• Anúncios

Cache não activada

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Cache não activada

Mensagempor a.figueiredo » quarta nov 02, 2011 22:41

Boa noite a todos.
Um fórum serve para falar de coisas boas e de coisas menos boas. Hoje terei de falar de uma menos boa pois sinto que não fui tratado de uma forma muito correcta por parte de um Revisor.
Passo a contar o que se passou.
No dia 18/10/2011, coloquei uma cache para revisão na Quinta da Beloura, com o mesmo nome. O revisor mandou-me uma mensagem a dizer, se eu tinha autorização para esconder uma cache num condomínio privado. Ao qual respondi que apesar de ser mencionado a Quinta da Beloura como condomínio privado na realidade não o é. Expliquei ao revisor que trabalho dentro da quinta a 5 anos, e sei que o local onde esta a cache não é local privado e é acessível a toda a gente tanto de noite como de dia.
Desde o dia 19/10/2011 que nunca mais recebi resposta por parte do Revisor, acho uma falta de respeito mandei mais de 20 mails, enviei MP, fiz de tudo para ter uma resposta e NADA... se existem revisores têm que fazer um acompanhamento mais próximo a quem se esta a iniciar neste jogo e quer contribuir para que ele se expanda cada vez mais.
Inclusive próximo do local onde coloquei a minha cache, existe uma, com o nome de "18 buracos" alusiva ao campo de golfe. Contactei a pessoa que a colocou para saber se também lhe tinham posto algum entrave na colocação da cahe ao que me respondeu da seguinte maneira:

"Olá,
> Sobre o assunto da quinta da Beloura posso-te assegurar que se trata de um local público, é perfeita ignorância na matéria afirmar que é um condomínio privado. Eu moro na quinta da Beloura, sou inclusivamente administrador de condomínio e sei do que estou a falar.
> Tens toda a razão quando dizes que se a minha cache foi aprovada a tua também tem de o ser. Claro está que existe propriedade privada no interior do condomínio como em qualquer outro lugar do nosso país mas os caminhos são públicos - as moradias e o golfe são efectivamente privados.
> Quando se entra durante a noite na QB as cancelas estão fechadas mas é apenas fogo-de-vista porque sendo o espaço público ninguém pode ser impedido de entrar. Existem efectivamente alguns condomínios privados em Portugal, tal como a Quinta da Marinha segundo penso, mas não é o caso da Beloura.
> Cumps,
> Edsintra

Fiz chegar a mensagem ao revisor e a sua resposta foi... NADA...
É lamentável esta situação, não sou contra as pessoas que fazem uma simples cache com uma pequena caixa de rolo fotográfico, é simples e em menos de 1 minuto está pronta, eu para ser um pouco diferente, resolvi construir uma como tinha idealizado assim que cheguei a este jogo, seria a construção da minha 2ª cache, demorei algum tempo a faze-la pois acho que seria uma cache para receber muitos comentários positivos pela espectacular construção.
Assim o que resta é desmotivação depois de tanto trabalho.

Desculpem este testamento mas tinha que transmitir o que se passou.

fotos retiradas.
Boas cachadas para todos.

Cumprimentos
A.Figueiredo
Editado pela última vez por a.figueiredo em quinta nov 03, 2011 00:02, num total de 2 vezes.
[
a.figueiredo
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: segunda Oct 03, 2011 22:13

Re: Cache não activada

Mensagempor MAntunes » quarta nov 02, 2011 23:34

Boa noite.

Como autor de algumas caches compreendo o desencanto e desmotivação mas gostaria de fazer dois ou três comentários:

1) O facto de uma cache com determinadas características ter sido publicada não implica que outra semelhante o seja - está escrito nas guidelines e tem sido um argumento muito usado tanto pelos Revisores como pela GroundSpeak. Temos que o aceitar como facto.

2) Embora um forum de geocaching seja, sim, local para discutir assuntos relacionados com geocaching - agradáveis ou menos agradáveis - não é local onde se resolvam. Por isso, se ainda não desististe da colocação da cache, sugiro que envies esses + 20 mails para a GroundSpeak e adiciones argumentação que possa fazer a GS publicar a mesma. Os Revisores, ou neste caso, um dos Revisores pode ter avaliado mal a situação e a última palavra é da GroundSpeak, entidade que eles representam mas não substituiem de todo.

3) Ainda no caso de não teres desistido da cache, talvez tenhas feito mal em divulgar as fotos do container -bom trabalho - porque esse gesto transforma-se num spoiler da própria cache que irá facilitar a sua procura e tirar a componente de desafio ao acto de a procurar.

Eu não desistia já e tentava junto da GroundSpeak a publicação da cache. O Revisor em causa - seja ele quem for - não poderá levar a mal porque se não eve tempo para responder aos + 20 mails compreenderá perfeitamente que tentes por outros meios lutar pelo projecto que encetaste.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Cache não activada

Mensagempor a.figueiredo » quarta nov 02, 2011 23:42

Boa noite MAntunes, quando te referes no ponto 1 que uma cache com determinadas características ter sido publicada não implica que outra semelhante o seja , eu compreendo isso, mas em nada as caches são semelhante eu referia-me ao local onde foram colocadas, estão na mesma area. ou seja estão colocadas dentro da quinta da beloura.

Cumprimentos
[
a.figueiredo
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: segunda Oct 03, 2011 22:13

Re: Cache não activada

Mensagempor pxlobo » quinta nov 03, 2011 02:04

a.figueiredo Escreveu:... mandei mais de 20 mails, enviei MP, fiz de tudo para ter uma resposta e NADA...

Assim para tanta mensagem, estou cá a pensar num pormenor que também pode não ter nada a ver mas às vezes tem ...
Já me aconteceu e claro que além da "função normalmente benéfica" por vezes dá origem a complicações mais ou menos graúdas ...
Não se poderá ter dado o caso de por qualquer motivo as respostas terem ido parar todas às pastas de SPAM ?
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
Avatar do Utilizador
pxlobo
Regular
 
Mensagens: 286
Registado: domingo jan 07, 2007 18:58
Localização: Aboim da Nóbrega

Re: Cache não activada

Mensagempor alieri » quinta nov 03, 2011 07:34

Outra hipotese de contacto é a 'note to reviewer' na página (de edição?) da cache
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Cache não activada

Mensagempor rifkinda » quinta nov 03, 2011 07:39

Em eventos e encontros informais tenho ouvido queixas de vários tipos contra os revisores, mas não responderem aos mails não costuma ser uma delas.
Por isso, convém verificar se não foram realmente parar à caixa do SPAM. (nos dois sentidos: os teus mails terem ido parar ao SPAM deles e os mails deles terem ido parar ao teu SPAM)

Como os revisores costumam dar uma espreitadela aqui ao fórum, acredito que se foi o caso dos teus mails terem ido parar ao SPAM deles, que agora tenham ficado alerta para a situação e que recebas notícias em breve.

De qualquer modo, como disse o MAntunes, se não obtiveres qualquer resposta entretanto, podes sempre falar directamente com a groundspeak e apresentar o teu caso.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Cache não activada

Mensagempor David Santos 87 » quinta nov 03, 2011 09:49

Se o revisor não publicou logo a cache concerteza que que a colocou como "disabled".

Até o owner a reactivar e colocar o visto naquela caixinha que aparece na parte de edição da cache dizendo que está pronta para revisão outra vez, o revisor não receberá notificações caso ponha "note to reviewer" na pagina da cache.
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: Cache não activada

Mensagempor alieri » quinta nov 03, 2011 10:13

Bem lembrado, David
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Cache não activada

Mensagempor SUp3rFM » quinta nov 03, 2011 10:51

Este post é uma cópia integral do originalmente colocado no GeoPT.org - Link para o post.

"The reviewers will not see this listing until you enable it."

Isto é o que está escrito na sua cache desde 19 de Outubro. A partir dessa data, o revisor responsável deixou de ver as suas respostas, tal como é indicado na mensagem de aviso. Certamente não terá visto, só assim se compreende as suas notas. Quanto aos 20 mails que enviou, peço-lhe que me faça chegar para ver se a minha mailbox também sofre do mesmo problema que a do revisor SerafimSaudade.

Como teve oportunidade de ler nas Guidelines do Geocaching.com (Aliás, leu e compreendeu-as, conforme assinalou na sua cache), não existem precedentes para a publicação de uma nova cache. Significa que uma cache exactamente igual à anterior carece de mérito próprio para ser publicada, não chegando apenas o facto de ser igual a uma outra. Cabe-lhe a si demonstrar isso mesmo. Se lhe faltam meios para isso, a cache não é publicada.

Por vezes um não é mesmo a única resposta. Lamento se não compreende.

Mas, agora que a situação foi denunciada publicamente, concerteza que publicaremos a sua cache de imediato, com receio das opiniões contrárias que podem ser aqui expressas...

A análise da sua cache continua no local devido, assim que ler o que lá está escrito.

Mais, adianto que a sua cache foi discutida entre os três revisores e que de forma unânime concordaram na abordagem seguida pelo revisor. Contactar um revisor diferente em nenhuma altura será solução para desbloquear uma qualquer situação.

Antes de se lançarem ao terreno, antes de gastarem dinheiro com novos containers, de passarem semanas a construir um projecto, informem-se primeiro. Evitam-se muito dissabores, particularmente para quem idealiza algo que choca com o que leram e compreenderam.

Boa sorte.


Será que ainda vai a tempo de iniciar a mesma thread no Fórum Português da Groundspeak?


rifkinda Escreveu:Em eventos e encontros informais tenho ouvido queixas de vários tipos contra os revisores, mas não responderem aos mails não costuma ser uma delas.


Seria interessante e proveitoso, para ambas as partes, ou seja, para os queixosos e para os revisores, poderem saber onde erraram e tentar evitar que esses erros se repitam no futuro. Qualquer revisor está disponível para esclarecer qualquer situação, tenha ela ou não sido precedida de um erro da nossa parte. Não se compreende é falar disso na surdina, optar por ser Calimero, não aceitar um não ou outra qualquer desculpa que torna o zumzum como a saída mais airosa para uma situação que não se quer ver esclarecida. Isso sim, daria para muitas threads iniciadas por qualquer um de nós.

De qualquer forma, estamos ao dispôr. Como sempre.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Cache não activada

Mensagempor SerafimSaudade » quinta nov 03, 2011 11:02

Respondamos aqui também...

Boa noite

Tendo sido eu que tratei da sua cache e visto que optou por expor aqui a sua revolta, venho então contar a outra versão:

Não recebi nenhum email seu. Nenhuma PM. Que endereço usou? Quando diz PMs, por onde enviou essas PMs? Aqui pelo fórum?


Já olhou para o "log" que lhe deixei no dia 19?
Coloquei a sua cache como "disabled" e quando tivesse a dita autorização, pedi-lhe que reactivasse a cache ou me enviasse um email. Se a cache está "desligada", como poderá ler na pagina da mesma, ela não aparece na lista de caches por publicar enquanto você não colocar o visto na caixa respectiva.

Assim sendo, concluo que a minha "falta de respeito" para consigo, é na realidade uma "falta de atenção" da sua parte.

Nunca, repito, nunca deixei nenhum mail por responder.

Quando um condomínio tem o nome de condomínio privado quinta da beloura e quando esse mesmo condomínio tem seguranças e cancelas à entrada, como quer que nós o avaliemos?

Antes de disparar em todas as direcções, pense que os revisores não existem para dificultar a vida aos owners.

Um abraço

SerafimSaudade

P.S- não se esqueça de activar a cache se deseja que ela seja analisada novamente.
SerafimSaudade
Micro
 
Mensagens: 25
Registado: sexta jun 24, 2011 19:34

Re: Cache não activada

Mensagempor MAntunes » quinta nov 03, 2011 11:49

a.figueiredo Escreveu:Boa noite MAntunes, quando te referes no ponto 1 que uma cache com determinadas características ter sido publicada não implica que outra semelhante o seja , eu compreendo isso, mas em nada as caches são semelhante eu referia-me ao local onde foram colocadas, estão na mesma area. ou seja estão colocadas dentro da quinta da beloura.

Cumprimentos


Conforme se acabou de ler nas respostas de 2 dos Revisores, aquilo que eu disse mantêm-se visto que a localização de uma cache faz parte das suas características.

Penso que o caminho a tomar é aceitar esta parte das guidelines e desistir daquele local. Espero que encontre um outro bom local para esse excelente container.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Cache não activada

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 03, 2011 12:05

Guys, claro que os revisores não existem para dificultar a vida aos owners - na realidade, o papel deles é de facilitação. Agora, vamos ver a situação ao contrário. Imaginem que não me conheciam minimamente e me enviavam várias mensagens sobre um qualquer assunto (e pensavam que as tinham mesmo enviado) e eu não vos respondia - não ficavam muito satisfeitos, certo? É por esse prisma que eu vejo esta questão de trazer o assunto para o fórum - o que deve ser feito numa perspectiva de procurar perceber o que se passou e se deve fazer.

E isso leva-nos a outro ponto. Muitos destes pontos de falta de comunicação já foram levantados noutras ocasiões - muitos deles decorrem não da má vontade dos participantes (owners ou revisores), mas de falhas de comunicação / pequenas subtilezas do sistema. O meu conselho é que tentem dar uma vista de olhos pelos fóruns para perceber se a mesma situação já se passou anteriormente, ou procurem alguém que vos dê um conselho construtivo. Ou tragam a dúvida para o fórum mais cedo, quando se apercebam do problema, de uma forma construtiva - antes de ficarem "mesmo chateados" com as faltas de resposta.

E, o meu último ponto. Os revisores estão aqui para facilitar o sistema de aprovação, a ligação entre quem tem a cache (os owners) e a forma de comunicação das caches ao Mundo (neste caso concreto, o fornecedor desse serviço é a Groundspeak). Não há nenhum interesse deles em dificultar a publicação - apenas em garantir o cumprimento de determinadas regras que facilitam o jogo e procuram garantir a sua sustentação a um prazo mais longo.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Cache não activada

Mensagempor SerafimSaudade » quinta nov 03, 2011 12:24

Olá de novo.


Uma coisa que chateia é que a culpa é SEMPRE dos malvados revisores. SEMPRE! Não sei porquê mas assumem que nós somos muito maus! E que só publicamos as caches que NÓS queremos!

A mecânica é simples:

Há as guidelines. Se as mesmas forem cumpridas, a cache é publicada.
Se não é publicada, é porque os revisores acharam que a mesma não cumpre as linhas orientadoras.
Se o owner discorda, é só contactar a Groundspeak, explicar porque é que discorda dessa decisão. Por vezes, o revisor está errado e a cache é publicada.


Lembrem-se também de algumas coisas:

Somos humanos, logo, erramos.
Temos vida pessoal e profissional, logo podemos não responder no tempo que o owner poderia desejar.
Por vezes, há falhas de comunicação ( faltas de atenção, erros de informática, etc...).
E, por incrível que possa parecer, também gostamos de achar tupperwares espectaculares em sítios fantásticos (e até nanos em sítios não tão engraçados).

Não partam do princípio que somos maus como as cobras.

Abreijos, como diz o outro.... :)
SerafimSaudade
Micro
 
Mensagens: 25
Registado: sexta jun 24, 2011 19:34

Re: Cache não activada

Mensagempor MAntunes » quinta nov 03, 2011 12:50

SerafimSaudade Escreveu:...
Não partam do princípio que somos maus como as cobras.
...


Eu não concordo que as cobras sejam más... É uma injustiça o que sugeres.

Além do seu veneno servir de base para a elaboração de medicamentos, elas ajudam na eliminação de ratos e outras pragas - inclusivé o ser humano. [}:)]
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Cache não activada

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 03, 2011 13:01

Off-topic:
@ Serafim Saudade / "outro" - Já fizeste a mudança de pele desta estação?

On-topic:
Espero que, depois desta discussão, já estejam todos a remar para colocar a cache no melhor sítio possível, respeitando as guidelines. Acho que esse seria o melhor resultado desta conversa!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron