• Anúncios

ACTIVIDADE COMERCIAL NO FÓRUM - SIM OU NÃO?

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Deve ser permitida actividade comercial no fórum (Nos "classificados" e em items relacionados com o geocaching)?

Sim, desde que a loja/Vendedor não use os contactos para enviar publicidade.
26
51%
Sim, em compras de grupo. (geocoins por exemplo)
4
8%
Sim, em área própria.
16
31%
Não deve existir qualquer tipo de vendas exepto de material usado
2
4%
Não
3
6%
 
Total de votos : 51

Mensagempor btrodrigues » sexta nov 21, 2008 23:24

No meio de tudo isto, vejo boas ideias serem desperdiçadas, vejo disparates do tamanho do mundo e arredores. Vejo pessoas a misturar uma data de coisas embora parecidas não tem nada a ver umas com as outras e não devem ser tratadas dessa forma.

Independentemente da posição dos administradores e moderadores deste forum, esta é a minha opinião, sancionada por algumas vozes fortes com quem fui trocando impressões ao longo dos últimos dias:

A saber:

1. Propostas de desenho, encomenda e compras conjuntas de moedas - quem o faz, está a investir muito tempo e algum dinheiro (enquanto o resto do "conjunto" não regulariza as contas) nos contactos com os fornecedores, correndo alguns riscos e dando a cara num tipo de negócio que pode às vezes correr mal. Ou seja, qualquer que seja a particularidade do negócio, é sempre alguém que estará a sacrificar alguma coisa de si em prol dos restantes geocachers. Kudos. Este tipo de actividade, embora possa ser considerada "comercial", nunca deverá ser banida deste fórum pois nela reside algum do potencial de coesão que ainda temos. Se não houvesse esta coesão, NUNCA teriam existido as moedas que temos até hoje em PT.

2. Utilização dos contactos de email para publicidade. Toda a gente sabe o que é, nem toda a gente gosta. Gostava que funcionasse de uma forma opt-in.

2.1. Ou seja, a Maria ou o Jaquim que vendem material novo/usado/whatever anunciam no fórum que tem uma lista de distribuição de mail relacionada com batatas ou cebolas, deixando o seu contacto para a inscrição. Quem quer receber novidades e promoções da Maria ou do Jaquim, expressa o seu desejo, dirigindo-se a este em privado.
2.2. Listas de distribuição em formato opt-out (ou seja, a Maria ou o Jaquim recolhem um conjunto de endereços de email e manda um mail para todos), desde que não utilizem o sistema de envio de email do forum, são da única responsabilidade do emissor e do receptor, cabendo a estes negociar a saída da lista de distribuição. Está fora do âmbito e controlo e responsabilidade de qualquer equipa de moderadores.

3. Classificados: Já se percebeu que os limites impostos pelas regras de conduta e pelas normas de funcionamento da secção carecem de um critério objectivo para diferenciar o que é a venda pessoal, a empresa, o negócio, a venda comercial, o oportunismo, o desenrasca, o explora, a subsistência, os impostos, o que é certo e o que é errado. Eu não me importava de ter um espaço aberto para todos em que cada um pudesse colocar os posts que quisesse anunciando o que quisesse e da forma que lhe apetecesse. Se quiser comprar pladur, vou de certeza comprar a um amigo geocacher. Se quiser arranjar o DVD, vou recorrer a um amigo geocacher. Se quiser um Meo, falo ali com o portista geocacher. Se quiser batatas ou cebolas, estão lá aqueles anúncios no fórum. O único papel dos moderadores seria neste caso proteger a secção do spam vindo do estrangeiro ou daquela malta que se regista só para aproveitar o espaço para publicitar. E os restantes geocachers participantes no forum tem ali o seu lugar para publicitarem e venderem o seu material. E ninguém se chateia e ninguém mais abre o bico sobre isto. Quem não gostar, não compra lá. E mais uma vez, é o sentimento de comunidade a funcionar.

4. Contrapartidas para o site por vender nos classificados. Não fazem sentido. Ponto. Não se pode cobrar uma taxa fixa a cada anunciante. É estúpido e não se faz em mais sítio nenhum. Não se pode cobrar uma taxa sobre as vendas, porque não se sabe quanto é que a Maria ou o Jaquim vendem por causa do espaço que usam no site para vender os seus produtos. O que não impede que de vez em quando a maria ou o jaquim oferecam umas batatas ou umas cebolas para os participantes no concurso fotográfico. Ou coisa assim. Ver o ponto 5.

5. Publicidade no site - Está prevista, é da minha responsabilidade. Estou só à espera que me entreguem os banners e de uma pequena reunião para discutir os sítios onde os banner aparecerão. Banners são banners e tem mais visibilidade que o forum dos classificados. Por isso são pagos. E o dinheiro reverte para as despesas do site.

6. Migração de conteúdos para outro forum é um argumento parvo. Seja por que motivo for. Já o disse e não tenho problemas em bater o pé contra quem insistir que este fórum é xixi e cocó e isto e aquilo e que devíamos todos fugir para o forum da gr$%%&#"ak. Se o fórum é como é, é porque todos o fazemos assim. Se existe alguém a fazer algo mal, não consta que exista censura e serão livres de abrir uma thread na secção "o site" para expor a situação e demonstrar o vosso desacordo. Ao contrário de outros foruns, não serão imediatamente chicoteados e suspensos e o diabo a quatro.

Desculpem-me o testamento. Tinha que deitar isto tudo para fora.
Editado pela última vez por btrodrigues em sábado nov 22, 2008 20:25, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor vsergio » sexta nov 21, 2008 23:45

Porra, posso-te dar um beijo?
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor vsergio » sexta nov 21, 2008 23:45

Não, um beijo não.
Apalpar o rabo, posso?
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor vsergio » sexta nov 21, 2008 23:46

Não, também não.

Epá, mas quanto a isto o assunto ficava já encerrado.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor lopesco » sábado nov 22, 2008 07:50

vsergio Escreveu:Não, um beijo não.
Apalpar o rabo, posso?


Panisgas!!!!

Eu votei sim, mas não ao Spam.

Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Mensagempor prodrive » sábado nov 22, 2008 11:23

Se houver contribuição de anunciantes, seja de que forma fôr, acho legítimo que se devolva o dinheiro dos que já contribuíram para manter o site...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor btrodrigues » sábado nov 22, 2008 14:11

prodrive Escreveu:Se houver contribuição de anunciantes, seja de que forma fôr, acho legítimo que se devolva o dinheiro dos que já contribuíram para manter o site...


Estás a ser irónico como a Manuela Ferreira Leite?
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor papaleguas » sábado nov 22, 2008 14:49

:)

A existência desta pool per si foi fundamentada numa mensagm enviada à moderação (ou a um dos moderadores que penso terá comentado o seu conteúdo com os outros).

Tal como já referi nada tem a ver com guerras, tomadas de posição de um lado ou outro numa discussão. Por mim todas as pessoas que praticam geocaching poderiam ter um espaço "comercial" ou whatever onde vendessem o que quisessem (ou quase todo o que quisessem).

Há de facto algumas ideias parvas, uma delas é minha. A da contribuição para o site, mas que pode ser operacionalizada com outra ideia que referes (os banners) mais elaborada e justa. (É uma forma de contribuição)

As compras em grupo não fazem parte desta sondagem.

A questão que se coloca é que no meio de tanta parvoice, ideia boa e má é que se devem tomar iniciativas que possam de alguma forma contribuir para a harmonia no fórum, e esse é um claro apelo ao sentido de "comunidade", embora exista sempre uma regulação dos moderadores/administradores que obviamente é necessária, mas esta iniciativa já deveria ter sido tomada antes, quando surgiu o primeiro foco de problema. Numa "comunidade" as regras podem alterar-se de forma a não prejudicar nenhum dos seus elementos e evoluem conforme evolui a comunidade.
Mais do que vir dar nas orelhas do pessoal moderar significa por vezes apresentar novos pontos de vista que possam mudar as opiniões das pessoas. Mas isto sou eu que digo...

O facto é que se deixou este assunto chegar ao que se viu nos classificados e assistimos a discussões por causa de meia dúzia de trocos serem ou não legais serem transacionados aqui no fórum. Quem tem a razão? Na minha opinião, todos.

As opções que foram escolhidas para a pool foram seleccionadas com base na leitura de outra tread que o Sup3r abriu e na qual algumas destas questões foram levantadas. Obviamente não estão contempladas todas as soluções, mas via post podem sempre colocar outras que achem válidas já que os moderadores lêem as treads.

Para finalizar (ou quase) continuo a defender (sempre) a existência deste fórum e não concordo com a migração de conteúdos para qualquer fórum. Quem quer está quem não quer não está.
Agora, também defendo que quem está tem o direito de contribur até para depois não existir o argumento de que ninguém ajuda.

Mais simples: "essa ideia é boa a outra é má"
Mais complicado: "epá, agarrando nessa ideia podiamos fazer isto ou aquilo, o que acham?"

Se querem o pessoal envolvido na evolução do fórum, leiam, alterem, proponham algo novo ou alterado. Deixem lá as criticas negativas porque nem toda a gente pensa em tudo, por isso é que estamos inseridos na "comunidade". As provas de inteligência são sempre operacionalizadas com sugestões.

A grande questão que aqui se coloca é agarrar nas ideias e trabalhar essas ideias de forma a serem válidas. Os diamantes quando são minerados não são propriamente bonitos mas se ficarmos a olhar para eles nunca serão diamentes, serão sempre uma pedra amorfa.

Tal como já tinha referido ao Mantunes, se os administradores/moderadores quiserem tomar o controle desta tread penso que será proveitoso saber a opinião das pessoas


Papaléguas
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor MAntunes » sábado nov 22, 2008 16:48

As ideias que me foram transmitidas via PM serão, como já disse também pelo mesmo meio, apresentadas na reunião que vamos ter.

Esta poll, que foi iniciativa da comunidade, está a ser seguida, como se vê, por nós. Os resultados e opiniões aqui expressadas serão consideradas - o que não quer dizer que serão todas adoptadas.

A contribuição que foi pedida o ano passado à comunidade, em diversos eventos que se desenrolaram nos últimos meses de 2007 foi para financiar o funcionamento do @PT durante 2008, que está a chegar ao fim. As soluções para financiamento que estamos a procurar, serão para fazer face às despesas futuras.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor SMF Team » sábado nov 22, 2008 17:17

Actividade comercial no forum?
:arrow: Sim!
Usar contactos?
:arrow: Optativo!

Venham é dai uma t-shirt's geo tugas :D, uns bones, umas geocoins, uns containers, :idea: etc...
A bom preço :!:

SMF Team
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Mensagempor MightyReek » sábado nov 22, 2008 18:37

O que para aqui vai, basta uma pessoa não estar um bocadinho atenta e é isto...
Ora vamos lá, não tenho nada a acrescentar ao que já foi dito e revejo-me em alguns pontos enumerados por muita gente e por isso nem me vou dar ao trabalho de repetir aqui.

Acho que uma coisa são os pequenos negócios que se podem arranjar e outra coisa é a publicidade para os mails. Cada um tem o direito a não ser incomodado mas isso também está em causa ao tornar o email público. Aí já vai partir de cada um não captar emails só porque é mais um a quem passar a mensagem e não caberá aos moderadores controlar isso (até porque seria impossível), mas sim apelar ao bom senso de quem o faz/fez.

Resumindo acho que os negocios que tenho conseguido aqui tenho ficado sempre bem e como tal não levo a mal que outros o tentem fazer. Também ainda não dei por alguém ter sido enrolado com o que quer que fosse (pelo menos entre membros da comunidade), e por isso não vejo razão para que isso seja posto de parte.

Não levo a mal quando me pedem uma contribuição para fazer face às depesas e contribuo e acho bem que se cobre para se colocar banners com publicidade e não levaria a mal que me pedissem para pagar uma quota para obter alguns beneficios, mas isso é outro assunto...

Quanto a migrações de conteúdo não vejo porquê, cada forúm tem um espaço próprio e podem desenvolver-se e até quem sabe complementar-se...

Não sei se me repeti ou se escrevi muitas asneiras, espero que a situação se resolva rapidamente para seguirmos a nossa vida. E já agora, vejam se plantam umas cachezitas...

P.S.:
Acho que o BTRodrigues devia aprender a contar porque depois do 5 vem o 6 e não outro 5...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Mensagempor btrodrigues » sábado nov 22, 2008 20:27

fixed. ser picuinhas a esse ponto é um bocado panisgas ;) mas ainda bem que alguém leu aquilo...
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor papaleguas » sábado nov 22, 2008 23:48

e com isto tudo esqueci-me de perguntar:

Quando deve terminar a pool e como é que se fecha isto?????
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor MAntunes » sábado nov 22, 2008 23:59

papaleguas Escreveu:e com isto tudo esqueci-me de perguntar:

Quando deve terminar a pool e como é que se fecha isto?????


Uma vez que não foi definido o prazo de validade na abertura, penso que deve ficar aberta até se esgotar o efeito prático da mesma. Ou seja, até que sejam publicados novas regras sobre a acrtividade comercial no Foruns.

Para fechar a poll (ou qualquer outro tópico), é só o autor colocar um post a pedir o seu fecho. Um dos Admins fá-lo-á assim que vir o post.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor pirata playmobil » domingo nov 23, 2008 13:54

Sim, em compras de grupo. :wink:
pirata playmobil
Regular
 
Mensagens: 229
Registado: segunda mai 28, 2007 21:16
Localização: Agualva - Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

cron