ajsa Escreveu:Caro Lima_Paço,
As carochas sem patas

como chamas para além de ser um fruto extremamente rico em ácidos gordos monoinsaturados, possui grandes teores de diversos minerais o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio, e muito rico em vitamina B6, B12, E, niacina, riboflavina, tiamina e carotenóides.
São sobejamente conhecidos os benefícios da gordura monoinsaturada, mas para além disso a azeitona é rica em polifenóis que são substâncias químicas vegetais anti-oxidantes que previnem as oxidações biológicas ereduzem a formação de radicais livres que estão associados aos danos celulares que produzem e grandes responsáveis pelo envelhecimento acelarado e formaçãp de doenças crônico-degenerativas, como o cancro.
Eu só conheço um único aspecto negativo no consumo da azeitona que em nada tem a ver com o fruto mas connosco mesmo que está no seu método de conservação mais utilizado através de salmouras (água com sal). Conservem a azeitona no seu meio apropriado, azeite e depois digam algo.
Má nada!

Ena pá, o gajo ficou bravo.
Mas eu disse uma coisa positiva
Lima_Paço Escreveu:Quanto ao azeite, tudo bem.
Obviamente que estava na brincadeira, mas sinceramente não consigo gostar dessas coisas estilo miniatura de bola de rugby (até me custa dizer o nome

), entre a minha casa e a dos meus pais são 5 doentes por azeitonas (pronto já disse o nome

), só eu é que não gosto.
O defeito é meu com certeza.
Acrescento que azeite raramente utilizava, até que fiz umas análises e o "castrol" estava a 300 e tal, mesmo sem fazer grandes asneiras, note-se. Então o médico perguntou-me o meu tipo de alimentação e eu disse-lhe que comia peixe cozido
sem azeite, salada
sem azeite, etc. Bom o homem ia-me matando e explicou-me que como não ingeria gorduras e o organismo precisa delas, ele próprio as produz, mas das más, daí o "castrol tão elevado.
A partir daí a Maria quase que me bate porque o meu prato parece uma piscina de azeite, com uma postita de peixe e respectivos acompanhantes a nadar

. O "castrol" desceu para 180, sem medicamentos.
Obrigado azeite