• Anúncios

Agradecimento

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Agradecimento

Mensagempor btrodrigues » sexta jan 04, 2008 20:25

vinha há uns dias a regressar a lisboa de avião quando fui acordado pela "aero-moça", a dizer para endireitar o banco porque se estava a iniciar a aterragem. como vinha a dormir, calhou que não vinha de GPS em punho a "saber" onde estava (*)

e estava realmente curioso em saber onde estava. não consegui, através dos cursos de água e das vias rodoviárias - não se via o mar, perceber onde estava. só que ia na direcção sul-sudoeste (de acordo com o sol). a certa altura, visto lá de cima, algo familiar. à altura a que ia, não é possível distinguir muitos mais pormenores, mas aquela "bacia" enorme com uma coloração tão contrastante era de facto única: o polje de minde. embora já o conhecesse de outras eco-aventuras, a primeira coisa que me veio à cabeça foi a view to the north. tinha começado o jogo de encontrar caches lá de cima.

seguindo ao longo do tejo, consegui identificar o carregado e alenquer (a grande chaminé vista lá de cima é inconfundível. o santuário do sr da boa morte e a view to the south antiga. o monumento das linhas de torres em alhandra. o monte de serves. uma quinta na granja. o projecto vg (ou talvez não) e para finalizar o lis spotter's place. talvez mais. existe nesta lista um ou dois pontos (o monte de serves principalmente) que não reconheceria e que não me teria dado ao trabalho de espiolhar se não fosse o geocaching.

correndo o risco de ser lamechas, muito obrigado a todos quanto "plantam" caches por aí, que me ajudam a conhecer sítios novos e a utilizá-los como referência.

(*) a air france tem, no folheto de segurança, referência ao facto de só ser proibido o uso de GPS durante as manobras de aterragem e descolagem. durante o voo, não existe nada que o impeça.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor MightyReek » sexta jan 04, 2008 20:38

:twisted: hmmm... Ainda te dou hipótese de escolha:

1-lamechas
2-gabarolas (relativamente ao facto de teres viajado)
3-gabarolas (relativamente ao facto de, alegadamente, conseguires identificar esses sítios todos do avião)
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor MAntunes » sexta jan 04, 2008 21:30

Prefiro chamar-te... sentimentalão.

Prontos, lamechas. :-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor carolangelpaul » sábado jan 05, 2008 01:37

"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto."

in “Fernão Capelo Gaivota” Richard Bach
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor prodrive » sábado jan 05, 2008 10:49

MightyReek Escreveu::twisted: hmmm... Ainda te dou hipótese de escolha:

1-lamechas
2-gabarolas (relativamente ao facto de teres viajado)
3-gabarolas (relativamente ao facto de, alegadamente, conseguires identificar esses sítios todos do avião)

4 - Fraquinho (Não conseguiste identificar a Margem do Meio)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado jan 05, 2008 11:58

Com essa fizeste-me lembrar quando, há uma série de anos, vinha de um curso em Londres. Tive a sorte de vir junto da janela do lado direito, e ao longo da costa, desde o norte de Espanha até Lisboa.

Desde o momento em que avistámos terra, no norte de Espanha, fui tentando identificar os locais todos por onde íamos passando, mais ou menos como agora podemos fazer vendo o Google Earth. Vi sem dificuldade o rio Minho, o rio Douro, o casario do Porto e de Gaia, e por aí abaixo a ria de Aveiro, a foz do Mondego...

Achei curioso quando vi lá do alto a baía de S. Martinho do Porto. Todo o mar tem aquele tom de azul esverdeado (ou verde azulado, se quiserem). A baía estava toda ela num tom de castanho, e via-se uma corrente castanha a sair da baía e a percorrer a costa para sul, seguindo o movimento do mar, pelo meio do mar azul. :)

Foi dos espectáculos mais interessantes que vi nas minhas viagens de avião.

Se eu tivesse um GPSr teria identificado algumas das caches... :cry:
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor prodrive » sábado jan 05, 2008 12:03

Agora já sabemos de onde é que vem o fascínio dos Faróis :wink: .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado jan 05, 2008 12:12

prodrive Escreveu:Agora já sabemos de onde é que vem o fascínio dos Faróis :wink: .

Queres saber de onde vem o fascínio dos faróis? Então eu digo.

Desde há imensos anos que sempre gostei de viajar em Portugal, conhecer terras, cidades, aldeias... por aí fora... Posso dizer que já viajei pelo país todo, embora tenha ainda imensas coisas para ver! Sou mesmo apologista da frase "Vá para fora cá dentro".

Tenho desde há mais de 10 anos um site sobre Portugal onde incluo muitos pontos de interesse, devido ao meu grande interesse sobre tudo o que é história, geografia, costumes, e tudo o mais, referente a Portugal.

Sempre que vejo mais um tema referente a algo em Portugal, logo as antenas se levantam para coleccionar tudo sobre esse tema. Aliás o meu site de Portugal tem uma secção dedicada precisamente a temas. Mas escusam de lá ir ver porque está mais desactualizado que a legislação portuguesa referente à preservação da natureza.

Um dia, quando andávamos a ver algum tema interessante para colocar caches, a Paula chegou ao pé de mim com um CD chamado... adivinhem... "Faróis de Portugal". :P Logo nos pusemos a imaginar a criação de uma série de caches sobre os faróis de Portugal, todos e mais alguns!!! E pronto, fu cosi. :wink:
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor prodrive » sábado jan 05, 2008 13:18

GeoDuplaP&F Escreveu:Um dia, quando andávamos a ver algum tema interessante para colocar caches, a Paula chegou ao pé de mim com um CD chamado... adivinhem... "Faróis de Portugal". :P Logo nos pusemos a imaginar a criação de uma série de caches sobre os faróis de Portugal, todos e mais alguns!!! E pronto, fu cosi. :wink:

Depreendendo que haja também um CD chamado... adivinhem... "Cinemas de Lisboa" :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » sábado jan 05, 2008 13:25

prodrive Escreveu:4 - Fraquinho (Não conseguiste identificar a Margem do Meio)

Lembrei-me, mas não tinha ângulo de visão para "baixo". O mesmo para aquela KWJQTSHXBBYSKRASOMGWTFLOL. Devo-lhe ter passado literalmente por cima.

GeoDuplaP&F Escreveu:Achei curioso quando vi lá do alto a baía de S. Martinho do Porto.

Sim, essa deve ser outra das "particularidades" da costa portuguesa, a característica forma em concha, que é facilmente reconhecida de cima.

O espanto pode funcionar no sentido oposto. A cimenteira em Alhandra arruína por completo a paisagem. E se tiverem a sorte (?) de fazer uma aproximação a Lisboa via sul e passarem por cima da Arrábida, podem ver o crime que está a ser feito a céu aberto desde há uns anos para cá: dezenas e dezenas de pedreiras ENOOOORMES.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor prodrive » sábado jan 05, 2008 13:45

btrodrigues Escreveu:O mesmo para aquela KWJQTSHXBBYSKRASOMGWTFLOL. Devo-lhe ter passado literalmente por cima.

Não perdeste nada :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor truta » sábado jan 05, 2008 17:24

A primeira vez que andei de avião foi um vôo com escala em Madrid. Tive a sorte de ir à janela e pude identificar alguns locais. Todos temos uma ideia da velocidade dos aviões mas indo lá dentro conseguimos ter uma noção diferente da realidade. Quando o avião levantou vi algumas terras a norte de Lisboa, a ponte de Vila Franca, o Porto Alto e depois durante uns 5 ou 6 minutos não consegui identificar nada conhecido até que começo a ver Castelo de Vide e Marvão! Tinham passado uns 10 minutos da descolagem e já estava a passar a fronteira...

A última vez que andei também foi uma sensação muito interessante. Ia por cima dos Cantábricos no norte de Espanha e meti o GPS no PDA e encostei-o à janela. Carreguei o mapa da Península Ibérica no Ozi e pensei que ia estar ali meia hora de braço esticado. Para meu grande espanto fixou a posição rapidamente e foi "estranho" ver a altitude de 11000 metros e a velocidade de 960 Km/h.
Nunca tinha visto números tão grandes e com tantos algarismos no Ozi :o
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor vsergio » domingo jan 06, 2008 02:15

a única vez que andei de avião, olhei pra baixo e tava tudo castanho! :?
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor truta » domingo jan 06, 2008 02:28

A viagem foi assim tão assustadora? :wink:
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor SUp3rFM » domingo jan 06, 2008 11:31

Também me aconteceu o mesmo. Quando olho pela janela do avião, estou sempre à espera que saltem à vista os ícones do Google Earth para indicar se é tradicional, multi, etc. :lol:

O máximo que consegui registar no GPS, durante o voo, foram uns 1200km/h de ground speed de um 747-400 de Nova Iorque para Londres, com vento de cauda na ordem dos 300km. Foi "assustador".

By the way, já usei o gps na aterragem, descolagem, etc. É curioso ver os parâmetros de velocidade, velocidade vertical, etc.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes