• Anúncios

azeitonas off topic do off topic

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 09:53

prodrive Escreveu:
ajsa Escreveu:1ª Doenças.

Básicamente existem duas doenças provocadas por fungos

Sr. Doutor tenho aqui uma dorzita incomodativa na unha do dedo mindinho do pé esquerdo, sempre que chove ou faz sol. Será grave?

Caro leitor,

Antes de tomar qualquer decisão procure saber se o seu dedo sente o mesmo. Muitas vezes os nossos dedos possuem manifestações de carinho ou raiva que podem ser mal interpretadas.
Ofereça flores ao seu dedo e verá que terá uma noite magnifica.

Maria, a sua conselheira do dedo!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor prodrive » quarta jun 18, 2008 10:05

ajsa Escreveu:Caro leitor,

Antes de tomar qualquer decisão procure saber se o seu dedo sente o mesmo. Muitas vezes os nossos dedos possuem manifestações de carinho ou raiva que podem ser mal interpretadas.
Ofereça flores ao seu dedo e verá que terá uma noite magnifica.

Maria, a sua conselheira do dedo!

Querida Maria,

Muito obrigado pelo seu sábio conselho. Graças a si e ao seu encorajamento, hoje tomei a maior decisão da minha vida de ter uma conversa séria com o meu dedo mindinho.
Entre gritos de raiva e promessas de amor eterno, no meio de uma discussão acesa, confessou-me que toda aquela manifestação de dôrzinha miúdinha não passava se uma tentativa vã de me chamar a atenção sobre o ciúme que sentia pelo cuidado e dedicação dado aos restantes dedos do pé.
Chegou mesmo ao ponto de dizer que só lhe dava atenção para limpar as bolinhas de chulé que se formavam entre si e o seu parceiro.
Hoje sinto-me uma nova pessoa, libertada de um enorme fardo que carregava à semanas... qui ça meses.
Maria, tu és Grande!

Leitor anónimo

PS - Espero com isto não estar a fugir ao tópico do tópico que já tinha fugido ao tópico do tópico anterior...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor rifkind » quarta jun 18, 2008 10:07

Ora isto interessa-me! Adoro azeite! :)

outros mais furtados

Isto é quando a malta vai ao lagar à noite e saca umas talhas cheias? ;)

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor MightyReek » quarta jun 18, 2008 10:07

Dão-lhe férias e depois vem nisto... Tá um trabalho esperto...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Lima_Paço » quarta jun 18, 2008 10:19

Não me levem a mal, mas qual é o interesse deste tópico?

Quanto ao azeite, tudo bem.

Agora estarem a falar sobre umas carochas sem patas que aparecem dentro de taças antes do almoço quando vamos ao restaurante, ou ainda pior, em certas comidas como por exemplo, nas pizzas ou na salada russa :shock: .

A ASAE isto não vê. :twisted:

Tanta coisa boa para comer e estes (e são muitos) para aqui a falarem sobre degustação de carochas... :roll: :roll: :roll:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 10:40

Caro Lima_Paço,

As carochas sem patas :lol: como chamas para além de ser um fruto extremamente rico em ácidos gordos monoinsaturados, possui grandes teores de diversos minerais o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio, e muito rico em vitamina B6, B12, E, niacina, riboflavina, tiamina e carotenóides.

São sobejamente conhecidos os benefícios da gordura monoinsaturada, mas para além disso a azeitona é rica em polifenóis que são substâncias químicas vegetais anti-oxidantes que previnem as oxidações biológicas ereduzem a formação de radicais livres que estão associados aos danos celulares que produzem e grandes responsáveis pelo envelhecimento acelarado e formaçãp de doenças crônico-degenerativas, como o cancro.

Eu só conheço um único aspecto negativo no consumo da azeitona que em nada tem a ver com o fruto mas connosco mesmo que está no seu método de conservação mais utilizado através de salmouras (água com sal). Conservem a azeitona no seu meio apropriado, azeite e depois digam algo.

Má nada! :D
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 10:43

rifkind Escreveu:Ora isto interessa-me! Adoro azeite! :)

outros mais furtados

Isto é quando a malta vai ao lagar à noite e saca umas talhas cheias? ;)

Nuno
Rifkindsss

Exactamente Nuno, quanto mais novo for o azeite melhor é o seu paladar.
ajsa
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 18, 2008 10:54

Ajsa, explica-me lá uma coisa. Há muitos anos dizia-se que o melhor azeite é o de acidez baixa, abaixo dos 0,5. Actualmente diz-se que o melhor azeite é o de acidez elevada, acima dos 1,5, se não engano. Afinal em que ficamos?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

uanjto

Mensagempor Lima_Paço » quarta jun 18, 2008 10:57

ajsa Escreveu:Caro Lima_Paço,

As carochas sem patas :lol: como chamas para além de ser um fruto extremamente rico em ácidos gordos monoinsaturados, possui grandes teores de diversos minerais o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio, e muito rico em vitamina B6, B12, E, niacina, riboflavina, tiamina e carotenóides.

São sobejamente conhecidos os benefícios da gordura monoinsaturada, mas para além disso a azeitona é rica em polifenóis que são substâncias químicas vegetais anti-oxidantes que previnem as oxidações biológicas ereduzem a formação de radicais livres que estão associados aos danos celulares que produzem e grandes responsáveis pelo envelhecimento acelarado e formaçãp de doenças crônico-degenerativas, como o cancro.

Eu só conheço um único aspecto negativo no consumo da azeitona que em nada tem a ver com o fruto mas connosco mesmo que está no seu método de conservação mais utilizado através de salmouras (água com sal). Conservem a azeitona no seu meio apropriado, azeite e depois digam algo.

Má nada! :D

Ena pá, o gajo ficou bravo. :lol:

Mas eu disse uma coisa positiva

Lima_Paço Escreveu:Quanto ao azeite, tudo bem.

Obviamente que estava na brincadeira, mas sinceramente não consigo gostar dessas coisas estilo miniatura de bola de rugby (até me custa dizer o nome :twisted: ), entre a minha casa e a dos meus pais são 5 doentes por azeitonas (pronto já disse o nome :lol: ), só eu é que não gosto.

O defeito é meu com certeza. :roll:

Acrescento que azeite raramente utilizava, até que fiz umas análises e o "castrol" estava a 300 e tal, mesmo sem fazer grandes asneiras, note-se. Então o médico perguntou-me o meu tipo de alimentação e eu disse-lhe que comia peixe cozido sem azeite, salada sem azeite, etc. Bom o homem ia-me matando e explicou-me que como não ingeria gorduras e o organismo precisa delas, ele próprio as produz, mas das más, daí o "castrol tão elevado.
A partir daí a Maria quase que me bate porque o meu prato parece uma piscina de azeite, com uma postita de peixe e respectivos acompanhantes a nadar :idea: . O "castrol" desceu para 180, sem medicamentos.

Obrigado azeite

:lol: :lol: :lol:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 11:23

GeoDuplaP&F Escreveu:Ajsa, explica-me lá uma coisa. Há muitos anos dizia-se que o melhor azeite é o de acidez baixa, abaixo dos 0,5. Actualmente diz-se que o melhor azeite é o de acidez elevada, acima dos 1,5, se não engano. Afinal em que ficamos?

A acidez é apenas um dos parâmetros da qualidade do azeite. Eu não coloquei aqui nem metade.

Como o disse, até 2.0, pode-se consumir sem problema a questão fica em ficares com um trago tipo “azia” depois de comer azeite com elevado valor de acidez ou não.

O azeite com grande acidez é mais estável com o aumento de temperatura (utilização em assados ou frituras) mas isso não significa que seja melhor que o azeite de menor acidez ou viceversa.
Por exemplo, quem tem problemas de estômago não é recomendável que ingira produtos ácidos, logo aqui quem manda é o azeite de baixa acidez. Tal como no vinho à quem prefira uma monocasta de periquita que é ligeiramente macio ou que deseje antes uma trincadeira porque esse é que é vinho de macho. :lol:

A regra (que não é regra) é simples: baixar a acidez conforme a temperatura de utilização.
ajsa
Extra Large

Re: uanjto

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 11:25

Lima_Paço Escreveu:Ena pá, o gajo ficou bravo. :lol:

Nada disso, nadinha! :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » quarta jun 18, 2008 11:27

ajsa Escreveu:
Lima_Paço Escreveu:Ena pá, o gajo ficou bravo. :lol:

Nada disso, nadinha! :lol:

:lol:

Como já li em muitos outros posts, em diversos tópicos.

"Estava a brincar"

:lol:
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 11:30

Lima_Paço Escreveu:A partir daí a Maria quase que me bate porque o meu prato parece uma piscina de azeite, com uma postita de peixe e respectivos acompanhantes a nadar :idea: . O "castrol" desceu para 180, sem medicamentos.

Obrigado azeite

:lol: :lol: :lol:

Nós cá em casa utilizamos o azeite em tudo quanto seja gordura.
Fritamos batata com azeite.
Fritamos rissois com azeite, ok, fritamos tudo com azeite.
Assamos com azeite.
"refogados" só com azeite, tomate e alho
Se pede manteiga, leva azeite.
Se pede margarina, leva azeite.
Azeite na sopa.
Azeite nas saladas.
Azeite nas batatas, arroz e massa.
Azeite na carne, no bacalhau e peixe.
Azeite no pão.

Azeite em todo o lado, até à porta de casa, dos casões, da estrada, nas árvores e no trator. :lol:
Azeite em bolos.

Em suma, cerca de 10 lts de azeite por mês.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 18, 2008 11:32

Esqueci-me duma coisa:

Azeite nas prendas.
Azeite nas gratificações
E até nos eventos de geocaching ponho azeite. :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » quarta jun 18, 2008 11:41

ajsa Escreveu:Esqueci-me duma coisa:

Azeite nas prendas.
Azeite nas gratificações
E até nos eventos de geocaching ponho azeite. :lol:

É pá, faço anos a 26 de Maio, mas aceito prendas com retroactivos. :lol:
Se precisares de mudar uma rodita do tractor avisa. :lol: :lol:
Em princípio, lá para o fim do Verão estamos a pensar fazer um eventozito aqui pelo litoral centro. :lol: :lol: :lol:

Quanto à utilização do azeite na culinária, cá em casa é a mesma coisa. Há mais alguma gordura para fritar ou fazer refugados? :twisted:
Lima_Paço
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes