• Anúncios

Têm dificuldades em ler mapas?

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Têm dificuldades em ler mapas?

Mensagempor hfilipe » quarta nov 27, 2013 20:30

Mesmo estando a desaparecer, os mapas impressos ainda são, para muita gente, a melhor forma de se guiarem geograficamente.

No entanto, todos conhecemos alguém com dificuldades em ler um mapa e fazer um trajeto até um determinado local.

Pois, segundo um estudo recente, há duas capacidades principais no nosso cérebro para conseguirmos ler um mapa: conseguir mudar mentalmente a perspetiva aérea de um mapa para a do nível da rua e conseguir fazer, também mentalmente, a rotação do desenho.

Podem ver a noticia aqui: http://www.wired.com/wiredscience/2013/11/map-sense/


E, já agora, consideram que têm boa capacidade a ler um mapa?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Têm dificuldades em ler mapas?

Mensagempor jasafara » quarta nov 27, 2013 21:23

Artigo muito interessante! E sim acho que consigo ler bem mapas...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Têm dificuldades em ler mapas?

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 28, 2013 08:38

Eu confesso que adoro mapas - e tenho a mania que até sou bastante razoável a lê-los. Afinal fazia (e espero que ainda faça, assim que perceber como é que me inscrevo numa prova no sítio onde estou a viver) orientação e, os mapas são essenciais para o desporto.

O artigo é claramente muito interessante, dá uma dimensão quase neurológica à capacidade de navegar algures.

Um outro ponto interessante sobre a relação entre mapas e o cérebro e, na minha opinião, relacionado com este tema, é a alteração da nossa percepção de distâncias, que muda com a nossa familiaridade de um determinado local. Experimentem desenhar à mão um mapa do vosso bairro e progressivamente alargá-lo...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Têm dificuldades em ler mapas?

Mensagempor rifkinda » quinta nov 28, 2013 09:22

Acho que é daquelas coisas que se aprende e que se pode melhorar muito com o treino.
Hoje em dia não tenho qualquer problema em interpretar mapas, mas se pensar em mim há uns 15 anos atrás.... era bastante desorientada e nunca sabia como se chegava a lado nenhum...

Fazer geocaching ajudou-me bastante, tal como planear viagens e acessos a locais.
Aliás, no último meetup, fiz uma pequena demonstração levando o pessoal até a uma cache, só por memória visual do mapa com a sua localização. 8-)
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Têm dificuldades em ler mapas?

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta nov 28, 2013 09:41

rifkinda Escreveu:Aliás, no último meetup, fiz uma pequena demonstração levando o pessoal até a uma cache, só por memória visual do mapa com a sua localização. 8-)


Confirmo! :mrgreen:
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron