• Anúncios

Mapas e download de caches

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor daraopedal » quinta dez 08, 2011 23:16

rifkind Escreveu:
daraopedal Escreveu:Ainda agora experimentei. O ficheiro continua a vir corrompido com apenas 1kb.


Fiz um teste com as condições iguais às tuas, excepto na zona. Aí escolhi o país inteiro, para testar a dimensão máxima.
Funcionou. [B)]

Podes testar duas coisas?
- tenta descarregar apenas um formato. O formato GPX ou TomTom, por exemplo. Ou outro.
- depois, tenta descarregar o país inteiro. As mesmas condições que mandaste, mas em vez de limitar ao mapa visível, colocando Portugal.

Diz-me depois como correu, por favor.


Já experimentei.
A primeira experiência não resultou e veio igual
A segunda, restringindo a Portugal apenas, já resultou.
Nota: descarreguei o ficheiro Garmin POI

Consegues perceber o que se passa?
Obrigado
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
daraopedal
Regular
 
Mensagens: 352
Registado: segunda dez 03, 2007 16:28
Localização: Arouca - Porto

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » sexta dez 09, 2011 15:25

daraopedal Escreveu:A primeira experiência não resultou e veio igual
A segunda, restringindo a Portugal apenas, já resultou.
Nota: descarreguei o ficheiro Garmin POI

Consegues perceber o que se passa?


Ainda não... Pelo que testaste, não terá a ver com a quantidade de dados, visto que funcionou com um limite maior (Portugal inteiro, em vez de restrito a Portugal e uma área de mapa).

Foste primeiro ao mapa? O mapa mantém no teu browser (não no servidor) a última zona que estiveste a ver. É esta área que depois é usada para reduzir espacialmente a quantidade de caches a descarregar.
Na prática, o processo seria ir ao mapa, escolher a área e nas opções, clicar no botão para descarregar as caches, assinalado na imagem abaixo:

GeoStats_map_download_caches.png
GeoStats_map_download_caches.png (388.68 KiB) Visualizado 17165 vezes
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor daraopedal » segunda dez 12, 2011 18:54

Ainda não voltei a testar isso. Quando o fizer, dou algum feedback.
Obrigado
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
daraopedal
Regular
 
Mensagens: 352
Registado: segunda dez 03, 2007 16:28
Localização: Arouca - Porto

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor Carlytos » terça dez 13, 2011 01:56

Estou com o mesmo problema do Daraopedal...
Está-me a criar um ficheiro muito "pequeno" para quem supostamente tem todas as caches de Portugal...

Imagem
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor Felinos » terça dez 13, 2011 11:12

hfilipe Escreveu:Já meti o ficheiro no TomTom e parece-me que está tudo a funcionar OK.
No meu caso pessoal, prefiro as caches todas juntas, sem estarem divididas por tipo (Traditional, Multi, Event, etc.). Assim torna-se mais fácil procurar quais as caches por perto, pois estão todas no mesmo POI.


Já fiz o download do ficheiro. Escolhi todo Portugal e todas as caches activas. O ficheiro zip tem qualquer coisa como 421kb. É normal?

E agora como se passa para o TomTom.

Parabéns ao geocaching@pt pela funcionalidade! :clap:
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » terça dez 13, 2011 11:36

Felinos Escreveu:Já fiz o download do ficheiro. Escolhi todo Portugal e todas as caches activas. O ficheiro zip tem qualquer coisa como 421kb. É normal?

E agora como se passa para o TomTom.


Boa! Sim, todas as caches de Portugal, no formato para TomTom, "zipadas", devem ter um valor na ordem dos 440KB, mais ou menos.

Para as passares para o TomTom, só tens de:
  1. ligar o TomTom ao PC como disco externo (penso que é a única forma de o ligar)
  2. copiar o conteúdo do zip, descomprimido, para o TomTom
  3. usar. :-)

Notem que as caches ficam como POIs. Os nomes podem parecer algo estranhos no ínicio, mas a ideia é maximizar a informação disponível. Aceitam-se sugestões de quem tem TomTom para modificar o formato, se acharem que melhora a utilização! :-D
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » terça dez 13, 2011 11:48

Carlytos Escreveu:Está-me a criar um ficheiro muito "pequeno" para quem supostamente tem todas as caches de Portugal...


1.2MB é um tamanho razoável. O total das caches de Portugal em formato .GPX, ocupa cerca de 1.3MB, comprimido. Descomprimido, são mais de 20MB!

Nota também que estes ficheiros de caches não incluem descrição, hints nem logs. A adição destes dados implica um aumento considerável do tamanho, com prejuízo da descarga imediata que suportamos actualmente, e seria basicamente repetir as pocket queries do Geocaching.com.

Este formato .GPX é o que usamos para carregar o nosso GPS, que não tem grande suporte para informação adicional (apenas suporta um campo de comentários com 50 caracteres). Se tiverem sugestões para melhorar a informação visível, são bem-vindas! :-)
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor alieri » terça dez 13, 2011 12:59

Para as passares para o TomTom, só tens de:

ligar o TomTom ao PC como disco externo (penso que é a única forma de o ligar)
copiar o conteúdo do zip, descomprimido, para o TomTom
usar. :-)

Notem que as caches ficam como POIs.


- Os ficheiros das caches devem ficar dentro da pasta do mapa já existente no Tomtom (que se poderá chamar, p ex, "IberiaXPTO" ou "western-europeZZZ").
- Se houver um ficheiro, com as caches, chamado caches.ov2, deverás ter um ficheiro caches.bmp , que é o icon das caches no mapa. Se não escolheres um, o Tomtom atribui um automaticamente.

- Para veres as caches no mapa tens que ir às definições dos Pois e activar a opção correspondente
- para o Tomtom apitar quando se aproxima de uma cache (como se fosse um alerta de radar), deves ir às definições do gps e configurar isso ao teu gosto (distância e som).
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor allien » terça dez 13, 2011 14:15

Ainda andei um tempo a "anhar" à procura desta "funcionalidade". Sabia que já tinha existido, porque a utilizei, mas não tinha a certeza de ter sido no geocaching-pt, ou no geocaching.com. Única certeza, a malvada dá um jeitão.
Ainda tentei chegar a um "acordo amigável" com aquilo que me pareceu similar no GSAK, mas nunca chegámos a consenso:mrgreen:
Afinal está de volta.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » terça dez 13, 2011 23:41

hfilipe Escreveu:Já meti o ficheiro no TomTom e parece-me que está tudo a funcionar OK.
No meu caso pessoal, prefiro as caches todas juntas, sem estarem divididas por tipo (Traditional, Multi, Event, etc.). Assim torna-se mais fácil procurar quais as caches por perto, pois estão todas no mesmo POI.


Prontos! Tá feito. E obrigado por testares e forneceres os screenshots. :)

Portanto, para além das caches separadas por tipos, com logotipos individuais (Tradicionais, Multi, Eventos, etc), há agora dois novos ficheiros que contém as caches todas. Isto faz com que o download completo duplique de tamanho (já que há um ficheiro novo no zip que duplica as caches), mas ainda fica por volta dos 800KB para Portugal.

O novo (ou novos, se incluirem as caches found) ficheiros chamam-se "Geocaches*". Os restantes continuam a chamar-se "GC<tipo_da_cache>*".

Para o GPS, copiem aqueles que preferirem. Ou tudo junto, ou separados por tipo.
No mapa, a diferença está no ícone que aparece.
Assim, no ficheiro com tudo junto, aparece um astrolábio para todas as caches:
IMG_2786.JPG
IMG_2786.JPG (36.03 KiB) Visualizado 17082 vezes


nos restantes, aparece o símbolo da cache (neste caso, uma multi):
IMG_2787.JPG
IMG_2787.JPG (37.49 KiB) Visualizado 17082 vezes


Escolham o que preferirem!
Notem que se tiverem os vossos próprios ícones, devem ter cuidado para não copiar as imagens que vão no zip! Nesse caso, copiem apenas os ficheiros OV2.
Para criarem os vossos ícones, basta que tenham imagens no formato BMP, com 22x22 (ou 24x24, creio) e com o mesmo nome dos ficheiros de POI (os de extensão OV2).
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor Carlytos » domingo jan 22, 2012 09:32

Criei uma PQ para o meu TomTom, mas vem lá dentro 3 ficheiros:

Portugal_a_20120122caches.gpx
Portugal_a_20120122_parte1caches.gpx
Portugal_a_20120122_parte2caches.gpx


Devo passar os 3 ficheiros, ou apenas o Portugal_a_20120122caches.gpx ?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » domingo jan 22, 2012 17:22

Carlytos Escreveu:Criei uma PQ para o meu TomTom, mas vem lá dentro 3 ficheiros:

Portugal_a_20120122caches.gpx
Portugal_a_20120122_parte1caches.gpx
Portugal_a_20120122_parte2caches.gpx


Devo passar os 3 ficheiros, ou apenas o Portugal_a_20120122caches.gpx ?


Neste formato GPX, as caches estão todas divididas pelos 3 ficheiros, pelo que precisarás de os usar a todos. No entanto,o Mapsource tem alguma dificuldade em ler tudo de uma vez.

No entanto, se é para TomTom, não preferes usar directamente o formato TomTom, em vez de estares a usar o GPX? Aí tens logo tudo pronto e podes copiar directamente para o GPS sem mais trabalho. Só tens de optar entre copiar um único ficheiros com as caches todas, ou os vários ficheiros diferentes para teres os ícones por tipo de cache.

download_formatos.png
download_formatos.png (147.5 KiB) Visualizado 17033 vezes
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor MAntunes » terça jan 24, 2012 19:48

MAntunes Escreveu:Maravilha! Voltaram as listas de caches directamente deste site/mapas das Stats para o Ozi, como eu gostava. :D

Parabéns pelo trabalho e pela negociação!

Infelizmente só vou usufruir disto lá para Janeiro.


Tal como previsto, só agora em Janeiro pude voltar a pensar em geocaching no terreno e, no Sábado passado, preparei a cachada de Domingo, no BTC # 3.

Voltei a extrair mapas de caches directamente dos GeoStats/GMaps para o ozi Explorer e para o .gpx. E correu quase tudo bem.

Tive dificuldade em obter apenas as caches do mapa que estava visível. Por várias vezes especifiquei a área de mapa que desejava e escolhia as opções apropriadas para a área de mapa visível mas apareciam-me um mais de 17000 caches o que era manifestamente muito para um fds. :lol:

Será que o 'filtro' da área de mapa visível está a funcionar bem com outras pessoas e fui eu que não soube executar o meu pedido?
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor rifkind » quarta jan 25, 2012 01:03

MAntunes Escreveu:Será que o 'filtro' da área de mapa visível está a funcionar bem com outras pessoas e fui eu que não soube executar o meu pedido?


Nope. Havia um bug... :oops:
Surgiu na altura em que optimizei as opções de download a partir da posição actual.
Já deve estar ok agora. :-D
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas e download de caches

Mensagempor MAntunes » quarta jan 25, 2012 07:52

Não havia assim tanta pressa.

Bem, fiz um zoom maximo e deixei visivel no mapa apenas uma cache, GC1XD2K, "Lisboa, Menina e Moça" aqui ao perto de minha casa.

Depois excolhi "Em Portugal e na área visível no mapa" e deu-me a GCTBTJ "Miradouro do Monte Agudo", que não estava visível no mapa. Coloquei "Todas" em todo o lado possível.

depois afinei a posição do mapa, para colocar a GC1DXD2K mais no meio, repeti o processo e diss-me que era hora de eu "ir pró trabalho". :mrgreen:

Warning: copy(/home/gcptstats/tmp/zipcaches_DT0wdqavZwO1CdXQsIfwl1ztpASv.dir/Portugal_a_20120124.zip) [function.copy]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gcptstats/geostats.geocaching-pt.net/Premium/gpxwpt5.php on line 1476

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/gcptstats/geostats.geocaching-pt.net/Premium/gpxwpt5.php:1476) in /home/gcptstats/geostats.geocaching-pt.net/Premium/gpxwpt5.php on line 1479


Repeti e o programa disse-me o mesmo.

Rita corta aí ração ao Duende para ele não andar a trabalhar fora de horas. [}:)]

ps: não há pressa. ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron