• Anúncios

POLLS da homepage

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Re: POLLS da homepage

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 10, 2013 02:58

Querem avançar para uma relacionada com geofotografia? Uma coisa do género:

Quantas fotografias costumas tirar nas tuas cachadas e colocar no geo.com?
- Não tiro fotos das cachadas e colocá-las no geo.com
- Faço-o só muito raramente
- Costumo colocar só uma ou duas fotos
- Tiro mais de duas mas menos de 5
- Costumo tirar mais de 5 e, por ver vezes, bastante mais
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: POLLS da homepage

Mensagempor MAntunes » quinta jan 10, 2013 20:51

Estas opções, àparte a primeira, são muito direccionadas para o nr. de fotos colocadas e para o passado.

Talvez fosse mais interessante ter opções que apontassem para as intenções futuras de colocar fotos nos logs e também mais direccionadas para os motivos e menos para os números das fotos colocadas/a colocar. Para números que descrevam o passado, temos as Stats e ainda recentemente o jasafara mostrou números de médias de fotos por cache, o que prova que pode ser feito também aqui.

Outra coisa que gostaria de sugerir e aproveito este tópico, é o do formato das Polls da homepage. Este formato é o mesmo já à bastante tempo e talvez se pudesse mudar algo. O que temos tido são polls que chegam ao fim (às vezes muito lentamente) e raramente se tiram conclusões ou se discute o seu resultado. Assim, o que se poderia fazer era uma de duas coisas (a que for mais viável em termos práticos/técnicos);

- no fim da votação e fecho de uma poll da homepage, abre-se um tópico para que se discuta o seu resultado e se tente tirar algo de útil em termos de conclusões.

- as polls passam a ser tópicos com votação (como são os concursos das fotos e dos logs) e juntamente com a votação vai-se discutindo e justificando as opções. Essas polls teriam então presença na home page do site, em forma de tópico recente, em que aparecia apenas o primeiro post com a pergunta e as opções e depois um botão ("mais...") para aceder ao resto do tópico onde estava a decorrer a discussão do assunto da poll. Assim, tanto a homepage como a poll teriam mais dinamismo.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: POLLS da homepage

Mensagempor jasafara » sexta jan 11, 2013 00:39

Concordo.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

POLLS da homepage

Mensagempor lynxpardinus » sexta jan 11, 2013 03:31

Concordo com a alteração de formato. Mas vamos por fases. Não quer dizer que não fique na agenda.

Quanto ao conteúdo, acho apenas que sao abordagens diferentes, em que uma invalida a outra. e Confesso que concordo que a que apresentei possa não ser especialmente forte. Queres dar um exemplo da abordagem que referes, para servir de conteúdo no formato actual?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: POLLS da homepage

Mensagempor jasafara » sexta jan 11, 2013 08:27

Eu por mim quando disse que concordava era fundamentalmente em que se deve procurar potenciar a poll, por um tópico onde quem o queira deixe a justificação do seu voto e que sirva de espaço de debate.
No caso da votação que propões, estarás com certeza interessado em mais do que analisar os resultados estatísticos, que como o MAntunes referiu podem com facilidade ser obtidos de forma universal com alguma facilidade, mas sim em estimular o debate de como as fotos são importantes e uma das formas de recompensar o owner e etc...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: POLLS da homepage

Mensagempor MAntunes » sexta jan 11, 2013 19:23

lynxpardinus Escreveu:... Queres dar um exemplo da abordagem que referes, para servir de conteúdo no formato actual?


Amanhã alinhavo um exemplo. Agora vou para o GeoMeetup de Lisboa.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: POLLS da homepage

Mensagempor geo-amd » sábado jan 12, 2013 14:12

Não vejo nada de mal no formato atual, que aliás é um formato típico, partilhado por muitos sites. Estas polls animam duma forma modesta a página de entrada pois trazem um pouco de interatividade.

É uma vantagem o visitante ter pouco trabalho a responder - bastam um ou dois cliques e já está. É como se a página perguntasse ao visitante: "Como é que estás?" - espera-se que a resposta seja um "Estou bem, obrigado" e não um extenso relatório sobre problemas de saúde.

Mas, para endereçar as preocupações manifestadas, podia fazer-se o seguinte: colocar sempre junto à poll um link direto para um tópico associado no fórum.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: POLLS da homepage

Mensagempor MAntunes » sábado jan 12, 2013 20:57

Ora bem, em relação ao formato já temos aqui duas opioniões para ponderarem e decidirem. O ponto comum, parece ser o de acompanhar a poll com um tópico para quem queira dizer algo mais.

Em relação ao tipo de perguntas/opções, parece-me que;
Talvez fosse mais interessante ter opções que apontassem para as intenções futuras de colocar fotos nos logs e também mais direccionadas para os motivos e menos para os números das fotos colocadas/a colocar.


Então, seria algo parecido com;

Como encaras a colocação de fotos nos logs?

    - é um simples registo fotográfico da caçada.

    - costumo complementar o texto com as fotos.

    - gosto de por imagens com legendas fantasiadas

    - uma imagem vale mil palavras e não gosto de escrever.

Era isto, mais ou menos que tinha em mente. Pode ser melhorado com alguma reformulação das perguntas ou com mais uma ou duas. Esta poll é direccionada para os motivos, mas pode-se fazer algo parecido para as intenções futuras.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: POLLS da homepage

Mensagempor geo-amd » sexta mar 08, 2013 19:25

Lembrei-me duma que me parece boa. Se gostarem, pode ficar em carteira para quando fizer falta. E poderá ser melhorada com algumas contribuições.

O ideal seria permitir um número ilimitado de escolhas. Por exemplo, eu pratico 75% das opções, ocasionalmente ou com frequência. A não ser que a ideia seja escolher as 3 mais frequentes.

Que atividades complementares realizas ocasionalmente durante o geocaching?

    - Audição de música, podcasts ou rádio
    - Fotografia
    - Caminhada (mais de 3 Km)
    - Jogging
    - Ciclismo
    - Reuniões de trabalho ambulatórias
    - Terapia para problemas ortopédicos
    - Passear o cão
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: POLLS da homepage

Mensagempor rifkinda » quarta mar 13, 2013 22:13

Acho que a lista de opções teria de ser muito extensa. E a última hipótese teria de dizer apenas "Outros". E provavelmente esta categoria venceria...
Penso que já existe um tópico sobre isto no fórum. Se acharem que faz sentido criar essa poll, podem-se ir buscar mais hipóteses a esse tópico e reavivar o que já se falou sobre este assunto.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: POLLS da homepage

Mensagempor lynxpardinus » quinta mar 14, 2013 02:17

Mas, em vez de ser na homepage, também podes abrir um tópico de votação normal, em que o pessoal vai também falando e apresentando as suas opções.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: POLLS da homepage

Mensagempor geo-amd » domingo mar 17, 2013 02:46

Pensarei melhor no tema e talvez proponha um tópico normal daqui a algum tempo.

Para já, não me parece que haja muitas atividades que se executem ao mesmo tempo que se procuram caches, pois não contam atividades patetas como "declamação de poesia" ou "olaria" [;)]. Mesmo assim, por precaução, talvez troque a palavra "atividade" por "hobby", para reduzir as possibilidades.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

POLLS da homepage

Mensagempor lynxpardinus » domingo mar 17, 2013 11:44

Epa! Se houvesse um tipo que se declamasse poesia enquanto procurasse caches, gostava de o conhecer!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: POLLS da homepage

Mensagempor zoom_bee » segunda mar 18, 2013 11:11

lynxpardinus Escreveu:Epa! Se houvesse um tipo que se declamasse poesia enquanto procurasse caches, gostava de o conhecer!


Lá fora há disso:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=fd23bec2-fbe8-4f49-9da3-6aefa4e454ee

Por cá, em caches não sei, mas em eventos....

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=85f59576-ef6b-4817-b066-f9a1197a4c08

Já eu lembro-me de "versejar" mas de forma não tão erudita e muito mais repetitiva, quando tinha de atravessar silvedos, normalmente as rimas eram todas em terminação "...-se" ou "..iu" [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: POLLS da homepage

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 19, 2013 08:39

Mas isso é magnífico! Tenho que os conhecer!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Anterior

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron