• Anúncios

GeoStats - Factor de desempate

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor Torgut » quarta jun 17, 2009 15:07

A mim parece-me altamente injusto que em caso de empate nos tops, não seja dada proridade à entrada obtida em primeiro lugar. Por exemplo, o número de dias para alcançar 50 caches. Metade da tabela está ocupada por nomes que encontraram mais de 50 caches num dia. Não seria natural que em primeiro lugar surgisse aquele que o conseguiu primeiro, e por ai em diante?
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor alieri » quarta jun 17, 2009 15:49

Não sei como é ordenada a "classificação", mas não poderá dar-se o caso de alguém que encontrou essas 50 "mais depressa" estar abaixo de quem também as encontrou mas registou online os logs das 50 mais depressa?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor Torgut » quarta jun 17, 2009 16:07

Não, não é o caso. Parece até ser o inverso, os mais recentes primeiro.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor alieri » quarta jun 17, 2009 16:43

Se percebi bem, pretendes que dois geocachers que tenham demorado XX dias a encontrar 50 caches sejam classificados pela rapidez dos founds.
Assumindo que ambos "partiram" às 00:00 do dia 1, devia estar melhor classificado o que encontrou a cache #50 às 15:00, em relação ao que a encontrou às 17:00.

O que parece acontecer (suposição minha, decorrente do que dizes) é que aparecem ordenados ao contrário, da mesma forma que os nossos logs registados num mesmo dia aparecem ordenados no gc.com pela ordem inversa à do registo - ou seja, os logs mais recentes de um dado dia (das caches supostamente encontradas mais tarde) vão para o topo da lista.
Portanto o critério de ordenação é a hora de registo e não a hora efectiva do found, que o sistema não pode saber.
Se nas stats que referes for seguido o mesmo esquema de ordenação, a única forma de repor a verdade seria que os logs fossem feitos no momento do "found" e não à posteriori, no remanso do lar.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor Torgut » quarta jun 17, 2009 18:25

alieri Escreveu:Se percebi bem, pretendes que dois geocachers que tenham demorado XX dias a encontrar 50 caches sejam classificados pela rapidez dos founds.
Assumindo que ambos "partiram" às 00:00 do dia 1, devia estar melhor classificado o que encontrou a cache #50 às 15:00, em relação ao que a encontrou às 17:00.

O que parece acontecer (suposição minha, decorrente do que dizes) é que aparecem ordenados ao contrário, da mesma forma que os nossos logs registados num mesmo dia aparecem ordenados no gc.com pela ordem inversa à do registo - ou seja, os logs mais recentes de um dado dia (das caches supostamente encontradas mais tarde) vão para o topo da lista.
Portanto o critério de ordenação é a hora de registo e não a hora efectiva do found, que o sistema não pode saber.
Se nas stats que referes for seguido o mesmo esquema de ordenação, a única forma de repor a verdade seria que os logs fossem feitos no momento do "found" e não à posteriori, no remanso do lar.


Alieri... não... o que eu sugiro é que seja seguida a lógica aplicada a este tipo de situações (recordes, feitos desportivos, etc): se o Hulkman fez 53 caches em Janeiro de 2007, o Torgut fez 56 caches em Maio de 2008, ambos demoraram 1 dia a fazer 50 caches. Nesse caso, o primeiro a consegui-lo deve surgir em primeiro lugar. Ou seja, o Hulkman, que antecedeu o "feito" do Torgut em mais de um ano. Tal como está, creio que sucede o inverso. Neste momento, com o actual critério, quando o 11º bacano a fazer mais de 50 caches num dia o conseguir, o primeiro, o pioneiro, que deveria ter o seu nome no topo da lista, ao inverso, desaparecerá do ranking.

Em todas as listas de recordes que conheço e vi ao longo da minha vida, os primeiros a atingir qualquer coisa aparecem em primeiro lugar, sendo a "antiguidade" do feito o critério de ordenação. Nas GeoStats sucede o inverso, creio.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor rifkinda » quarta jun 17, 2009 18:55

Se bem me recordo o factor de desempate é a antiguidade dos geocachers no site do geocaching.com.

O critério que o Torgut sugere também me parece válido, mas tem um senão. Nos casos em que há cachadas conjuntas, em que por exemplo dois geocachers no mesmo dia encontram as mesmas caches (consequentemente, o mesmo número de caches), o critério do Torgut não é suficiente para desempatar a coisa. Se fores ver as stats há vários casos em que isso ocorre.

Se se usasse o critério sugerido pelo Torgut, teríamos de ter um segundo critério de desempate para esse tipo de casos. É bastante menos provável que haja um empate na data em que esses dois geocachers se inscreveram no geocaching.com.

Mas as sugestões são bem vindas! Tendo este senão em consideração, o que sugerias, Torgut, para contornar o problema?


Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor Torgut » quarta jun 17, 2009 20:18

rifkinda Escreveu:Se bem me recordo o factor de desempate é a antiguidade dos geocachers no site do geocaching.com.

O critério que o Torgut sugere também me parece válido, mas tem um senão. Nos casos em que há cachadas conjuntas, em que por exemplo dois geocachers no mesmo dia encontram as mesmas caches (consequentemente, o mesmo número de caches), o critério do Torgut não é suficiente para desempatar a coisa. Se fores ver as stats há vários casos em que isso ocorre.

Se se usasse o critério sugerido pelo Torgut, teríamos de ter um segundo critério de desempate para esse tipo de casos. É bastante menos provável que haja um empate na data em que esses dois geocachers se inscreveram no geocaching.com.

Mas as sugestões são bem vindas! Tendo este senão em consideração, o que sugerias, Torgut, para contornar o problema?


Hummm

Top Ten Fastest 100 (in days)
Strangedays 9
Torgut 9

Onde...

Torgut Member Since: Monday, July 05, 2004
Strangedays Member Since: Monday, July 30, 2007

Já no ranking de caches num dia, o user comutar deve ser o mais recente de todos os que partilham o primeiro lugar. Por isso não parece ser a antiguidade no registo o elemento de ordenação. Se fosse, poderia e deveria na minha opinião passar para segundo elemento de ordenação, a seguir à data em que o "feito" foi registado. Assim é que seria bem afinado.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor rifkinda » quarta jun 17, 2009 20:29

Quando eu falei em antiguidade de um geocacher não disse se eram os mais antigos que ficavam à frente ou se eram os menos antigos! :P

E se bem me recordo (e também olhando para o teu exemplo concreto) eram precisamente os geocachers menos antigos que ficavam à frente no top. E o critério foi esse, porque achou-se que um geocacher com menos tempo de geocaching e portanto menos experiência teria conseguido um feito "maior" do que outro que já tinha mais experiência e por isso mais facilidade em encontrar o tal mesmo nº de caches num dia (por exemplo).

Mas como te disse... venham daí mais opiniões... o resto da comunidade o que tem a sugerir para se melhorar essa ordenação?

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor alieri » quarta jun 17, 2009 23:00

@Torgut - vejo que não tinha percebido a questão, estava a pensar noutra perspectiva
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor Torgut » quarta jun 17, 2009 23:20

Pois para segundo critério de ordenação, que um Geocacher mais recente seja considerado protagonista de uma maior proeza e por conseguinte surgir primeiro, tanto me faz como se me deu, apesar da sua proeza ser, pelo contrário, menor. Se eu começasse agora a fazer Geocaching, era bem capaz de chegar a Lisboa e limpar umas 70 caches num dia de Junho. Isto é relativamente fácil e certamente possível. Fazê-lo quando comecei o Geocaching seria impossível.

Mas adiante, que o detalhe é secundário.... escolher a antiguidade inversa do geocacher para determinar o critério de ordenação em vez da ordem cronológica com que o feito é realizado é que é coisa má... de tal modo que até pensei que era um bug, ou no máximo, esquecimento de definir racionalmente o critério. De facto ao longo da vida, sempre vi este tipo de listas ordenadas desta forma, e mesmo que não o visse, é o que me faz sentido. O primeiro a conseguir algo é o primeiro... fica para a História, será lembrado.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor rifkind » quinta jun 18, 2009 00:26

Bom, desculpem só esclarecer as coisas agora, mas não tive hipótese antes.

Há alguns anos, quando as Stats deixaram de ser calculadas manualmente e começaram a ser geradas automaticamente, calhou também que o número de geocachers começou a aumentar e as situações de empate tornaram-se mais comuns (tipo, de 6 em 6 meses, havia um empate no top de founds).

Foi necessário definir um critério de ordenação e esse critério foi a "idade", dada pelo registo no gc.com. Alguém mais novo, ficava primeiro no top, em caso de empate.
Nessa altura só havia tops de founds e not founds, nacionais.
Porquê este critério? Porque sim. A decisão nem sequer parecia muito relevante.

O mesmo critério manteve-se mais tarde, quando implementei os restantes tops. Porquê? Bom, porque não? O Torgut apresentou motivos para o "Porque não".
Por outro lado, com o novo critério, o top tornar-se-á estático, sendo que já praticamente pouco muda (não há tempos inferiores a um dia). Ninguém muda o passado (excluindo os logs em atraso) e portanto, um Top onde figuram os primeiros a alcançar uma dada meta, será estático.

Para já, a mudança de critério de ordenação, implica algum desenvolvimento extra. Os "runs" são calculados por geocacher, mas não é guardado qual o log que inicia o run. Na altura em que o top é gerado, apenas há a informação do tempo mínimo do run e dos dados associados ao geocacher. Não há mais informação sobre o run. O cálculo dos runs terá de ser mudado. Não é complicado. Levará apenas algum tempo na fila de espera, se acharem que faz mais sentido assim.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: GeoStats - Factor de desempate

Mensagempor prodrive » quinta jun 18, 2009 08:56

Na minha modesta opinião esse ranking é totalmente redundante e não é mais que uma duplicação que o Top Ten Per Day assim que 10 Geocachers consigam encontrar mais que 50 caches num dia, coisa que pelo andar da carruagem está na eminência de acontecer, daí o ter excluído da proposta apresentada na altura em que me foi solicitado.

Faria algum sentido, apenas como histórico, se os critérios do Torgut fossem aplicados.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25


Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron