• Anúncios

Mapa das Stats

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Mapa das Stats

Mensagempor portelada » segunda ago 28, 2006 11:27

Boas !!!

Sou um grande utilizador das stats, principalmente da parte dos mapas, aquilo realmente dá muito jeito para planear uma viagem de GC !!

A minha sugestão , e acredito que isso é capaz de dar bastante trabalho de calibração, era usar mapas mais actuais, principalmente com as Auto Estradas novas, IP e IC , é que dá um jeitão para decidir quais as caches viáveis no trajecto!!!
Tambem o relevo era importante, sempre se podia optar por fazer as caches deste vale hidrográfico e afins, é mais facil assim , visto que a rede viária se orienta normalamente paralela aos rios !

Obrigado !!!

Se for preciso posso disponiblizar os mapas que uso no meu PDA para orientação , muito agradaveis de usar e com tudo isto !

portelada
Regular
 
Mensagens: 310
Registado: quarta jan 07, 2004 22:36

Re: Mapa das Stats

Mensagempor btrodrigues » segunda ago 28, 2006 12:02

Preocupa-me muito mais neste momento o tamanho das páginas que suportam os mapas.

O número brutal de caches novas todas as semanas obrigará entretanto a novos malabarismos no que respeita aos mapas das caches, nomeadamente passar para o browser a carga toda de desenhar os pontos, uma vez que neste momento o rendering é estático.

Usando DOM, podemos passar um ficheiro XML ao browser, que fará ele próprio o trabalho todo. E os ficheiros transmitidos serão mais pequenos.

Eventualmente, usar-se-à quadrículas de mapa mais pequenas, divididas por distritos (mais coisa menos coisa) e assim com mais detalhe. E mais recentes, mostrando portanto mais pontos de referência.

Estou a trabalhar nisso... :D
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: Mapa das Stats

Mensagempor portelada » segunda ago 28, 2006 12:31

OK !!!
Um maior detalhe juntamente com mapas mais completos vai ajudar bastante na escolha do trajecto !!!

Realmente, há zonas dos mapas onde já só se ve pontos de caches !! LOL
portelada
Regular
 
Mensagens: 310
Registado: quarta jan 07, 2004 22:36

Novos mapas, powered by Google

Mensagempor rifkind » domingo abr 22, 2007 23:50

Boas!

Para quem ainda não viu, há novos mapas disponíveis no sítio do costume. :)

Estes novos mapas precisam do IE7 ou do Firefox. Recomenda-se o Firefox, mas o IE7 desenrasca. O Firefox também tem uma versão "portátil" em que a instalação consiste apenas em descomprimir um conjunto de ficheiros. Não são precisos privilégios para instalação e esta até pode ser feita para uma pen. Os links estão mesmo junto ao link dos novos mapas e na ajuda destes (o ponto de interrogação grande!).
Se tiverem que forçosamente usar o IE6, terão que usar a versão anterior dos mapas...

Os mapas foram pensados para serem intuitivos, mas isso depende da intuição de cada um, claro. :twisted:

Assim, leiam a ajuda. Fez-se o possível para que fosse curta, mas útil. :wink:

Porque estes mapas podem funcionar em n computadores (o Firefox nem é muito exigente), mas podem ser pesados, as caches são escondidas quando se faz um zoom out muito grande.

De resto, que dizer mais? Há um conceito de favoritos. É a lista de pessoal que cada um costuma consultar, incluindo o próprio. Esta lista deve ser criada no menu de configuração. Depois fica disponível, por exemplo, no menu da Malta, para escolher qual o utilizador a ver.
Esse mesmo menu permite escolher mais pessoas para esconder os founds de um grupo. A ideia é combinar saídas em grupo, a caches que ninguém do grupo tenha feito. :P

Podem criar Atalhos, que são referências que costumam consultar. Pode ser, por exemplo, a vossa casa. Está no menu Atalhos.
Finalmente, para facilitar a partilha, podem encontrar na Info das caches, no canto inferior esquerdo, um link para o mapa na posição dessa cache. Copiem o link e enviem a alguém!

Bom, espero que seja o suficiente. Já há mais ideias pensadas para a próxima versão, mas vamos dar algum tempo antes de as começar a implementar... 8)

Divirtam-se!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Excelente!

Mensagempor caixeiros » segunda abr 23, 2007 09:28

Também somos grandes utilizadores das stats, em especial dos mapas, que estão FORMIDÁVEIS! Parabéns!!!!! E obrigada! :D :D :D
Avatar do Utilizador
caixeiros
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta jul 14, 2005 09:16
Localização: Gaia

Mensagempor NFreitas » segunda abr 23, 2007 20:35

EXECELENTE! 8)

Muito Obrigado :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
NFreitas
Regular
 
Mensagens: 355
Registado: sábado Oct 08, 2005 11:58
Localização: Corroios, Portugal

Parabéns!

Mensagempor prodrive » segunda abr 23, 2007 21:02

Já tinha dado pessoalmente os parabéns ao Nuno, por este desenvolvimento verdadeiramente notável. São os meus sonhos tornados realidade :wink: . Não poderia pedir melhor!
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Indicação das novas caches

Mensagempor caixeiros » terça abr 24, 2007 08:58

Só uma questãozinha... nesta versão dos mapas (linda) não há possibilidade de, como na antiga, estarem indicadas as novas caches?
Avatar do Utilizador
caixeiros
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta jul 14, 2005 09:16
Localização: Gaia

Marcar as caches

Mensagempor geostats » terça abr 24, 2007 09:11

Sim, claro! :D

Para além da lista de "Caches mais recentes", que te permite centrar o mapa na cache (clicando no ícone) ou copiar o link para a cache (clicando no nome), podes também:

-> ir ao menu "Configurações" (a roda dentada)
-> clicar na opção: "Marcar : new"

As caches novas aparecem com uma bola azul por baixo.

Já agora, as caches encontradas aparecem com uma bola verde por baixo e as caches desactivadas aparecem com uma bola laranja por baixo.

Rifkindsss
Equipa das Stats
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Novas funcionalidades nos mapas...

Mensagempor geostats » sexta mai 04, 2007 16:08

Apenas alguns novos pormenores.
- Agora, quando fizerem "Go" para uma coordenada, aparece um marcador a indicá-la.
- O tipo de mapa é agora lembrado.
- O tipo de mapa é incluido no link para o centro, no menu Atalhos.
Podem copiar esse link, o que dá algo deste tipo:
http://geostats.geocaching-pt.net/Mapas ... =Satellite

e enviar a alguém. "Olha os pastéis de Belém!"

Os marcadores são cumulativos até fazerem refresh à página. Se os quiserem guardar, gravem-nos como Atalhos.

Geostats Team
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Back online.

Mensagempor geostats » sábado mai 05, 2007 09:48

The maps are online, again.
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Ver todas as caches de Portugal nos mapas das Stats

Mensagempor geostats » quarta mai 23, 2007 10:43

Olá,

como está descrito na ajuda dos novos mapas (Link GMaps, na Stats), por questões de performance, as caches só eram mostradas a partir do zoom 12.

Isto foi uma solução temporária, até que fossem implementados os agrupamentos de caches por zoom.

Os agrupamentos ainda não foram implementados, mas os mapas têm sido usados sem problemas num PC com 256MB de RAM e um processador PIII a 800MHz, vendo todas as caches nos mapas, em simultâneo.

Assim, foi acrescentada a informação sobre como mostrar todas as caches de Portugal ao mesmo tempo (isto é, a partir do nível de zoom 5, que já permite incluir na mesma imagem Portugal Continental e ilhas).

Consultem a Ajuda, nos GMaps, nas Stats. Lembrem-se que é necessário usar o Firefox ou IE7. O IE7 parece ser mais lento, mas tolerável.

Divirtam-se.
geostats
Regular
 
Mensagens: 186
Registado: terça abr 24, 2007 09:09

Mensagempor zoom_bee » quinta mai 24, 2007 08:29

:( todos os PCs que uso normalmente são bem velhinhos, com W98, inclusivé o portátil que uso para GC, conclusão os mapas deixaram de ser visíveis, mesmo a opção mais básica.

Já que existem duas versões de mapas, não será possivel manter a básica bem simples (com bolinhas e mapas básicos) e compatível com todos os SOs?

Sinto-me discriminado :(
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Win98 deve ser suficiente!

Mensagempor rifkind » quinta mai 24, 2007 09:02

Oi!

Zoom_bee,
Eu uso o XP até num PII a 366MHz, com 192MB de RAM (um portátil Toshiba). Corre perfeitamente, com todas as vantagens do XP sobre o Win98 (especialmente no que diz respeito a drivers!).

Entretanto, o requisito mínimo para os mapas, é o Mozilla Firefox 1.5. Não tenho nenhum Win98 para testar, mas de acordo com esta página:
http://www.mozilla.com/en-US/firefox/sy ... ments.html

Windows Operating Systems
* Windows 98
[...]
Minimum Hardware
* Pentium 233 MHz (Recommended: Pentium 500MHz or greater)
* 64 MB RAM (Recommended: 128 MB RAM or greater)
* 52 MB hard drive space

os requisitos são bastante baixos... No entanto, uma ligação de banda larga é extremamente útil, dada a utilização dos mapas e fotos de satélite do Google.

Caso não o queiras instalar, podes fazer o download desta versão:
http://portableapps.com/apps/internet/firefox_portable

que não precisa de instalação. Depois de "desempacotado", até podes copiá-lo para um CD ou Pen e corrê-lo daí.

Entretanto, os mapas antigos não foram descontinuados. Eles continuam a ser actualizados, embora não tenham novos desenvolvimentos.
No entanto, creio que há bugs. Se forem graves, tentam-se corrigir, mas o tempo é limitado... :roll:

Espero que tenha ajudado.

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor zoom_bee » quinta mai 24, 2007 12:30

Olá Nuno, o problema nem é comigo, embora eu não queira colocar o XP em alguns dos PCs que uso, (já são suficientemente lentos com o 98 :wink: ) sei perfeitamente q isso implica limitações, mas é uma opção minha da qual tenho que suportar as consequências, até pq tenho + 2 pcs com XP pra recorrer se for necessário, o que me entristeceu mais foi que desde o início admirei todo o trabalho que tiveram com os mapas (e continuo a admirar!!!) mas já não os posso divulgar como fazia!

Dou-te um exemplo, tive recentemente uma simpatica visita de um casal alemão a uma das minhas caches menos "acessiveis" o que me surpreendeu, após algumas trocas de e-mails, descobri q eles nutrem (tal como eu) especial simpatia por caches não urbanas, e pediram-me óbviamente sugestões, a primeira coisa que fiz foi enviar-lhes o link dos mapas "básicos" ao que recebi:
"thank you, but we only receive errors on page".

Eu pessoalmente acho os mapas formidáveis, mesmo os básicos. Mas se não estão acessíveis a todos, não vou correr mais o risco de os divulgar às nossas "ilustres" visitas, é que em caso de erro, a ideia transmitida é a oposta àquela que vcs e o vosso trabalho merecem.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Próximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes