• Anúncios

Tráfego rodoviário

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Tráfego rodoviário

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 22, 2013 06:51

Nunca pensei muito bem em como funcionaria o sistema de medição de tráfego dos GPS de estrada, até que ler este comentário ( http://gpstracklog.com/2013/10/traffic- ... ent-299189 ) me abriu os olhos para o óbvio - usam informação de localização dos próprios GPS que estão na estrada e reportam o tempo para percorrer um determinado segmento dessa estrada, comparando-o com o tempo que deveriam demorar em condições médias.

Agora, o interessante no comentário que coloquei em cima (e, também, mais uma vez, bastante óbvio), é que o sucesso da aplicação influi depois directamente na qualidade da informação de trânsito que se tem. Ou seja, se há menos exemplares da aplicação a "passar a informação de trânsito" ela será necessariamente menos fiável, criando uma interessante externalidade de rede - há incentivos implícitos a que os novos utilizadores da categoria comprem uma utilização já bem instalada e com maior número de utilizadores.

Acham que isto faz sentido?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Tráfego rodoviário

Mensagempor hfilipe » terça Oct 22, 2013 08:22

Além do número bruto de aparelhos que são vendidos, estão a circular e enviam dados, há a questão importante sobre o que cada empresa faz com esses dados. E nesse aspeto a TomTom parece que está na frente!

Se nos PNDs mais antigos os dados eram descarregados quando se ligava ao computador para atualizações, agora, com a ligação a smartphones está sempre disponível e nos dois sentidos. Quem está no trânsito tem acesso ao dados de viagem de quem está á sua frente e transmite os seus próprios dados para quem vem atrás.

Mesmo com as vendas de PNDs a baixarem bastante, as apps de navegação de marca própria ou mesmo a app do iOS continuam a fornecer informação.

Um sério concorrente a este serviço poderia ser a Google, pois tem uma app de navegação muito utilizada e faz do tratamento de informação e dados o seu negócio.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Tráfego rodoviário

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 23, 2013 05:27

Concordo contigo, mas sabes que eu acho que a Google vai incorporar este sistema directamente no "carro que anda sozinho" deles - não sei se vão dar aos humanos a possibilidade de o experimentarem directamente.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron