• Anúncios

GeoStats

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Re: GeoStats

Mensagempor vsergio » terça mai 04, 2010 09:23

Ter APENAS estatísticas, com recolha de dados à GS, será uma mais valia também para a GS, pois os numeros geram mais numeros e mais actividade e mais geocachers.
Não será possivel negociar a cena com eles, nesta base?
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: GeoStats

Mensagempor meninosousa » terça mai 04, 2010 22:39

o meu bitaite...
vamos lá ver, tal como já foi referido, o facto de acabarem com as stats tugas pode querer dizer que algo novo vem aí, pode querer dizer que serão eles a gerar todos os dados e claro, disponibilizá-los para o povo. Também pode querer dizer que alguns conteúdos que antes apenas estavam disponíveis para os Premium ficassem para o simples users (10-50 PQ’s ou assim)…esperem um pouco deixem-me ver que mais benefícios poderiam aparecer com este corte…pode ser que o kml integral sem limitações volte…sinceramente pode ser muita coisa…MAS…
agora a parte má…é muito bonito quando se centraliza algo mas isto acarreta grandes custos, e não estou apenas a falar monetariamente. Caso tudo o que referi acontecesse eles teriam que garantir esses serviços a MIL users (curtam o MIL). Por um lado até seria fixe pois tal como certos serviços que veríamos para Portugal também poderíamos ver os resultados dos nuestros hermanos, agora colocar todos os serviços numa só plataforma…ok pronto isto é caso seja tudo muito bonito e tal como o ajsa disse, se confiarmos que é tudo bons rapazes e querem todos o nosso bem. O ideal seria portanto, tal como o vsergios disse, eles ficarem com uma parte mas deixarem as stats para nós gerirmos.
E agora…a parte ainda mais má…e se isto foi mesmo porque já não basta serem donos e senhores disto basicamente e pagarem “PEVIAS” (sim ah e tal foram eles que pagaram os satélites) mas querem limitar ainda mais o acesso de maneira non-premium? Eu confesso que sou um pouco responsável por isso pois fiz e ensinei a muitos geocachers como usar o kml-gpsbabel-mandar_pó_gps e se calhar o pior dei a conhecer que muitos telemóveis liam html portanto PQ’s para que vos quero. Hoje senti voltei a sentir o que senti quanto fiz geocaching pela primeira vez, tive de introduzir as coordenadas no GE “manualmente” e sabem o que descobri?...felizmente é só fazer mais um copy_pasta.
Outra coisa…eu sinceramente usei e abusei dos mapas das geostats à procura de caches que tivessem sido arquivadas aqui ou ali. Sinceramente é uma forma espectacular de passar conhecimentos pois sei lá a ex-cache tinha isto ou aquilo fixe e acaba por ser algo histórico…porquê limitar isto?
Conclusão (finalmente ufa):
Que algo aconteceu sim é verdade, após 6 anos e pera lá…e sinceramente acredito piamente que não foi devido a nenhum geocacher…acho que a GS pode ter tido medo que as geostats tugas pudessem planear um ataque terrorista (a sério, não terrorista mas tiveram medo de algo sim).
É verdade que não temos o kml mas temos o google maps da GS e sinceramente meus amigos acho que se eles querem mesmo limitar os users…estão perdidos por estarem a fazer isto pois não vão conseguir nada.
Vou continuar a incitar os users permanecerem non-premium? Se calhar…se me perguntarem como é que faço isto ou aquilo…
Vou deixar de fazer geocaching? Infelizmente não consigo
Vou ficar mesmo triste com a GS? Já estamos habituados…já nem nos afecta…
CONCLUSAO FINAL: os métodos de gestão americanos…quinam-me…

Gustavo Sousa

PS: as coisas potencialmente boas ocupam 1/5 da totalidade do texto (ou menos...)
PPS: lembrei-me assim de repente...será que se pode ajudar de alguma forma?ah e tal o mail foi para uma pessoa...sem querer entrar em ilegalidades (ou sim)...mas será que dá para manter as stats...quem sabe por mais 6 anos? :D
meninosousa
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: domingo mar 08, 2009 14:16

Re: GeoStats

Mensagempor Torgut » quarta mai 05, 2010 14:18

meninosousa Escreveu:o facto de acabarem com as stats tugas pode querer dizer que algo novo vem aí


Ah. Isso porque foram as stats "tugas" a serem terminadas. Apesar de, por exemplo, as stats checas, que devem ter umas 4x mais movimento que as nossas se manterem activas... ?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats

Mensagempor manelov » quarta mai 05, 2010 14:31

As stats francesas continuam a funcionar acabei de descarregar aqui um ficheiro GPX com 13209 caches. Será que me tornei num criminoso? Esta noite nem vou dormir descansado.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: GeoStats

Mensagempor SUp3rFM » quarta mai 05, 2010 14:56

manelov Escreveu:As stats francesas continuam a funcionar acabei de descarregar aqui um ficheiro GPX com 13209 caches. Será que me tornei num criminoso? Esta noite nem vou dormir descansado.


Um criminoso? Depende.

Pode é ter-se tornado num geocacher mal informado. Tome em consideração que o Geocaching France não tem actualização desde Outubro de 2009. Significa isto que desde essa altura, que não há informação nova ou actualizada (das caches já em BD). A França, hoje e até ao momento, tem 16941 caches publicadas. Não vá para o terreno com essa BD. Pode ir atrás de caches já arquivadas e passar ao lado de outras novas!

Estou certo que se poderá criar uma teoria da conspiração sólida, bem ao nosso estilo.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: GeoStats

Mensagempor SUp3rFM » quarta mai 05, 2010 15:02

Torgut Escreveu:
meninosousa Escreveu:o facto de acabarem com as stats tugas pode querer dizer que algo novo vem aí


Ah. Isso porque foram as stats "tugas" a serem terminadas. Apesar de, por exemplo, as stats checas, que devem ter umas 4x mais movimento que as nossas se manterem activas... ?


No Geocaching.cz lê-se o seguinte: "Use of Geocaching.com data is subject to the Geocaching.com Terms of Use Agreement located at: http://www.geocaching.com/about/termsofuse.aspx"

Sei que o Geocaching.cz tem um acordo firmado com a Groundspeak, tal como muitos outros sites já referidos nesta thread.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: GeoStats

Mensagempor btrodrigues » quarta mai 05, 2010 15:03

SUp3rFM Escreveu:Sei que o Geocaching.cz tem um acordo firmado com a Groundspeak, tal como muitos outros sites já referidos nesta thread.


Pelo menos estes: geocaching.de, geocaching.nl, geocaching.cz
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: GeoStats

Mensagempor manelov » quarta mai 05, 2010 15:05

SUp3rFM Escreveu: Tome em consideração que o Geocaching France não tem actualização desde Outubro de 2009. Significa isto que desde essa altura, que não há informação nova ou actualizada (das caches já em BD). A França, hoje e até ao momento, tem 16941 caches publicadas. Não vá para o terreno com essa BD. Pode ir atrás de caches já arquivadas e passar ao lado de outras novas!


Não vou atrás delas (das caches), foi só para experimentar se aquilo fazia mesmo download. Mesmo assim, aquelas 13000 são uma parte considerável das caches existentes, e de certeza que dava para umas grandes cachadas.
Como não faço conta de ir para aqueles lados brevemente, nem verifiquei se eram actualizadas ou não.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: GeoStats

Mensagempor Silvana » quarta mai 05, 2010 16:19

manelov Escreveu:
SUp3rFM Escreveu: Tome em consideração que o Geocaching France não tem actualização desde Outubro de 2009. Significa isto que desde essa altura, que não há informação nova ou actualizada (das caches já em BD). A França, hoje e até ao momento, tem 16941 caches publicadas. Não vá para o terreno com essa BD. Pode ir atrás de caches já arquivadas e passar ao lado de outras novas!



Wrong!

http://forum.geocaching-france.com/sujet.php?sujet=3217

Se seguirem este tópico no fórum francês podem ver que não só as pockets estão actualizadas e disponiveis até Maio 2010 (e á presente data) como ainda, se discutem as vantagens e desvantagens para a Groundspeak na divulgação e a legalidade das mesmas.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoStats

Mensagempor SUp3rFM » quarta mai 05, 2010 16:25

Silvana Escreveu:Wrong!

http://forum.geocaching-france.com/sujet.php?sujet=3217

Se seguirem este tópico no fórum francês podem ver que não só as pockets estão actualizadas até Maio 2010 como ainda discutem as vantagens e desvantagens para a Groundspeak.


Essa precipitação é natural. Como se pode ver, nessa mesma thread, o ficheiro GPX que o autor fornece está alojado no site dele, não no Geocaching France. Vide o link: http://alainlecomte.free.fr/autres/Caches_France.zip. O endereço é bem diferente do geocaching-france.com acima citado, certo?

E tal como é referido num post mais abaixo

Si j'ai bien compris Alderic, il n'est pas impossible que vnc est arrêté son activité à cause de problèmes juridiques avec groundspeak ahh.gif


Significa que, efectivamente, o geocaching-france não tem os dados actualizados, tal como indiquei. A iniciativa de disponibilizar essa mesma informação parte de um utilizador, sendo (tal como aconteceu neste fórum/site) alguém o avisou antecipidamente dos riscos que pode/poderia incorrer.

EDIT: Só para acrescentar o quanto estava errado:

"Comme indiqué plus haut dans ce topic, ce fichier GPX a exactement la même structure que le fichier GPX qui etait diffusé régulierement par Geocaching-France jusqu'en octobre 2009 , c'est à dire qu'il comprend :
Editado pela última vez por SUp3rFM em quarta mai 05, 2010 16:43, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: GeoStats

Mensagempor Lima_Paço » quarta mai 05, 2010 16:36

Comme indiqué plus haut dans ce topic, ce fichier GPX a exactement la même structure que le fichier GPX qui etait diffusé régulierement par Geocaching-France jusqu'en octobre 2009, c'est à dire qu'il comprend :

- Le n° de cache
- Le nom de la cache
- Les coordonnées
- Le propriètaire de la cache
- Le type de cache
- La date de pose.

Il ne comprend pas :
- La taille du container
- Le descriptif détaillé de la cache
- Le hint éventuel
- Les compte-rendus (logs de chercheurs)


O nosso não era mais completo [mistery-]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: GeoStats

Mensagempor Silvana » quarta mai 05, 2010 16:59

Sim Hugo, o ficheiro é fornecido por um conceituado geocacher francês, mas se fores ver o fórum belga (logo ao lado), este fornece um ficheiro zipado e actualizado das caches belgas (e não foi nenhum utilizador que colocou o link):

http://www.geocaching.be/web/fr/telechargements.php

Curiosamente, o site faculta um ficheiro de todas as caches belgas actualizado semanalmente e que mais uns mimos, como as cartas para OZi.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoStats

Mensagempor btrodrigues » quarta mai 05, 2010 17:16

ph0d@-53!

deixem-se de se armar em calimeros. chorões. meninos mimados. invejosos.

se os outros tem, perguntem como e porque é que tem, se receberam ordens da groundspeak para apagar a luz, se estão legais, se estão ilegais.

chorar aqui no forum não adianta nada! ficar aqui a lamentar enquanto se aponta para n direcções diferentes a dizer "mas aquele site tem, porque é que eu não tenho?" não serve de nada.

por acaso já alguém se dignou a mandar um email para a groundspeak a perguntar como é que pode disponibilizar estatísticas e conteúdos de uma forma que não vá contra os seus termos de utilização?

fechem a matraca e façam qualquer coisa.
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: GeoStats

Mensagempor geo-amd » quarta mai 05, 2010 17:50

Muito interessante. Para exemplificar, eis uma entrada do ficheiro Belga. Não inclui hint, nem descrição, nem os logs mais recentes, o que significa que a concorrência às pocket queries da Groundspeak não é demasiado grande.

Código: Selecionar todos
<wpt lat="50.126667" lon="5.348167">
<time>2010-05-15T00:00:00.0000000+02:00</time>
<name>GC248AZ</name>
<desc>TAKE YOUR TIME by Sax, Event Cache (1.5/1.5)</desc>
<url>http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC248AZ</url>
<urlname>TAKE YOUR TIME by Sax</urlname>
<sym>Geocache</sym>
<type>Event Cache</type>
</wpt>
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: GeoStats

Mensagempor SUp3rFM » quarta mai 05, 2010 18:14

geo-amd Escreveu:Muito interessante. Para exemplificar, eis uma entrada do ficheiro Belga. Não inclui hint, nem descrição, nem os logs mais recentes, o que significa que a concorrência às pocket queries da Groundspeak não é demasiado grande.

Código: Selecionar todos
<wpt lat="50.126667" lon="5.348167">
<time>2010-05-15T00:00:00.0000000+02:00</time>
<name>GC248AZ</name>
<desc>TAKE YOUR TIME by Sax, Event Cache (1.5/1.5)</desc>
<url>http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC248AZ</url>
<urlname>TAKE YOUR TIME by Sax</urlname>
<sym>Geocache</sym>
<type>Event Cache</type>
</wpt>


Bem visto. Permite-me comparar com a estrutura de um ficheiro .loc, o tal formato sempre disponível para qualquer tipo de membro do Geocaching.com, seja Premium ou Básico:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<loc version="1.0" src="Groundspeak">
<waypoint>
<name id="GC248AZ"><![CDATA[TAKE YOUR TIME by Sax]]></name>
<coord lat="50.126667" lon="5.348167"/>
<type>Geocache</type>
<link text="Cache Details">http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC248AZ</link>
</waypoint></loc>


À excepção do tipo de cache, seria quase uma cópia do mesmo. No entanto, imagino que as questões da disponibilização deste tipo de informação passem pelo mesmo caminho que os outros.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

AnteriorPróximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron