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Aprovação prévia de artigos

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 16:58
por zoom_bee
Devido à outra Thread ter sido encerrada, aproveito para abrir esta para que sejam prestados os devidos esclarecimentos aos utilizadores do site, nomeadamente à política vigente para a aprovação de artigos.

Não quero que interpretem a minha nota como uma crítica negativa ao fabuloso trabalho que tem sido feito, apenas gostaria de saber o ponto da situação porque ao contrário do Torgut, acho que sim dois dias e meio é efectivamente muito tempo para se aprovar um artigo a menos que os utilizadores sejam informados da necessidade desse período de forma mais justificativa do que um mero "E então? Dois dias e meio. É urgente, o artigo ?" em resposta a uma pergunta perfeitamente legítima.

Os motivos da necessidade da aprovação prévia dos artigos são conhecidos, nomeadamente com casos de spam que tivemos no site anterior, e ainda artigos (alguns de conteudo muito vago), que deveriam estar nas threads.

E embora eu continue a defender que se deveria evitar essa aprovação, tenho também de concordar que existe uso abusivo deste site, tanto intencional como por ingénua ignorância de algumas normas (que nem sao assim tão complicadas).
Claro que o primeiro caso me preocupa bastante mais, por tudo isto e por desejar que neste novo site não se repitam problemas do passado gostaria que nomeadamente este aspecto da aprovação dos artigos ficasse absolutamente esclarecido.

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 18:31
por lumacafi
A aprovação de artigos para o site é feita em moldes bastante simples.

O artigo é submetido por um utilizador. O artigo é visto por um dos administradores. O artigo é aprovado e publicado ou não.

De salientar que os tempos para aprovação poderão variar consoante a disponibilidade dos administradores. É importante perceber o conceito de que este trabalho é feito numa base de voluntariado e por pura carolice.

Neste momento a "linha editorial" deste site está praticamente definida e é algo diferente do site antigo.

Ou seja, se um artigo submetido contendo erros ortográficos, nós (os administradores) iremos corrigi-los usando os nosso parcos conceitos da língua. :)
Se está gráficamente mal distribuido nós tentamos dar-lhe um jeitinho para que fique "bonito", etc.

A ideia por trás disto é pura e simplesmente ter artigos na primeira página que sejam interessantes, bem escritos e que deem boa imagem do geocaching e dos geocachers.

Um artigo sobre desenvolvimentos na tecnologia GPS é facilmente aprovado. Um artigo sobre ter encontrado a sua primeira cache é quase de certeza chumbado.

A solução para um artigo chumbado passa por colocar o seu conteúdo no forum.

Caso tenham submetido um artigo e ainda não o tenham visto aprovado não hesitem em contactar-nos, quer por mail, quer por msn ou até sinais de fumo :)

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 19:38
por zoom_bee
Lumacafi, não poderia estar mais de acordo, e mais uma vez não me canso de louvar o vosso trabalho, apenas gostaria que esta informação que deste estivesse disponibilizada em algum local acessivel (talvez de forma automática em reply ao "postar" um artigo?), para evitar mal entendidos, perguntas desnecessárias e respostas descabidas.
É apenas uma sugestão minha, será possível?

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 20:02
por MAntunes
Eu fiquei triste por saber que um artigo que relatava a talvez maior mobilização alguma vez acontecida em Portugal, para ajudar uns geocachers que estavam à procura da "Tou às Aranhas" e foram vítimas de problemas com pilhas, tendo ficado sem as coordenadas, não tivesse sido aprovado. :( Penso que se inseria perfeitamente no tipo de artigo "Histórias na Busca".

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 20:28
por Torgut
O que me faz apelar mais uma vez para a criação de um sub-fórum dedicado a esse tema, que creio ser de importância nuclear e de encaixe muito grosseiro em qualquer outro dos sub-fóruns disponíveis.

Pois...

MensagemEnviado: domingo mai 13, 2007 20:52
por Bargao_Henriques
Pessoalmente aceito que a pré-aprovação de artigos tenha boas vantagens!

Como esse serviço está dependente da disponibilidade dos administradores, tenho pena que algum artigo possa "ficar pendurado" durante algum tempo "no éter"...

No entanto, creio que aquando da submissão de um artigo o seu autor deverá ser notificado sobre a sua pré-aprovação e possível demora. Isso pode ser feito por uma pequena nota, mensagem pessoal, mail, etc...

No caso de um artigo sofrer melhorias cosméticas ou ser recusado, creio que o seu autor deverá ser obrigatoriamente contactado, nem que seja apenas com o envio de uma mensagem "pseudo-automática", para que perceba o que se passou.

Já agora, ainda que esta pergunta possa parecer muito disparatada vindo da minha parte: quem são os administradores deste site? :?

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 16:28
por vsergio
Eu não sou :P

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 16:31
por lumacafi
zoom_bee Escreveu:Lumacafi, não poderia estar mais de acordo, e mais uma vez não me canso de louvar o vosso trabalho, apenas gostaria que esta informação que deste estivesse disponibilizada em algum local acessivel (talvez de forma automática em reply ao "postar" um artigo?), para evitar mal entendidos, perguntas desnecessárias e respostas descabidas.
É apenas uma sugestão minha, será possível?


Faz sentido realmente. Irá passar a constar das FAQ's. E vou estudar a sobre a possibilidade de ser mostrada automaticamente.

Re: Pois...

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 16:36
por lumacafi
Bargao_Henriques Escreveu:
No caso de um artigo sofrer melhorias cosméticas ou ser recusado, creio que o seu autor deverá ser obrigatoriamente contactado, nem que seja apenas com o envio de uma mensagem "pseudo-automática", para que perceba o que se passou.

Já agora, ainda que esta pergunta possa parecer muito disparatada vindo da minha parte: quem são os administradores deste site? :?


Quando alguma alteração é feita ao artigo é feita na altura em que o artigo irá para a primeira página. Diria que as alterações feitas serão sempre praticamente invisíveis mesmo ao autor do artigo. Mas em qualquer dos casos faz sentido contactar o autor.

Vindo da tua parte é estranho essa questão, dado seres um dos Administradores :)
Mas irá ser publicada também nas FAQ's a lista completa.

Re: Pois...

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 17:58
por play mobil
Bargao_Henriques Escreveu:Já agora, ainda que esta pergunta possa parecer muito disparatada vindo da minha parte: quem são os administradores deste site? :?


Ora aí está uma pergunta interessante, quanto mais não seja por uma questão de cultura geral! :lol:

Re: Pois...

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 18:00
por lumacafi
play mobil Escreveu:
Bargao_Henriques Escreveu:Já agora, ainda que esta pergunta possa parecer muito disparatada vindo da minha parte: quem são os administradores deste site? :?


Ora aí está uma pergunta interessante, quanto mais não seja por uma questão de cultura geral! :lol:

Mas leste a minha resposta?

MensagemEnviado: segunda mai 14, 2007 18:03
por play mobil
Li mas não encontro! ajuda-me! :roll:

*

MensagemEnviado: terça mai 15, 2007 08:06
por danieloliveira
Então essa lista de nomes? Demora muito a aprecer? :twisted:

MensagemEnviado: terça mai 15, 2007 09:56
por lumacafi
Umm.. não percebi muito bem qual a situação relativamente à lista dos admins, pois é exactamente a mesma que sempre foi.

Para os que não podem esperar por um artigo bonitinho numa FAQ aqui vai:

Rechena
2 Cotas
Bargão Henriques
Zoombee
Lobo Astuto
BTRodrigues

E agora eu também :)

MensagemEnviado: terça mai 15, 2007 11:26
por btrodrigues
A adição do Lumacafi à lista de admins foi um passo lógico a dar quando a quase totalidade do esforço de migração do site foi feito por ele (ainda é).

Como a migração do site ainda está em curso e se estão a corrigir os últimos detalhes, ainda não foi feita tanta divisão de tarefas entre todos como devia ser feita.

Uma das coisas que foi falada quando nos reunimos pela última vez foi a questão da aprovação dos artigos. E talvez esta questão merecesse ser discutida e clarificada.

A meu ver, um bom candidato a artigo na primeira página terá:

- uma estrutura lógica coerente (introdução, desenvolvimento e conclusão)
- um interesse indiscutível para a comunidade de geocachers e/ou utilizadores de GPS, com concentração em Portugal se possível
- escrita em bom português (gramática e ortografia), porque temos alguma atenção dos media e temos que manter uma boa imagem
- abrangência e isenção
- boa apresentação, se possível

Esta é a minha opinião, gostava de confrontar estes critérios com os restantes administradores e com os demais utilizadores do site.