• Anúncios

E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Sabe o que fazer em caso de sismo?

- Sim
7
78%
- Não
2
22%
 
Total de votos : 9

E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 07, 2013 15:41

Era para abrir este tópico como sendo algo relacionado a earthcaches - talvez porque, quando penso em sismos, me lembre do PH e do Daniel Oliveira, e, daí, a associação ser imediata. Mas vamos considerá-lo como aquilo que é - um off-topic.

A pergunta aqui é simples e inspirada no exercício nacional que vai acontecer esta sexta-feira (podem ler sobre ele em http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... mo-1608307 ). Sabem o que fazer em caso de sismo? E só há duas respostas "branco" ou "preto", "sim" ou "não". Se sentem confiantes com o que sabem, votem "sim"; se não, votem "não". O resto, é para irmos falando aqui por baixo, se acharem que faz sentido.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor rifkinda » segunda Oct 07, 2013 15:57

Já respondi.
Acho que sei o que fazer em caso de sismo.

Mas também sei que da teoria à prática vai uma grande distância... é que numa situação de aflição, podemos reagir tão bruscamente, que fazemos as coisas erradas, em vez de fazer o que sempre ouvimos para fazer.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda Oct 07, 2013 16:02

Confesso que não sei se sei...
As coisas que me ocorrem é sair para o exterior e afastar-me de cenas que me possam cair em cima, se não conseguir, colocar-me debaixo das ombreiras das portas, ou, debaixo de uma mesa ou similar...
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor ViperUnderground » segunda Oct 07, 2013 16:23

Vou responder com base na minha experiência pessoal!

Se sei o que fazer ? Sim, sei!
Se farei o que sei? Não sei!

Em toda a minha vida senti dois, três terramotos!
Felizmente foram de curta duração!
A minha primeira reacção foi ficar "especado" (estático) a olhar para as paredes e para o tecto a tentar perceber o que se passava!
Só depois de terminado o susto é que consegui pensar em alguma coisa.

Se um dia tiver o azar de ser apanhado no meio de um terramoto, semelhante aos que costumam ocorrer no Japão, com durações de mais de 3 minutos, imagino-me só a tentar fazer alguma coisa depois de uns 20 ou 30s. O que poderá ser tarde demais! :-D

PS: Na primeira vez que senti um terramoto a minha primeira preocupação foi uma colecção de isqueiros que tinha numa estante, numa marquise. Estavam sempre a cair ao mínimo toque. E por incrível que pareça, nesta situação ficaram todos "firmes e hirtos"!!
Só depois é que me lembrei de ligar o rádio e começar a analisar se havia algum "estrago"! :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor rifkinda » segunda Oct 07, 2013 16:47

Sim, acho que a reacção normal nos primeiros segundos é ficar parado a tentar perceber o que se passa.
Pelo menos foi também o que me aconteceu nas duas vezes que senti pequenos abalos.

Felizmente, foram abalos mesmo muito curtos que pararam antes de eu pensar onde me proteger.
No primeiro estava num quarto de hotel nos Açores e para além de sentir tremer, só vi o candeeiro de tecto a baloiçar.
No segundo, estava a dormir e acordei precisamente a sentir a cama a tremer. Como acordei antes do tempo, estava anda atordoada, e aquilo parou ainda eu estava a tentar perceber o que estava a acontecer.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor jasafara » segunda Oct 07, 2013 20:53

A maior parte das pessoas até sabe o que deve fazer durante um sismo.
O que quase ninguém interioriza é o que se deve fazer antes de um sismo...

http://ensinarevt.com/form_civica/seguranca/sismos/
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor patinhofeio » segunda Oct 07, 2013 23:06

Eu sei o que fazer, mas tou como o viper,. Se acontecer e eu sentir não sei como reagir.
Para já, julgo ser anti-sismo inferior a 8.
Já por diversas vezes assisti a pessoas a correr feitas doidas pela rua aos gritos, e só passado algum tempo é que percebi que tinha sido um sismo. :D
Pelo menos os 3 últimos que tive conhecimento, um foi como referi acima, outro não senti nada (mas quem estava ao lado sentiu e assustou-se) e o terceiro estava a conduzir e portanto não me apercebi de nenhum turbilhão maior que o que o carro faz ao passar nas estradas esburacadas deste nosso Portugal.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 08, 2013 06:45

Acho que sei o que fazer em caso de sismo. Mas também acho que (como referiu o Jasafara) não faço é o suficiente antes do sismo. E essa é a altura para preparar tudo.

Normalmente não sinto os terramotos - quando muito, se estou a dormir, acordo, olho para as horas e, depois, mais tarde, percebo pela rádio ou jornal que foi um sismo que me acordou. A excepção foi há poucos meses, na Cidade do México (onde estava em trabalho). Foi a meio da noite e nunca tinha sentido nada assim, nem estava à espera que fosse assim. É que, além de sentir a terra tremer durante uns bons 30 segundos, os últimos 10 segundos foram diferentes - senti a terra a abanar violentamente, com "safanões" largos. Quando aquilo acabou, percebi que estava deitado ao lado da cama (que parecia ser bem sólida, mas, enfim...), com duas garrafas de água na mão.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor luis_pt » terça Oct 08, 2013 21:40

O essencial é estar preparado. Com um bug out bag. Aqui numa versão para sismos.

http://www.youtube.com/watch?v=yaFBr7bYvuw
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor jasafara » terça Oct 08, 2013 23:50

Sendo um survivalista (sobrevivalista em português) americano, não pode faltar uma espingarda semiautomática ou qualquer outra arma :)
O sobrevivalismo tem aspectos muito interessantes quando não cai na paranóia.
A questão da "bug out bag" é básica para qualquer situação de catástrofe ou de alteração grave de ordem pública (e também para invasões por aliens ou uma praga de zombies [:D]).
Assim como uma dispensa minimamente abastecida.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor jasafara » quarta Oct 09, 2013 11:05

Aqui no Tagus Park acabei de participar num simulacro de evacuação do edifício. Estes procedimentos são essenciais para que as rotinas sejam interiorizadas.

edit: notícias sobre o exercício que ainda decorre e abrange toda a área do Tagus Park

http://local.pt/oeiras-ativa-plano-muni ... e-outubro/
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: E vocês, sabem o que fazer em caso de sismo?

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 11, 2013 09:33

E hoje às 11h10, não se esqueçam de participar no "simulacro".

1º Baixar
2º Proteger
3º Aguardar
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17


Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron