outra opção muito mais "geocachiana", e porque o assunto no geocaching é exactamente "sair de casa", a componente "mistério" deveria ser mais implementada no terreno, quer na criatividade formal da cache a nível de container, por exemplo, quer no conceito de integração no local. É óbvio que isto é mais trabalhoso, mas o desafio é muito maior do que ficar em casa a fazer "palavras cruzadas".

E não era de desafios que estavamos a falar? :wink:

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 11:13
por btrodrigues
Sábias palavras, as dos bonecos de plástico.

Apetecia-me debitar para aqui as frases que estava ali a matutar durante a reunião, mas depois de ler isto, nada tenho a acrescentar. A não ser

"para que quero eu um GPS para procurar caches, se para achar estas #"$"@£#$ tenho que ficar umas horas valentes especado em casa agarrrado ao computador? acho que me vou dedicar às outras, em que é preciso andar (em vez de ficar aqui parado) e em que a única coisa que há para descobrir é o melhor trilho para o acesso e as coisas interessantes que aprendo não existem nos livros nem no google..."

a paciência tem limites.

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 11:25
por lumacafi
Não sou a favor nem contra.

Mas apenas acho que vale sempre a regra básica do geocaching: "Não gostas, não fazes".

Não gostas de micros?
Não gostas de caches de escalada?
Não gostas de puzzles?
Não gostas de contar gaitinhas?
Não gostas de multis com 33 pontos intermédios?

Não vás!

É tão simples...

Há poucas caches das que gostam para fazer? Criem algumas e não se queixem das que existem.

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 11:44
por hulkman
lumacafi Escreveu:Não sou a favor nem contra.

Mas apenas acho que vale sempre a regra básica do geocaching: "Não gostas, não fazes".

Não gostas de micros?
Não gostas de caches de escalada?
Não gostas de puzzles?
Não gostas de contar gaitinhas?
Não gostas de multis com 33 pontos intermédios?

Não vás!

É tão simples...

Há poucas caches das que gostam para fazer? Criem algumas e não se queixem das que existem.


pois... concordo a 100% com tudo o que disseste!

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 12:05
por prodrive
Pois, eu também não gosto de nenhuma dessas coisas, mas vou a todas 8) . Contrariado mas vou :wink: . E lá vou eu a caminho do Montijo tentar mais uma que já está descodificada :o . Vida dura, esta de Geocacher 8) .

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 12:58
por Torgut
lumacafi Escreveu:Não sou a favor nem contra.

Mas apenas acho que vale sempre a regra básica do geocaching: "Não gostas, não fazes".
(...)
Não vás!

É tão simples...

Há poucas caches das que gostam para fazer? Criem algumas e não se queixem das que existem.


Nesse caso, vamos abolir as guidelines e c#$%#% as caches mais estapafúrdias que nos lembremos. Ah mas caches mistério fazem parte do jogo? E faz parte dos nossos direitos manifestar desagrado por isso, em última instância.

Lumacafi, tens razão! Vou já fazer o found das minhas 17 caches. Assim como assim, pela tua lógica, se começam a escassear de jeito caches para serem encontradas, podemos crias nós próprios, o que tem implícito que a seguir vamos procurá-las e e encontrá-las.

Para mim, o conceito de caches mistério não tem lugar no Geocaching. São deslocadas do conceito de "umas coordenadas, um GPS, vai procurar" que presidiu à criação do jogo. Ainda para mais quando outras aberrações, como as caches locationless foram abolidas. Parece que o Jeremias se esqueceu destas quando foi buscar a vassoura.

Que criem para ai um misterycaching,com, logo a seguir ao waymarking.com ou coisa assim. Porque os apreciadores de enigmas são gente merecedora de todo o respeito e têm direito à vida. Mas enigmas são uma coisa, geocaching é outra. A partir daqui, torna-se legítimo exigir a criação de uma categoria em que para encontrar uma cache seja preciso primeiro comer quantidades abismais de comida, senão não há coordenadas para ninguém. Seriam as eating-like-an-animal-caches.

É que, já se vê, repudio caches que façam exigências específicas para que possam ser procuradas (como por exemplo, ter vocação para resolver charadas). Ao que muitos falarão na existência de caches que exigem que se possa/saiba escalar ou nadar ou qualquer outra coisa deste tipo.

Ah pois! Mas esses requisitos são necessários para chegar à cache e não para ter direito a aceder a coordenadas, como se fosse um cãozinho que depois de rolar ganha o biscoito. E depois, tratam-se de requisitos perfeitamente enquadrados no espírito nuclear do geocaching: para procurar uma cache é preciso mobilidade física, e é essa que é graduada com estas exigências. São aptidões relacionadas com a capacidade de mobilidade física, ferramente essa que a par com um GPS é a essência deste jogo / desporto.

MensagemEnviado: segunda jun 25, 2007 13:05
por kidloco
Eu sou a favor da variedade e da evolução. Não quero que o geocaching se transforme aos poucos num jogo monotono, como outros que eu bem conheço, que já joguei e fartei.

Temos que ter caches para todos os gostos, isso é fundamental para manter a atracção do jogo, com ou sem charadas, que no fundo de charadas pouco tem, são adaptações simplificadas de algo que pode ser muito mais complexo.